domingo, 13 de março de 2016

Ilusões Sobre... #58 Treta! Piores Adaptações nas Telas?

Hey, hey, hey amores da minha life!
Com certeza que eu faria uma super volta num dia novo com um tema marcante!

Lá vamos nós falar sobre mais uma polêmica que vivemos todos os dias, ah e dois bônus no final!





Título: A Bússola de Ouro
Autor: Philip Pullman
Diretor da Adaptação: Chris Weitz

É, cá estou eu tendo que falar desta minha dor particular. Todos que leram os livros da Trilogia Fronteiras do Universo sabiam que seria bem complicado de adaptar algumas das coisas que dão o "mais" ao livro, mas o que fizeram com essa história maravilhosa e rica nos cinemas foi uma tragédia. A treta já começou com a troca desenfreada do diretor, primeiro sendo Tom Stoppard, dele para Chris Weitz, deste para Anand Tucker e novamente para Chris Weitz. Não o bastante esse conflito de interesses de reprodução/adaptação das obras com os diretores houve também o fato de que o autor, Philip Pullman, não teve nenhuma participação na escolha do elenco a não ser dar aprovação à atriz que interpretou Lyra Belacqua. Eu poderia me prolongar e falar sobre como eles mudaram a ordem cronológica dos acontecimentos, como confundiram o público e como deixaram o final completamente em aberto e distorcido numa tentativa de deixar um gancho para o segundo filme, mas tenho mais livros para falar.


Título: Eragon
Autor: Christopher Paolini
Diretor da Adaptação: Stefen Fangmeier

Ai, ai, ai, Odin, Pai de Todos... O que farei eu, Senhor, com essa adaptação horrível? Vou tentar ser breve. Eragon não é nenhum clássico super adorado e aclamado da literatura, porém, a história é legal e super cheia de detalhes. É rica, imaginativa e boa de ler. A adaptação cinematográfica do livro, no entanto, não chegou nem perto. Atores que não pareciam com seus respectivos personagens, sumiço com coisas importantes na história, detalhes desnecessários acrescentados. Foi uma bagunça só, sumiram com o toque interessante do livro e abriram portas para um mar de críticas e medo dos fãs sobre todo filme que fosse sair adaptando seu livro favorito.

Titulo: Divergente
Autor: Veronica Roth
Diretor da Adaptação: Neil Burguer e Robert Schwentke

Chegamos ao mais recente deles, primeiramente dirigido por Neil Burguer que saiu da direção para atuar como produtor executivo por incompatibilidade de agenda, o filme foi duramente criticado pelos fãs e com muito motivo. A história realmente foi mudada e corrida, transformada, mudada e confusa. Que leu os livros tem uma grande aversão não apenas com o primeiro filme, mas com o segundo e com o mais novo lançamento - Convergente (que foi dividido em dois) -, dirigidos por Robert. A maior das críticas é contra o enredo da história que fugiu completamente dos livros. Sim, pessoal, a dor é grande mesmo.

Título: O Código Da Vinci
Autor: Dan Brown
Diretor da Adaptação: Ron Howard


Então, sou uma grande fã dos livros do Dan Brown e gosto muito das atuações do Tom Hanks, nunca imaginei que os dois combinariam numa situação não agradável aos meus olhos e imaginário. Apesar de falas e falas retiradas do livro, a história perdeu sua riqueza de detalhes por não poder se expandir e ter a mesma atenção às subtramas e pequenas coisas que tornavam toda a história uma coisa complexa e admirável.


Título: Percy Jackson - O Ladrão de Raios
Autor: Rick Riordian
Diretor da Adaptação: Chris Columbus

Não tenho porque me prolongar. A começar com o erro da idade, com a mudança de características básicas dos personagens, mudanças na aparência, uma embolada na história e matar com pequenas facadinhas todo o imaginário dos fãs, Percy Jackson é o tipo de filme que você deve ver sem ler os livros ou chorará rios, como eu.


Bônus!

Título: O Beijo das Sombras
Autor: Richelle Mead
Diretor da Adaptação: Mark Waters


Pelo amor de Deus, eu não consigo ver esse filme sem rir descontroladamente. O que fizeram com a história? Os atores. Morgana Soberana, as atuações. A única vez que chorei de rir na minha vida havia acontecido com Todo Mundo em Pânico, mas preciso dizer o quanto chorei rindo de algumas atuações. Não dá para levar nenhum personagem a sério, mesmo que a ideia fosse passar o personagem como é representado nos livros (o que não aconteceu tão bem, sorry), em algum momento ele é sério e as coisas são importantes, mas nesse filme, depois de cada atuação, diálogo vazio, cenas dispensáveis e dolorosas tentativas de piadas, é impossível levar qualquer personagem a sério ou qualquer relacionamento nele.


Título: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Diretor da "Quase" Adaptação: ----


Esse caso é tão violento com meu pobre coração de princesa que vou deixar apenas o vídeo e não direi nada sobre esse piloto da série que foi cancelado. Segurem seus corações.


Boooom, agora que eu já fiz todos sofrerem o bastante, chegou a hora de dar tchau, (Momento Teletubies).
Um beijos a todos e espero que tenham curtido.