sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Quatro anos de Ilusões Escritas.

Quem aí sabe que dia é hoje?! Isso mesmo, o aniversário do blog!


Hoje acordei com uma sensação diferente. Estava com a impressão de que me esquecia de algo importante. Pensei nas minhas contas, porém nenhuma vencia dia nove. Consulta médica? Também não. Estréia no cinema? Não em uma sexta. Aniversário? Não... Ops! Aniversário sim!

Com um susto, percebi que era o aniversário do blog. Com a mudança, a reforma, os problemas com a Internet e tudo o mais, a data acabou chegando sem que eu conseguisse me preparar para ela. Ano passado fiz o mês de Outubro ser muito especial aqui no blog. Várias resenhas, promoções e até gincana. Desta vez não consegui nada disso. Mas a data continua sendo especial.

Fiz uma pequenina brincadeira no Facebook e, com ela, presenteei um leitor do blog. Pedi que comentassem detalhadamente que dia era hoje. Não é muita coisa se comparado ao ano anterior, mas não queria deixar a data passar em branco. São quatro anos! Se fosse uma criança, já estaria indo para a creche. E em uma época em que a quantidade de blogs criados e retirados do ar, por dia, é muito grande, fico feliz em ver que o Ilusões Escritas resistiu por tanto tempo.

Não é o blog mais visitado, não é o mais comentado, não é o mais bonito, não tem as melhores resenhas, nem as melhores fotos, nem atualizações diárias. Mas tem carinho e uma história de sobrevivência que, sinceramente, não são muitos que possuem.

Em outubro de 2011 eu era uma estudante no segundo ano do Ensino Médio e segundo semestre do Ensino Técnico. Não entendia de HTML, escrevia relativamente mal e quase tinha tempo de sobra para dedicar ao blog (afinal eu estudava o dia inteiro e fazia resenhas durante as aulas).

Então em 2012 já começou a ficar mais difícil. Ultimo ano do Ensino Médio, TCC do Técnico, problemas em casa, Internet ruim, pouco tempo disponível... Desistir do blog? Não. Nem pensar. Comecei a me desdobrar, dormir um pouco menos, fazer resenhas no ônibus (além de nas aulas) e tentei manter um bom ritmo com o blog. Acho que até consegui.

Quem acompanha o blog há tempos deve lembrar que em 2013 o blog era atualizado com bastante frequência, foi o ano em que ele teve mais parcerias com editorase foi quando ele mais cresceu. Tudo isso porque eu estava somente na faculdade e eu odiava aquele lugar, então passava as aulas dividida entre ler e resenhar. Praticamente dediquei o ano inteiro ao blog, pois era uma das poucas coisas que me deixava feliz. Pessoalmente, foi um ano que gostaria de esquecer. Para o blog, foi uma verdadeira bênção.

Já em 2014 eu saí da faculdade e comecei a trabalhar. Meu tempo disponível foi drasticamente reduzido. Continuei com problemas em casa, além de alguns no serviço e ao final do ano estava quase surtando. Abri seleção para colunistas - coisa que não teria sequer cogitado nos anos anteriores - e encontrei mais pessoas dispostas a escrever por aqui. Foi quando o blog começou a se abrir para coisas novas, os livros aqui resenhado começaram a mudar um pouco de gênero, saindo do eterno romance - que eu continuo amando - e chegando a novos públicos.

Então chegamos à 2015, ano em que ele não está sendo atualizado com a frequência que eu gostaria, mas considero que este ano foi bem decisivo para o blog. Ele finalmente se abriu para além dos livros. Cheguei aos filmes, às séries, às músicas, aos videos... Ainda é um blog literário, mas agora também passou a ser um espaço jovem que fala sobre a cultura pop.

Assim como nos anos anteriores, continuo não tendo pretensões de transformar o blog em um super portal atualizado a cada poucos minutos e com visibilidade absurda. É o meu cantinho e adoro o que faço neste meu espaço. Não quero que isso mude e pretendo continuar por muito tempo aqui. E claro, sempre com vocês por perto, afinal nada disso seria possível sem o apoio e carinho de cada um de vocês!

OBRIGADO!