segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Os 5 mais... 2015. Nacionais.

Vamos para a terceira parte dos melhores de 2015? Agora é a vez dos autores nacionais marcarem presença por aqui...





Título: 4 semanas de prazer.
Autora: Julianna Costa.
Editora: Universo dos livros.
Compre: Buscapé.
Resenha aqui.
Dominique Thoen é uma advogada de sucesso que odeia (na mesma proporção que deseja) seu vizinho e companheiro de trabalho, Gregory Holt.
Quando ele anuncia que está deixando o emprego e se mudando, Dominique decide comemorar e, neste momento, acaba se envolvendo em uma situação complicada.
Após isso Greg acaba chantageando-a e fazendo com que ela entre em um avião e vá passar um mês em sua nova casa, organizando sua mudança.
Greg espera que após essas quatro semanas ela aprenda a ser mais humilde. Dom define que, durante essas quatro semanas, vai fazer a vida de Greg um inferno. A vida, no entanto, decide que nessas quatro semanas os dois vão se relacionar de forma diferente...

Sim, a Julianna Costa está aparecendo por aqui mais uma vez.
Depois de colocar seus protagonistas como melhores do ano estava óbvio que a história inteira entraria aqui, não é? Com personagens como Dom e Greg é quase impossível não ser uma história maravilhosa. Foi tão incrível que eu ficava pirando, querendo ler mais rápido e morrendo de medo de acabar. Foi difícil voltar para a minha própria vida depois de dar um passeio pelo mundinho desses dois...



Título: A garota das cicatrizes de fogo.
Autor: Ricardo Ragazzo.
Editora: Novo século.
Compre: Buscapé.
Resenha aqui.
Lisa Gomez era apenas uma criança quando sua vida mudou completamente. Ela brincava no quintal quando um carro parou e o motorista pediu uma informação. Antes mesmo que ela pudesse lhe responder ele a encharcou com gasolina e colocou fogo em seu corpo.
Johnny Falco chegava mais cedo do serviço quando, ao entrar em casa, foi surpreendido pelo corpo estranhamente ressecado e sem vida da esposa e pelo desaparecimento da filha Débora, ainda uma criança.
Anos se passaram, tanto para Lisa quanto para Johnny e nenhum dos dois conseguia desapegar do passado e não entendiam o que havia acontecido. Até que, em busca de uma pista sobre o paradeiro da filha, Johnny chega à cidade de Valparaíso e seus passos se encontram com os de Lisa.
Juntos, eles encontram também Alex, um rapaz que não sabe nada sobre seu passado, e Débora, ex-melhor amiga de Lisa.
Johnny, Lisa, Alex e Débora estão ligados de uma forma complicada e somente juntos vão conseguir entender o que lhes aconteceu e encontrar Diana...

Este não foi meu primeiro contato com o autor Ricardo Ragazzo, mas foi o melhor. A história de Lisa e principalmente de Johnny, é tão incrível e surpreendente que fiquei sem reação em boa parte do livro. Meu único medo era o final, mas encontrei um desfecho tão bom que não tenho nada a reclamar. Anseio por novos livros do autor. :D



Título: Confusões em Paris.
Autora: Vanessa Sueroz.
Editora: ----
Compre: Com a autora.
Resenha aqui.
Paty tem 16 anos e acordou em um avião, cercada por seus amigos, se dirigindo para Paris.
Ao contrário do que muitos fariam, ela simplesmente surtou. Como ela entrou naquele avião? Cadê seus pais? Eles sabem disso? Ela está sendo sequestrada? Quem está pagando por esses gastos?
Essas são perguntas que só serão respondidas depois que ela já estiver na Cidade Luz, vivendo altas aventuras e muitas confusões.
Os amigos César, Paulo, Jonas, Samuel, Gabi, Tainá e Alice estão super dispostos a fazer a viagem ser algo inesquecível.
E poderia até ser que Paty, depois de se acalmar um pouco, aceitasse a brincadeira e entrasse no clima, mas o Ricardo Souza está no meio da turminha e ela, definitivamente, não vai conseguir se divertir com este irritante por perto. Não mesmo. Ou será que vai?

Apesar de achar que se eu tivesse lido este livro quando era mais nova eu provavelmente fosse curtir ainda mais a leitura, não tem como negar que Confusões em Paris foi um livro divertido, envolvente e cheio de graça. Tem sim seus pequenos deslizes, mas no geral foi uma daquelas leituras que te deixa mais leve e consegue te arrastar de volta para o mundo adolescente. Adorei.



Título: Feliz ano velho.
Autor: Marcelo Rubens Paiva.
Editora: Objetiva.
Compre: Buscapé.
Ainda não resenhado.
Depois de um mergulho o deixar tetraplégico, o jovem Marcelo Rubens Paiva começa a narrar sua rotina de recuperação, intercalando com suas lembranças da vida antes do acidente.
Marcelo estudava Engenharia Agrícola na Unicamp, tinha uma vida boa e muitas namoradas, mas ao perceber que seu corpo não responde e que agora precisa da ajuda dos amigos e familiares... Começa a questionar e refletir sobre a vida, seu pai desaparecido, política etc.




Feliz ano velho é um livro diferente dos que costumo ler. Não é totalmente de ficção. É a vida do autor, é uma história real. E me conquistou tanto quanto os outros - ou até mais. Marcelo é sarcástico e irônico, sua situação é difícil e ele a narra de forma bem casual. Também tem forte teor político e conteúdo histórico. 



Título: O coração às vezes para de bater.
Autora: Adriana Lisboa.
Editora: Rocco - Jovens Leitores.
Compre: Buscapé.
Ainda não resenhado.
Em cartas direcionadas ao amigo hospitalizado, um adolescente de 15 anos narra os acontecimentos de sua vida, seus problemas e descobertas.
Os dois são skatistas, mas de classes sociais diferentes e nestas cartas estão narradas as incompreensões familiares, o primeiro amor, a dor da perda e as descobertas do mundo pelo olhar de um jovem apaixonado pela vida.







Este livrinho com menos de 100 páginas roubou meu coração logo pela sua capa, porém seu conteúdo é tão significativo e belo quanto ela. Um relato fiel de como é ser adolescente, dos desafios, preocupações e dramas vividos todos os dias. Escrita simples, rápida e sucinta, mas com a dose exata de sentimento. <3