sábado, 6 de junho de 2015

Maldosas.


Primeiro de tudo, gostaria de me apresentar rapidamente. Me chamo Giovanna, tenho 21 anos e sou a nova colunista do blog (Não me diga Giovanna, nem sabia.. Pois é. haha) Amo demais os livros, principalmente as sagas, mas também curto os bons e velhos clássicos!
Como minha primeira escolha, optei pelo livro Maldosas da série Pretty Little Liars




Bom, o livro conta a história de quatro garotas: Aria, Emily, Hanna e Spencer, as quais sempre foram muito unidas e faziam tudo juntas. As quatro levavam uma vida perfeita, sempre seguindo os passos de sua amiga e a abelha rainha da escola de Rosewood, Alison Dilaurentis.
As cinco possuem o péssimo ato de mentir constantemente para todos que estão a sua volta, principalmente se for para guardar terríveis segredos - os quais todas possuem de monte. Todos os segredos dessas pequenas mentirosas podem acabar com suas vidas e a vida de pessoas ligadas à elas, o que torna as coisas muito mais interessantes para aqueles que não gostam das meninas. No entanto, todas as pessoas residentes de Rosewood (os quais também escondem diversos segredos) matariam para continuar mantendo-os escondidos. Sim, realmente matariam!
E tudo muda quando Alison, a líder do grupo, desaparece misteriosamente em uma noite de outono cheia de confusões e mistérios. Após esse acontecimento, Aria, Emily, Hanna e Spencer acabam separando-se e três anos se passam sem que ninguém saiba o que realmente aconteceu, como a garota sumiu e onde ela está; já que o elo do grupo sempre fora Ali.
Quando as meninas parecem estar começando a superar, uma pessoa denominada como '-A' começa a atormenta-las através de mensagens de texto via celular e email's, contando segredos e ameaçando-as com os mesmos, incluindo aqueles que as garotas confidenciaram apenas à uma pessoa: Alison.
Enquanto '-A' passa seus dias e horas ocupado (a) torturando as meninas com seus segredos sujos, Aria, Emily, Hanna e Spencer - mesmo que ainda de forma relutante - começam a aproximar-se mais uma vez, embora nem todas desejem ser amigas novamente.

Nunca confie numa menina bonita que esconde um horrível segredo.
Conhecendo melhor as personagens...

Aria Montgomery (A periguete mas minha liar favorita) depois de três anos fora acaba voltando com sua família para sua cidade de origem, Rosewood. Ficou afastada de todos os seus amigos, inclusive de suas melhores amigas. Acaba retornando como uma "nova" garota mas sem abandonar seu melhor lado. Aria sempre foi uma garota compreensiva e amorosa, muito amigas mas nunca santa. Assim como todas as outras, esconde os piores segredos, os quais podem acabar não apenas com sua vida e reputação mas como a daqueles que a cercam. 

Emily Fields (a confusa sofredora) a certinha do grupo. Ou melhor, seria certinha se não fosse os segredos que esconde. De todas, Emily foi a que sempre defendeu com unhas e dentes sua querida amiga Alison, mesmo que essa sempre trata-se todos mal inclusive Emily. Também era, das quatros, a mais próxima de Ali. Em sempre foi a mais leal e também a mais tímida, sendo considerada o elo fraco do grupo. Namora Ben, um atleta de natação assim como ela, a muito tempo e possui uma boa amizade com o garoto. Acaba conhecendo e tornando-se amiga de Maya St. Germain, garota que a faz questionar algumas coisas da vida assim como ela mesma.

Hanna Ashley Marin (ex gordinha, nova abelha rainha) é a mais extrovertida das quatro. Antigamente, quando Alison ainda estava em suas vidas, era gordinha e tinha muitos problemas de auto-estima. Era bulímica devido ao fato de Ali sempre jogar em sua cara que ela era magra e Hanna era gorda. Após o seu desaparecimento, Hanna transforma-se em uma garota completamente diferente: magra, esbelta, popular e o que Hanna mais gostava, desejada por vários garotos. Nesse intervalo de três que passa afastada das antigas amigas, torna-se amiga de Mona Vanderwaal - uma as várias garotas que sofriam nas mãos de Alison por ser considerada uma "perdedora". As duas juntas viram as garotas mais populares da escola.

