quarta-feira, 8 de julho de 2015

Ilusões sobre...#48 Sem memória.

Ei gente, aqui é a Yara.
A Jessy está com uns probleminhas, por isso apareci no seu lugar.
E trouxe uma seleção de livros com personagens sem memória.
Quando postei a resenha de Não olhe para trás vocês comentaram que não conheciam muitos livros do gênero, então selecione cinco para apresentar pra vocês. :D

Título: Não olhe para trás.
Autora: Jennifer L. Armentrout.

Samantha é uma jovem de 17 anos rica e popular que, depois de passar quatro dias desaparecida, retorna ferida e desmemoriada. A nova Samantha não se reconhece no retrato de menina má e mimada que todos à sua volta começam a pintar. E logo descobrirá que foi a última a ver Cassie, a garota com quem mantinha uma relação confusa de amizade e rivalidade e que desapareceu no mesmo dia que ela. O que aconteceu na noite fatídica em que as duas sumiram? E por que Samantha foi a única a reaparecer? Não olhe para trás é um daqueles suspenses que só paramos de ler para tentar nos antecipar à autora e descobrir qual é o mistério.

Se vocês leram a resenha que eu fiz deste livro aqui no blog, já sabem que deviam sair correndo para a livraria mais próxima e já voltar para casa acompanhando a história da Sam. Se não leu... Vem ler e surtar comigo! O livro é um suspense maravilhoso, cheio de reviravoltas e sem pontas soltas. Incrível.

Título: Roubada.
Autora: Lesley Pearse.

Quando uma bela moça loira foi encontrada desacordada em uma praia, ela não tinha nenhuma lembrança de quem era ou dos horrores pelos quais havia passado antes de chegar ali. A esteticista Dale não via Lotte Wainwright há tempos, mas, para seu pesar , reconheceu sua amiga na foto publicada pela imprensa local em um artigo que noticiava as misteriosas circunstâncias do aparecimento da jovem que, recentemente, havia dado à luz. Após uma longa separação entre Lotte e Dale, uma perigosa sequencia de segredos, mentiras e pesadelos tem iníicio. O que aconteceu com Lotte? Alguém queria matá-la? E, o pior, o que acontecera com o bebê que dera à luz? 
Imagine não saber de onde você veio e o que o futuro lhe reserva...

Li este livro em 2012, quando foi lançado pela primeira vez no Brasil. A capa que eu tenho é outra e eu resenhei aquele exemplar. Acho que foi o primeiro que li que seguisse este tema e lembro que gostei bastante, principalmente da protagonista Lotte, que é uma mulher muito forte.

Autora: Jennie Shortridge.

Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente.
Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação?

Este livro é mais recente, li no primeiro semestre do ano passado. Não foi meu melhor contato com o gênero. Achei a narrativa fria, o desenvolvimento muito básico e arrastado e esperei por maior foco no casamento da Lucie. A leitura valeu e gostei do final, então o livro é bom. Apenas bom. Expliquei um pouco mais na resenha.

Título: Como fui esquecer você.
Autora: Jennifer Echols.

Existem muitas coisas que Zoey gostaria de esquecer. Que seu pai engravidou a namorada de vinte e quatro anos. Seu medo de que toda a cidade descubra sobre o colapso nervoso de sua mãe. Do belo e sombrio, Doug, o bad boy da escola que a perturba. Sentindo como se sua vida estivesse prestes a se tornar uma completa bagunça, Zoey luta da única forma que sabe, usando sua famosa atenção em detalhes para assegurar seu lugar como a filha perfeita, a aluna perfeita, e a namorada perfeita para o popular jogador de futebol americano, Brandon. Mas, em seguida, Zoey se envolve em um acidente de carro e no dia seguinte há apenas uma coisa da qual ela não consegue se lembrar - a noite do dia anterior. Saíra com Brandon como pretendia? Mas então porque Brandon a estava evitando? E porque Doug, de todas as pessoas, de repente está agindo como se algo de importante tivesse acontecido entre os dois? Zoey apenas lembra de Doug tirá-la do carro, mas ele continua a se referir ao que aconteceu aquele noite como se fosse algo mais. E Zoey está aterrorizada em admitir o quanto não pode se lembrar. A controlada e meticulosa Zoey está rapidamente perdendo o controle de todos os detalhes importantes de sua vida - uma vida que parece estranhamente vazia de Brandon e estranhamente preenchida por Doug.

Lembro que na época do lançamento eu desejava este livro com todas as minhas forças, mas não consegui comprar. Então a vontade de ler foi passando e deixei de lado. Mas li muitas resenhas positivas sobre ele e imagino que seja bom.

Título: Antes de dormir.
Autor: S. J. Watson.

Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.



Este livro sempre me lembra o belíssimo filme Como se fosse a primeira vez, estralado por Adam Sandler e Drew Barrymore. Acho que é pela protagonista perder sua memória todas as noites. Mas o filme não tem esse lado de suspense que o livro mostra, então provavelmente a obra de Watson seja incrivelmente boa. Quero ler.