terça-feira, 7 de julho de 2015

Aquele verão.

Tem tanto tempo que esta resenha precisava sair que olha... Desde ano passado que eu tento reunir forças para escrever sobre ele. Finalmente consegui.




O pai de Haven vai se casar novamente (desta vez com a "Mulherzinha do tempo" do jornal local), Ashley, sua irmã, também está de casamento marcado (com o insosso do Lewis) e Haven já está com um metro e oitenta. E não parou de crescer.
Ela está pirando com tudo isso, não sabe como lidar com todas essas informações, nem vê quando isso poderá acontecer.
E então chega Sumner Lee, um dos muitos antigos namorados de Ashley. O único que Haven gostou. E com ele, retornam as lembranças daquele tempo quando as coisas eram tão mais simples...


O que uma família reflete em você é muita coisa, especialmente quando é tão complicada quanto a nossa. (Pág 84)
Sabe quando você termina um livro e fica com a sensação de que foi enganado, comprou algo pensando ser uma coisa e descobriu que, na verdade, para você foi outra? Olha, espero que não saibam, pois é muito triste. Mas eu sei. Já passei por isso algumas vezes e infelizmente repeti a experiência nos últimos tempos, com a leitura de "Aquele verão", obra da brilhantíssima Sarah Dessen, autora de Just Listen (que eu já li e amei). Mas algo diferente aconteceu em "Aquele verão" e o colocou entre a lista de livros que me decepcionaram.

Haven, sua protagonista, é chata e dramática, mas acima de tudo, é sem sal. Extremamente sem graça. Não tem como gostar dela ou sentir empatia em algum momento. Não dá. A garota é uma desagradável! E todos os demais personagens são insossos e pouco desenvolvidos. Mas nenhum se comprara com a história, que até o momento não compreendi. Simplesmente li, li e li. Sem saber do que se tratava, tamanha confusão que a autora criou em minha mente.

O verão em questão no título é questionável. Não sei se é referencia ao verão do qual Haven se lembra ou do atual. Simplesmente porque nenhum dos dois é explorado, trabalhado e desenvolvido. Em nenhum deles eu encontrei elementos marcantes ou algum acontecimento que mudasse tudo. Simplesmente não entendi o verão, os personagens ou a história. Sinto em dizer, mas é quase como se eu não tivesse lido o livro.

Escrever essa resenha foi imensamente difícil por dois motivos: 1º falar que não gostei de uma obra da Sarah Dessen me parte o coração e 2º até agora não consegui compreender exatamente a história toda. Achei confuso e sem muito propósito. A protagonista é chata e a história é totalmente perdida. Não gostei, me decepcionei bastante e ainda me pergunto o que aconteceu com a autora, que criou uma história tão perfeita como Just Listen, mas também assinou algo totalmente aleatório como Aquele Verão.
Às vezes, o amor pode ser uma coisa ruim. (Pág 88).

Sobre a autora:

Sarah Dessen nasceu em Evanston, Illinois, em 06 de junho de 1970. Ela se mudou com sua família para Virgínia Ocidental, e em seguida, na Carolina do Norte, onde agora reside com o marido, a filha Sasha Clementine, e cães.
Dois de seus romances, That Summer e Someone Like You, foram a base para How to Deal, um filme de 2003 estrelado por Mandy Moore.

Outras obras da autora:

O que aconteceu com o adeus.
A caminho do verão.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: Aquele verão.
Autora: Sarah Dessen.
Editora: ID.
História: 1/5.
Narrativa: 1/5.