sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Nas telas #4: Chuck. Primeira temporada.

Pessoas lindas do meu coração, semana passada tive um sério problema de torcicolo. Meu pescoço ficou uma beleza, parecia um poste. Não dava para olhar para baixo, não conseguia olhar pra cima e era impossível ver qualquer coisa que acontecesse ao meu lado. Só olhava para frente. Não dava nem para ler.
Solução encontrada? Fazer maratona de séries. o/
É, seria um bom passo para me deixar em dia com as séries, se eu não tivesse inventado de iniciar outra (quem nunca?) em vez de dar continuidade a uma das muitas atrasadas.
A escolhida da vez foi a série Chuck, que, quando eu era mais nova, assisti vários episódios de forma esporádica simplesmente porque passava no SBT e eu adorava assistir tudo o que o canal exibia.
Há alguns meses, aproveitei uma promoção da Saraiva e comprei o Box com as cinco temporadas da série, mas só fui começar a assistir agora, na época do torcicolo. E ainda bem que o recesso de fim de ano está chegando, porque vou querer assistir as cinco temporadas o mais rápido possível.


Com a primeira temporada lançada em 2007 e a quinta e última finalizada no começo de 2012, Chuck é uma série de ação, drama e, principalmente, comédia.
Criada por Josh Schwartz (que já trabalhou em Gossip Girl, Hart of Dixie e The O.C.) e Chris Fedak, a série mostra as aventuras da vida de Chuck (Zachari Levi), um nerd que, depois de abrir um estranho e-mail, passa a ser a pessoa mais importante para as grandes agências de investigação do país.
Depois daquele e-mail Chuck passou a ter todas as informações secretas da NSA e CIA em sua cabeça, o que colocou também dois agentes secretos em sua sombra: Sarah - da CIA - e Casey - da NSA.
Juntos, os três se metem nas maiores enrascadas e correm muitos perigos, mas vivem as melhores aventuras.




Não tem como, eu preciso começar a falar sobre a série com essa foto do Chuck. É mais ou menos um resumo de tudo.
Olhando a foto ao lado e sabendo que essa pessoa sorridente e com "cara de quem acabou de aprontar" é a mesma que possui todas as informações mais importantes da CIA e da NSA na cabeça... Você consegue acreditar que vai dar certo? Consegue mesmo? Eu só consigo pensar "Vai dar merda..." E é claro que é o que acontece. E é exatamente por isso que Chuck roubou meu coração e conquistou, comigo, nota 10 em mais da metade de seus episódios dessa primeira temporada.


Levando em conta a foto acima, fica claro que Chuck vai precisar de ajuda, por isso olhem bem para essa loira séria e esse grandão invocado. Eles são os responsáveis por manter Chuck longe de confusões e, principalmente, vivo.
A loira é Sarah, agente secreta da CIA, namorada de mentira (será mesmo de mentira?) de Chuck e nova funcionária da lanchonete ao lado do serviço de Chuck.
O grandão é Casey, agente secreto da NSA, novo vizinho de Chuck e novo vendedor de eletrodomésticos da Rede Compre Mais - loja onde o Chuck trabalha.
NSA e CIA não são as agencias mais amigas e isso acaba complicando um pouco a vida desses agentes, pois ambos foram treinados a não confiar na outra agencia e quando precisam trabalhar em conjunto...



Acaba acontecendo isso aqui!
Casey e Sarah, principalmente no começo da temporada, desconfiam um do outro e entram em conflito direto. Chuck tem as melhores reações quando isso acontece: cara de pânico, gritos histéricos e olhos arregalados.
Antes de ter um computador no cérebro, Chuck era apenas um nerd com a faculdade incompleta e que trabalhava em uma loja consertando computadores.
Ele também sofria um pouco com sua irmã Ellie e seu cunhado Devon - mais conhecido como Capitão Incrível - por não ter namorada e passar o tempo inteiro no videogame junto com Morgan, seu melhor amigo doido e também vendedor na Compre Mais.
Nada disso se compara com o dia a dia maluco que ele vive agora. Seus problemas deixaram de ser jogar videogame, não ver mulheres e não ir em festas. Passaram a ser armas, tiros, bombas, socos, helicópteros, máfias, drogas, perseguições e, definitivamente, obedecer seus guardiões e ficar no carro.





Este, por exemplo, é o tipo de coisa que poderia ser evitada se o nerd obedecesse as ordens dos agentes. Mas ficar no carro nunca dá certo e sempre é possível ver um Chuck afobado, atrapalhado e muito, muito assustado, correndo por aí e achando que está ajudando.
Ocasionalmente ele ajuda mesmo, mas em todas as ocasiões ele, primeiro, atrapalha.
E suas reações são as melhores possíveis, pois possui um jeito único de lidar com os bandidos ou moços maus. Frases como "Essa arma aí é de verdade?", "Não atira em mim não, moço" e "Ai meu pai!" são frequentes. Sempre acompanhadas de gestos extravagantes e gritinhos histéricos.


Cada episódio tem duração média de 40 minutos e possuem histórias individuais, ou seja, começo, meio e fim.
Isso é muito bom por já apresentar desfechos e não deixar tudo para o último minuto, coisa que eu odeio.
Mas apesar desses pequenos desfechos, a vida de Chuck é uma loucura e, a cada episódio, você conhece um pouco mais dela, vai ligando alguns pontos e vendo os personagens crescerem, pois acontece uma coisa interessante.
Os episódios não são focados somente na vida de agente. Existe uma boa mistura entre a vida dele em casa, na Compre Mais e "em campo". Sempre tem alguma coisa acontecendo nessas três esferas da vida dele e frequentemente uma coisa interfere na outra.



A primeira temporada possui 13 episódios e é quase impossível decidir qual deles é o meu favorito.
Talvez o 6, onde Chuck decide - novamente - confiar em seus instintos e desobedecer totalmente seus guardiões, o que o fez sair por aí em alta velocidade em apenas um banco de carro - sem o carro.
E o 8, que tem toda aquela coisa de falar a verdade o tempo todo e ainda por cima toca Toxic, da Britney?
Ou então o 12, quando Chuck começa a intervir na vida pessoal de Casey e faz a maior confusão.
Mas e o 13, quando a Compre Mais é saqueada, os agentes ficam pirando e aquele anel desaparece?
Não. Não dá. Eu adoro todos eles e pronto!

E, pela primeira vez, estou falando de uma série que possui sim um trailer legendado! (não sei se é oficial, mas tudo bem).


PS: Outra coisa bem legal é que os nomes dos episódios possuem um padrão muito bom. É sempre o Chuck contra alguém/algo. Exemplo: Ep 02: Chuck versus o helicóptero. Ep 08: Chuck versus a verdade. :p
PPS: Eu adoro os figurinos dessa série.