segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Novidades #75

Não fui para a Bienal e estou com um humor maravilhoso por isso, vocês devem imaginar, não é?
Por isso decidi ser má e trazer mais novidades aqui para fazer todo mundo sofrer comigo. :p #YaraMaldosa


Título: As sete luas.
Autor: Salustiano Luis.
Editora: Giostri.
As obras da Usina de Belo Monte, no Estado do Pará, Região Norte do Brasil, correm a todo vapor. Uma grande área de terra será inundada, provocando inúmeros prejuízos à natureza e aos povos indígenas da região. A recusa dos índios Kambebas, de saírem de suas terras ameaça a conclusão da obra. Ligados à questão da desocupação do espaço estão o militar Capitão Marcos, a bela Sofia e o ambicioso Jorge, cujos destinos se entrelaçam.

Para quem não sabe, As sete luas é o novo livro do autor de O eterno Barnes (lido e resenhado aqui). Só isso já me deixou animada, pois gostei muito do outro livro. Mas então eu li a sinopse e sério, preciso saber o final dessa história. Parece tão real e consciente... :D 


Título: Belas mentiras.
Autora: M. Leighton.
Editora: Record.
Inocente, pura e doce, Sloane sempre foi superprotegida pela família, mas ela jurou a si mesma que, ao completar 21 anos, tudo seria diferente. E, quando o relógio bate meia-noite, Sloane está pronta para sair do casulo e quebrar algumas regras. O jovem Hemi tem vários talentos, mas manter o controle, infelizmente, não é um deles. Acostumado a fazer o que sempre quis, nunca precisou se importar muito com as consequências de seus atos. Até que uma tragédia mudou para sempre sua vida. Agora ele tem apenas uma missão, e nada é capaz de afastá-lo de seu objetivo... Até conhecer Sloane. Mas nada que Sloane e Hemi viveram até hoje foi capaz de prepará-los para o que está por vir. Quando essas duas almas problemáticas se encontram, a conexão é imediata, e eles não têm outra escolha a não ser mergulhar em um mundo de loucura, paixão e devassidão. Porém, os dois têm algo a esconder, e logo vão descobrir que a tentação está nos pequenos detalhes. E é nos pequenos detalhes também que se encontram as mais belas mentiras.
Belas mentiras é o primeiro livro de outra série da autora de Louca por você (lido e resenhado aqui). Eu gostei bastante de Louca por você e achei a autora extremamente ousada. Não li os dois livros seguintes, mas espero que ela tenha finalizado bem a história. Então é claro que eu quero ler este também!

Título: Ferro, água & escuridão.
Autor: Felipe Castilho.
Editora: Gutenberg.
Um ano depois da batalha na ilha flutuante de Anistia, Anderson Coelho tenta levar a vida da maneira mais normal possível – mesmo visitando o Reino Onírico todas as noites e estando em dívida com um deus esquecido. Entre provas finais e pesadelos, a calmaria da cidade de Rastelinho é abalada pela influência do magnata Wagner Rios. Ao mesmo tempo, o meio-caipora Zé desaparece após ser enviado para uma missão secreta no Alto Sertão sergipano. Uma força-tarefa de resgate é montada às pressas, e Anderson conta com novos aliados para se infiltrar no reino dos gorjalas – gigantes que se alimentam de carne humana e parecem ter uma relação muito próxima com a Rio Dourado. Algo terrível cresce nas sombras e nos pesadelos, enquanto o passado das pessoas mais próximas de Anderson começa a complicar ainda mais o que já parece uma missão suicida. Com bruxas do sertão, batalhas no Rio São Francisco, uma poderosa semissereia grávida de 28 meses e um cangaceiro de All Star, Ferro, Água & Escuridão é a terceira parte da série de fantasia que recria os mitos do folclore brasileiro de maneira nunca antes vista.
OMG, eu simplesmente preciso deste livro. Para quem não sabe, este é o terceiro volume da série O legado folclórico. O primeiro livro foi resenhado aqui e o segundo aqui e nem precisa ler as resenhas inteiras para perceber o quanto gostei da série, então imaginei minha felicidade por este lançamento...

Título: O pulo da gata.
Autora: Fernanda França.
Editora: Essência.
A paulistana Maggie May ama os animais e exerce sua profissão de veterinária com paixão. Mas seu maior sonho é casar com tudo que uma mulher romântica tem direito: vestido branco, cerimônia religiosa, festa com todos os seus amigos e parentes, lua de mel... O noivo nem importa muito, desde que seja alto. O que mais interessa a ela é o evento. Apesar de jovem – tem 23 anos –, ela faz de tudo para se casar e age como se fosse uma solteirona desiludida. Não é a toa que está na sua quinta tentativa, mas Meggie é confiante de que Felipe, que ela conheceu num site de encontros, a tornará, enfim, feliz. Só que as estrelas, que tudo veem lá de cima, não têm tanta certeza assim. Nem Eric, o comediante gato que ela conhece por acaso, no dia do seu primeiro encontro físico com Felipe. O Pulo da Gata é uma comédia romântica cheia de reviravoltas, algumas trágicas, outras curiosas e divertidas, que prende e emociona a cada capítulo. Impossível não rir ou chorar.
Nunca li nada da Fernanda França, mas vejo muitos comentários positivos sobre seus livros, então imagino que sejam realmente bons. No entanto, para um primeiro contato com a autora, acho que não escolheria este livro. Não sei bem o porquê, mas não me conquistou tanto assim...

