quarta-feira, 23 de março de 2016

Desafio leitura 2016 #3: A 5ª onda.

Lembram que eu assisti "A 5º onda"? Falei sobre o filme aqui. Hoje é dia de falar do livro!


Quatro ondas devastaram o planeta.
Os alienígenas chegaram e instalaram o caos. Apagaram-se as luzes, o mar se revoltou e a humanidade aos poucos foi se esvaindo dos seres humanos.
Neste cenário catastrófico, se encontra Cassie, garota de 16 anos que perdeu a mãe para uma doença causada depois da invasão.
Sem a figura materna, Cassie encontrava forças em seu pai e no seu irmão mais novo, Sammy.
Até que os militares levaram o menino, dizendo que estavam ajudando a criança, e mataram o seu pai.
Então ela ficou sozinha no mundo e decidida a recuperar seu irmão das mãos dos militares antes da chegada da quinta onda.

A questão sobre matar é que você não sabe se consegue fazê-lo, até que realmente o faça. (Pág16)

Sabe aquele livro que, quanto mais você lê, menos você entende? A quinta onda é exatamente assim. E por mais que soe estranho isso não é totalmente ruim. A curiosidade me fez continuar virando as páginas e, por consequência, terminar a leitura ainda entusiasmada e querendo mais. Não foi lá um dos melhores livros que li e eu realmente esperava mais - levando em conta o quanto todo mundo fala bem - porém não decepcionou e cumpriu com sua intenção: distrair e criticar.

[...] me olhou e sorriu, tranquilizador, e disse:
- Vai ficar tudo bem - porque era isso o que eu queria que dissesse, e era o que ele queria dizer, e é isso que se faz quando a cortina está caindo: você diz o texto que o público espera ouvir. (Pág 37).


Acho que mais criticar do que distrair. O autor é bem enfático durante todo o livro, sempre deixando claro que está falando de como o ser humano pode perder a sua humanidade, aquilo que o diferencia dos outros animais. A personagem principal está em um mundo devastado, sem amigos ou familiares e cercada por perigos. Não poder confiar, conversar, ver pessoas... Isso vai, aos poucos, destruindo os sentimentos e coisas boas que as pessoas alguma vez tiveram em si. E o autor fez isso de forma tão verdadeira que fiquei triste em diversos momentos, pois suas palavras eram cruéis e reais.

A crueldade não é um traço da personalidade. A crueldade é um hábito. (Pág 117)
E apesar de toda a coisa de ficção, mortes, guerras e coisas assim, este sentimento de desolação foi o que me marcou no livro. Definitivamente, foi o ponto forte da trama, o que me fez gostar de verdade do que lia, mesmo quando não entendia muito bem o que se passava - uma vez que o autor não explica muito como aconteceram as quatro primeiras ondas e isso é bem irritante. Foi interessante acompanhar Cassie em sua busca pelo irmão e ver o quanto ela cresceu no decorrer da história.

Sabe quando, às vezes, você diz a si mesmo que tem escolha, mas na verdade essa escolha não existe? O simples fato de existirem alternativas não significa que elas se apliquem a você. (Pág 83).

Outro detalhe importante é que acaba acontecendo o início de uma revolução, uma guerra. Só que este nunca foi o desejo de Cassie e ela nem participa muito. Tenho a impressão que tudo aquilo aconteceria mesmo sem a interferência dela, pois outras pessoas estão muito mais revoltadas e interessadas. E eu adorei isso, pois é contraditório. A protagonista não é a principal interessada na mudança, muito menos sua peça chave - como é comum acontecer. O autor foi bem ousado em seu livro e... Eu gostei!

Estamos aqui, e então vamos embora, e não tem nada a ver com o tempo que permanecemos aqui, mas com o que fazemos com ele. (Pág 366).
Trailer da adaptação:


Sobre o autor:

Rick Yancey é autor de dois livros para adultos: um romance e umas memórias. É também um experiente argumentista e foi, durante anos, crítico de teatro. As Extraordinárias Aventuras de Alfred Kropp é o seu primeiro livro para jovens, nascido do seu desejo de conjugar a sua paixão por espadas com o seu fascínio pela lenda de Excalibur – a mítica espada do rei Artur.
Vive em Knoxville (Tennessee, EUA), com a mulher e três filhos. Grande parte da história de Alfred Kropp foi escrita durante os treinos de futebol e karate dos filhos.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: A 5º onda.
Autor: Rick Yancey.
Editora: Fundamento.
História: 3/5.
Narrativa: 4/5.