sábado, 5 de setembro de 2015

Trabalhar no Paraíso pode ser um Inferno.

Estão gostando de ver o blog mais atualizado? Eu estou amando!


E se o céu fosse uma empresa e Deus fosse seu presidente? E, como tal, ele não fizesse nada além de ordenar que seus funcionários, os anjos, dessem um jeito de seu time favorito ganhar o campeonato?
Para Craig, um anjo do Departamento de Milagres, e Eliza, recém promovida para o mesmo departamento, esta é a mais frustrante realidade.
Deus fundou a empresa Céu Lta e, após Eliza lhe dizer algumas verdades sobre sua péssima administração ele decidiu que não vale a pena manter o planeta terra e seus homens, portanto vai desativá-la.
Craig e Eliza não querem perder seus empregos e, ao contrário de Deus, não acreditam que seja perda de tempo manter a Terra, então fazem uma aposta arriscada com o presidente: caso os anjos consigam atender uma oração e fazer Laura e Sam (duas pessoas totalmente inaptas socialmente) se apaixonarem antes do Prazo do Juízo Final, Deus vai poupar a Terra. Resta saber se eles vão conseguir...
A Terra será destruída em um mês. Não resolvi como fazer isso, mas provavelmente será com fogo ou gelo. (Pág 52).
Simon Rich, definitivamente, é uma pessoa ousada. Seu livro é inusitado, surpreendente e, por se passar também na Terra e acompanhar a vida de dois humanos, cheio das reviravoltas típicas do cotidiano. A ideia de transformar o céu em uma empresa foi muito boa e o autor foi extremamente sagaz ao desenvolver um Deus totalmente irresponsável, inconsequente e incoerente. Sem dúvidas este foi o ponto forte de toda a trama, o que me fazia continuar mesmo quando não estava assim tão bom. Eu queria muito saber qual seria o próximo passo incerto de Deus e, claro, o final (que foi muito legal!).

Apesar de sofrer um pouco com a falta de uma sinalização de que o cenário tinha sido trocado céu-terra ou terra-céu e algumas vezes as coisas se misturarem, não tive muito problema para me localizar na leitura e me envolver com os personagens, principalmente os humanos. Os anjos Craig e Eliza são legais, mas excessivamente simples e focados em seus serviços, enquanto Sam e Laura, como bons humanos, são complexos, cheios de manias e grandes mestres na arte de fazer burrada em suas próprias vidas, o que dificulta muito a vida dos anjos, é claro.

Gostei muito de ver como os anjos interferem nas vidas humanas de forma sutil e como alguns deles levam tudo na brincadeira (como em qualquer lugar de trabalho, sempre tem um sem noção). Fiquei horrorizada ao pensar que isso pode ser verdade (por que não?) e pode ter algum anjo relaxado tomando conta de mim. É algo para se pensar, sabe? Não sei se essa foi a intenção do autor, mas em mim o livro despertou o sentimento de “E se...?”. Fez com que eu questionasse algumas coisas, repensasse em outras... Ao mesmo tempo em que foi uma leitura leve e despretensiosa, acabou me fazendo refletir bastante.

Infelizmente a revisão/tradução não é uma das melhores e além de falta de indicação da troca de cenário encontrei alguns errinhos e troca de nome dos personagens em, no mínimo, duas situações diferentes. Foi confuso e frustrante, pois dava uma “quebrada” no ritmo de leitura. Tive que parar e reler vários trechos e isso me incomodou, porém não tenho outras reclamações. É um livro simples, rápido, divertido, legal para passar o tempo e te fazer dar algumas risadas. Fez com que eu refletisse um pouco sobre a vida, o céu, o universo etc. e pode ou não ter o mesmo efeito sobre você. Mas quer saber? Eu recomendo mesmo assim, pois é certeza de que vai, ao menos, passar a ver o céu de outra forma. :p
- Só porque você está dando algo aos humanos não significa que eles irão aproveitar. Eles são como peixinhos dourados. Você pode jogar algo bem na frente deles, e eles ignoram. Sabe quanto tempo se passou até que os humanos provassem as frutas? Uns mil anos. Durante um tempo, eles só subiam nas árvores, cutucavam as frutas com uma vareta e saíam correndo.
- Por quê?
- Porque eles têm medo de tudo. É o maior defeito que possuem. Fora o negócio de morrer. (Pág 70).
Sobre o autor:


SIMON RICH é redator do programa de comédia americano Saturday Night Live, onde suas histórias já foram interpretadas por celebridades como Justin Timberlake e Anne Hathaway. Ele também é roteirista e autor de duas coleções de humor, Free Range Chickens e Ant Farm. Rich escreve ainda para o jornal The New Yorker, sendo que um de seus textos já foi publicado na revista Piauí. Seu romance de estreia, Elliot Allagash – Diário de um ex-perdedor, foi lançado pela Planeta em 2012.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Autor: Simon Rich.
Editora: Planeta.
História: 4/5.
Narrativa: 4/5.