Título: #Partiu vida nova.
Autora: Leila Rego.
Editora: Gutenberg.
Como muitas garotas pobres do interior, Mariana também sonhava em se casar com um cara perfeito, ter uma casa arrumada e ser feliz “até que a morte os separe”. Mas o sonho dela parecia ter sido turbinado: ela ia se casar com Eduardo, médico, lindo, rico, cobiçado e divertido, ia morar em um superapartamento no melhor bairro da cidade, e nunca tinha se sentido mais feliz com seu vestido de noiva de marca e um guarda-roupa repleto de peças de grife que ela tanto valorizava. Depois de uma trabalheira maluca e da organização de todos os detalhes, o grande dia havia chegado. E, se dependesse dela, tudo sairia maravilhoso! Ela estava em seu quarto sozinha, terminando de se arrumar para a cerimônia, quando o noivo aparece de repente e diz que precisa conversar, pois não se sente pronto para casar. A imagem do casal em cima do bolo começa a desabar… O que aconteceu com Edu? Mari necessita de respostas, nada mais faz sentido. Agora, ela precisa ir atrás da verdade, nem que para isso tenha que descer do salto, arregaçar as mangas e fazer um longo caminho de volta, até conseguir finalmente começar a aproveitar a sua tão sonhada vida nova.
Na verdade, este livro é uma reescrita de Pobre não tem sorte. Quando a história foi lançada, anos atrás e de forma independente (?) eram dois livros. Eu li o primeiro (resenha aqui) e gostei, mas achei a protagonista quase insuportável. Não sei bem se a autora reescreveu apenas o primeiro livro ou se ela uniu os dois, fazendo um volume único. Pela sinopse, acredito que tenha sido feita essa união. E espero que, no momento da reescrita, a autora tenha se dado conta de quão insuportável era a Mari e tenha "ajustado" melhor a garota...hahaha

Título: Quando o vento sumiu.
Autora: Graciela Mayrink.
Editora: L&PM.
Suzan, Mateus e Renato parecem três jovens como outros quaisquer do Rio de Janeiro. Suzan estuda Turismo. Renato e Mateus, Engenharia Civil. Os três são amigos desde o colégio e, apesar de muito diferentes, são inseparáveis. Mas, entre aulas, festas, momentos em família e idas à praia, cada um deles enfrenta seus problemas. Desde que o pai foi pego dando um golpe, Mateus vive só com a mãe, marcado por esse acontecimento. Renato é um garoto rico que resiste às pressões do pai para surfar menos e se interessar mais pela construtora da família. Suzan é apaixonada por Renato e sofre por ser considerada apenas uma amiga – e pela pressão da mãe para que se envolva com ele.
No correr dos dias, a amizade dos três se transforma sutilmente. Suzan deve se declarar ao amigo, ou tentar ser feliz de outro modo? Mateus terá realmente só a amizade para lhe oferecer?Renato deve se render à pressão paterna e se aplicar mais aos estudos? E até que ponto a relação dos três suportará o desgaste do tempo?
Embora tenham toda a vida pela frente, logo descobrirão uma dura lição: algumas escolhas têm consequências duradouras e alteram o curso de toda uma existência. Muitas coisas saem diferente do desejado. O difícil é prever o resultado de nossas opções e conviver com elas no futuro.
E se você pudesse voltar atrás e escolher outro final para a sua história? Que escolha você faria diferente?
Houve um tempo da minha vida em que eu era doida para ler qualquer coisa da Graciela. Não sei bem quando aconteceu, mas essa fase passou. 

Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde.
Editora: Intrínseca
Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.
Entre todos os livros do Maurício, este é o que menos me interessa. Por mais estranho que pareça, não fui conquistada. Acho que o fato do título não seguir o "padrão" dos outros livros dele ajudou na minha estranheza com a obra. Deve ser boa, mas não é a minha prioridade...

Autoras: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças.
Editora: Gutenberg.
Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.
Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!
Sei que o livro é assinado por quatro super autoras. No entanto só tive contato com uma delas até o momento (Paula Pimenta) e a protagonista dela não foi uma das que mais me agradou, então vou deixar o livro para mais tarde. :p