Spencer Hastings (a que gosta de pegar o que não é dela) sempre foi, de longe, a garota mais inteligente e competitiva não apenas em seu círculo de amigas mas de toda a escola. Extremamente perfeccionista, está sempre tentando agradar aos pais e competindo com Melissa, sua irmã mais velha. Tal necessidade de competição surge enquanto as duas ainda são crianças, onde os pais demonstram amar mais Melissa que Spencer. A competição e rivalidade acaba envolvendo Spencer em diversas confusões, como até mesmo um relacionamento errado.

Alison Lauren Dilaurentis (a bitch) é a garota mais popular - não apenas na escola mas entre os garotos também. Popular, linda e maldosa, uma garota que todos amavam e odiavam ao mesmo tempo - incluindo suas melhores amigas. Alison era a abelha rainha de seu grupo e as garotas a seguiam como patinhos. "Queen Bee" da escola, tratava todos com desprezo, sendo maldosa com muitos colegas de sua classe e fora da escola não era muito diferente. Tratava todos mal, não dava paz para ninguém e não tinha papas na língua; sabia dos segredos de suas amigas e de muitas outras pessoas e apenas os guardava para poder utilizar-los nas horas certas, mantendo todos sobre seu controle. Encantadora e manipuladora, adorava chantagear todo mundo, fato que a fez conquistar muitos inimigos. 

-A (o grande mistério) é o principal vilã/vilão da história. Começa a ameaçar as garotas através dos segredos que possui, torturando-as vigiando cada passo que as pequenas mentirosas dão. De forma criativa e até mesmo implacável, -A tortura não apenas as garotas mas acaba atingindo até mesmo seus amigos e familiares. Acaba nos surpreendendo com sua esperteza, principalmente nas sequências dos livros.

Bom, eu escolhi esse livro primeiramente porque estou lendo o 5º livro da série e as coisas realmente estão muito boas! rs Depois, porque amo a série. Para quem ainda não sabe, os livros deram origem a série de televisão Pretty Little Liars, que também é muito boa. A série é um tanto diferente dos livros, nela existem personagens que nos livros não há, alguns acontecimentos que ocorrem na série com um personagem na verdade ocorreu com outro no livro e nem sempre a ordem cronológica é a mesma dos livros. No entanto, a trama da história é intacta e perfeita!

A história é repleta de traições, aventuras, surpresas, términos, recomeços e muito mistério. Este primeiro livro é mais uma introdução do que a história em si, mas não deixa de ser bom. O foco neste livro acaba ficando em cada uma das meninas de forma separadas, dando ao livro vários focos mas é claro que há muitos momentos delas juntas. É repleto também de flashbacks. 

Na minha opinião a autora foi sábia em fazer a introdução à história dessa forma, já que acaba evitando o cansaço e monotonia na leitura, pois sempre está acontecendo algo importante e legal com uma delas (tudo bem que às vezes você leva dois capítulos inteiros até rever sua personagem favorita mas ainda assim fica bom rs).

A leitura também é muito fácil, divertida e boa, conduzindo você sempre a mais um capítulo (eu o li em dois dias). A autora utiliza uma técnica de jogo de palavras que intensifica a diversão (os títulos são sempre legais, eu adoro!) Há também um pouquinho de Gossip Girl (livros e série televisionada) na questão de ter todo um mistério, nesse caso, sobre quem é -A e um pouco da vida das pessoas ricas (não ricas e fúteis como em GG mas ainda assim há um pouco disso).
"A vida é muito mais divertida quando você sabe de TUDO." -A
Sobre a autora:

Sara Shepard já sonhou em ser estrela de novela, designer de Lego, cineasta, geneticista e editora de moda, mas quando cresceu virou escritora mesmo. Ela se formou na Universidade de Nova York e é mestre em escrita criativa pela Brooklyn College. Atualmente, vive em Tucson, Arizona, com o marido e três cães indisciplinados. A série Pretty Little Liars, inspirada em sua infância e adolescência passadas em uma das cidades mais abastadas da Filadélfia, foi vendida para vários países e também adaptada com sucesso para a televisão.

Outras obras da série Pretty Little Liars:
Impecáveis.
Perfeitas.
Inacreditáveis.
Perversas.
Destruidoras.
Impiedosas.
Perigosas.
Traiçoeiras.
Implacáveis.
Estonteantes.
Devastadoras.
Arrasadoras.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: Maldosas
Autora: Sara Shepard
Editora: Rocco Jovens Leitores.
História: 5/5.
Narrativa: 3/5.