quinta-feira, 9 de julho de 2015

Nas telas #2: Les Revenants. Primeira temporada.

Voltei com a coluna de filmes-séries-adaptações e agora vou falar com vocês sobre uma série.
Assim como fiz ao escolher o primeiro filme a ser comentado aqui no blog (confira aqui), selecionei uma das minhas séries favoritas.
Sou meio maluca, assisto muitas séries ao mesmo tempo e sempre estou com quase todas elas atrasadas, mas gosto mais daquelas que já possuem umas sete ou oito temporadas, no mínimo (ou de preferência as que já foram finalizadas), para que eu possa comprar os DVDs e fazer maratonas, não sou muito fã das séries em temporadas atuais, sabem? Raramente acompanho essas.
Mas chega de devagar, vamos logo saber sobre Les Revenants.


Lançada em 2012, Les Revenants é uma série francesa de drama e fantasia criada por Fabrice Gobert (e inspirada em um filme homônimo, também francês e lançado em 2004), que se passa em uma cidade francesa cercada por montanhas e onde, de repente, coisas estranhas começam a acontecer.
A água da represa está sumindo gradativamente, alguns animais parecem ter se suicidado (por mais estranho que isso seja), alguns assassinatos acontecem e o mais inusitado... Alguns mortos retornam, em carne e osso, desmemoriados e querendo retomar suas vidas de onde pararam.
É neste quadro que se encontram Camille, Simon, Serge e Victor, entre outros. Eles morreram em momentos e de formas diferentes, mas todos retornaram à vida. Porém anos se passaram desde que eles partiram, seus familiares e pessoas mais próximas seguiram com suas vidas e deixaram os mortos para trás, como deve acontecer.
A situação é complicada para ambas as partes e todos compartilham as mesmas dúvidas: existem mais "mortos" vivos? Por que isso está acontecendo? Existe alguma lógica, explicação, padrão ou motivo? Esses "mortos" são perigosos? Eles podem morrer novamente? Para onde está indo a água da represa? São muitas questões ainda sem respostas...

Dica: Clique nas imagens para elas ficarem maior.


Não sei exatamente o que me chamou a atenção, inicialmente, para a série, mas acredito que tenha sido a palavra "Revenants", que eu associo muito com os maravilhosos livros da Amy Plum (Morra por mim, Até que eu morra e Se eu morrer) e que também se passam na França. Mas foi só assistir o primeiro episódio que não consegui sossegar até concluir a temporada e agora estou super ansiosa para que Novembro chegue logo e eu possa retornar para essa cidadezinha misteriosa, fantástica e cheia de suspense e drama.




O quadro de personagens é bastante grande, pois vários "mortos" retornam à vida e cada um deles possuem ligações com outras pessoas, ligando as histórias e enriquecendo o enredo. Decidi me ater à quatro desses "mortos", que são os mais importantes em toda a série e também os que eu mais gosto (exceto um deles), então vou comentar brevemente sobre eles, tentando não deixar escapar nenhum spoiler. São eles: Camille, Simon, Serge e Victor.


Camille é uma das minhas "mortas" favoritas. Ela tinha lá seus 14/15 anos quando morreu e retornou à vida uns três ou quatro anos depois. Sabem o que é mais legal? Ela tinha uma irmã gêmea, a Lèna. Então, quando Camille retornou, Lèna já havia crescido e as duas não possuíam mais uma ligação de irmãs gêmeas por dois motivos: Camille havia se ausentado por muito tempo e não acompanhou o crescimento da irmã, continuando a ser uma pré-adolescente ao passo que Lèna já está praticamente adulta. E eu gosto da Camille por isso, pois sua busca por se "encaixar" novamente em vida está muito ligada ao seu relacionamento com a irmã.




Simon é o "morto" mais sem sal de toda a história. Ele morreu no dia de seu casamento com Adèle, que estava grávida. E retornou uns sete anos depois, quando Adèle finalmente havia começado a reconstruir sua vida, estava em um relacionamento com Thomas (chefe de polícia da cidade e um cara muito chato) e cuidando de sua filha Chloé (também filha do "morto" em questão). Simon simplesmente não aceita que não faz mais parte da vida de Adèle e até é legal ver como ele se esforça para se encaixar, porém isso acaba me irritando um pouco.




Serge é o "morto" que me confunde com muita frequência. Quando vivo, ele era um serial-killer e foi por isso que morreu. E sete anos depois, ao "reviver", ele não demora à retomar sua jornada insana em busca de sangue e morte. Porém em alguns momentos ele faz coisas tão doces, simples, altruístas e surpreendentes, que quase consigo esquecer do quanto ele pode ser cruel.



E então chegamos ao Victor, o "morto" que mais me assusta, mas também o que mais gosto. Ele é apenas um garotinho, deve ter uns sete ou oito anos apenas. Ele é silencioso, cheio de segredos e faz umas coisas bem assustadoras. Na verdade, seu nome nem é Victor mesmo, ele apenas passou a ser chamado assim quando se recusou a responder quando Julie perguntou seu nome (Julie é a mulher que ele seguiu até em casa). Os dois vivem juntos desde então, e simplesmente são meus dois queridinhos. Ambos são estranhos, antissociais e misteriosos.



Agora que vocês já conhecem os personagens principais, não tem muito o que dizer sobre todo o resto, pois quase tudo seria spoiler, então fico apenas com alguns detalhes: o personagem Pierre não é um dos principais, mas certamente é um dos mais malucos; os cenários são bonitos, simples e característicos; em alguns momentos eu fiquei com um pouco de medo e a série não possui muitos diálogos, focando mais nas expressões dos personagens e no silêncio, que muitas vezes, fala mais do que as palavras (adorei isso).





Oficialmente a classificação indicativa é de 12 anos (mas tem muito sexo e nudez); a primeira temporada possui oito episódios e eles possuem duração de aproximadamente 50 minutos. A previsão é de a segunda temporada seja lançada no segundo semestre deste ano e eu realmente espero que isso aconteça, pois é uma série cheia de reviravoltas, com muitas surpresas, personagens maravilhosos, uma trilha sonora absurdamente boa e um final incrível!




Não encontrei um trailer oficial legendado, mas achei um que mostra bastante de como a série é incrível, só não consegui fazer ele ficar aqui no post, bonitinho... Para quem quiser assistir, só clicar aqui e ver no YouTube. :P


 *As imagens usadas no post são do site Adoro Cinema.