sexta-feira, 20 de março de 2015

Possuída pela Paixão

Olha ai, eu aqui com mais uma bela resenha do mais profundo da minha mente insana. \o/
Preciso dizer que ter esse livro em mãos e autografado é um motivo de felicidade total. :D


Sinopse oficial: Prestes a se casar com o filho do líder religioso mais influente do Brasil, a jovem e recém pastora Ester se apaixona por Henrique, um paciente de uma clinica para dependentes químicos no Rio de Janeiro, onde ela trabalha como voluntária. Pensamentos e desejos proibidos com esse belo homem a fazem acreditar piamente que sua paixão nada mais é do que forças ocultas invadindo seu coração, por isso tenta libertar-se de todas as formas possíveis do sentimento avassalador que a domina. Sentindo-se derrotada consigo mesma, Ester decide abandonar o trabalho e voltar para a sua vida perfeita, mas descobre que Henrique corre risco de morte. E por ironia do destino um terrível segredo que pode salvá-lo cai nas suas mãos, deixando-a no maior dilema da sua vida.
Inspirado em fatos reais da vida moderna, Possuída Pela Paixão aborda de uma forma romântica, com pitadas de humor, inúmeras questões relacionadas a crenças, desejos reprimidos, paixão e destino.

Devo dizer, vou começar essa resenha já com um aviso torturante para mim: Não vou me aprofundar ou começarei a falar demais e darei spoilers do livro.
Mas como posso iniciar sem dizer que eu estou apaixonada por esse livro? Ah sim, eu estou apaixonada por esse livro!

Gente, entendam, eu já falei que não sou fã de livros que falam sobre religião, que lembram religião e que pensam religião porque a quantidade de tretas no mundo por conta de diversidade de religião é absurda para mim. Mas eu já esperava algo de bom desse livro. Não sei porque exatamente, se era pelo Tony ser um grande amigo ou por saber do potencial dele.

Na capa do livro - que é magnífica!!!! - já vem uma frase de chocar corações: "Ninguém se apaixona por acaso". E essa não é a única frase matadora do livro. Há uma frase incrível do Tony que não me atrevo a reescrever por não me ver apta, é linda e tocante.

É um livro surpreendente. É um livro inspirado em fatos reais. É um livro que me fez ver algumas coisas com outros olhos - acredito que é para isso que servem os livros, certo?! - e me fez entender melhor algumas coisas que eu tinha o costume de julgar bastante dentre os mais "fanáticos" no assunto religioso da vida. Os temas que o Tony abordou mostram que a história é verdadeira porque... Gente, porque tudo é sentimento! A quantidade absurda de sentimentos que eu tive para apenas um livro! Sentimentos divergentes entre si. Sentimentos puros, quase como se eu estivesse observando toda essa história de fora. Sendo assim, o quero dizer sobre o livro em geral é que: Eu o amei com todas as minhas forças e o final... O final me fez chorar, me fez sorrir e me fez acreditar que o livro era mais verdadeiro ainda.

Não vou falar de todos os personagens, vou falar dos principais para mim na história, mas deixo aqui meu comentário sobre o fato de todos serem extremamente bem construídos, bem utilizados e muito, muito revoltantes até que conseguimos realmente entendê-los.

Pra começar que a Ester, a personagem principal, despertou meu ódio a cada passagem do livro apenas pelo fato de ter o perfil que eu repúdio com todas as minhas forças, mas de repente me vejo procurando entendê-la. Procurando um meio de deixar de criticá-la e até que consegui entender como era para ela tudo o que estava passando. Todos os seus sentimentos, todas coisas que rondavam sua mente.
Depois dela vem o Henrique, que me deixava ora irritada, ora apaixonada. Ora com vontade de socar todos os ossos fragilizados dele, ora de cuidar dele. Ora com vontade de bater com o livro na bela face e na tatuagem dele, ora de simplesmente sentar e ler com ele. Eu o via como um ser humano, não como um personagem. Entre as páginas 104 e 106, eu quis muito socar a Ester até que ela desmaiasse e quis muito consolar Henrique com todas as minhas forças. Apenas para entenderem o nível que a história me levou.

E por fim, mas não menos importante, a Tia Naná! Ô mulher inteligente! Mas essa senhora me ensinou mais coisas nesse livro do que qualquer outra pessoa - que tia Jô não me ouça e.e -, e eu realmente acreditei nela, em tudo o que ela fez e pensou. E devo dizer que deve ser a personagem subprincipal que eu mais adoro em toda minha vida.

E sobre o final do livro: Me debulhei em lágrimas por alguns minutos antes de finalmente sorrir. E é o que tenho para dizer.
A vida da gente passa o tempo todo por mudanças, assim como o clima da terra. Ás vezes bem como um lindo dia de sol, outras, cheios de problemas, como se o mundo fosse desabar na cabeça da gente, parecendo que estamos enfrentando uma grande tempestade.
Sobre o autor:

Tony Novaes é casado, tem dois filhos e mora em Indaiatuba, interior de São Paulo. Empresário na área de materiais elétricos, ele se divide entre a paixão por criar histórias e seu negócio. Aos 25 anos, quando leu o livro Da criação ao roteiro, de Doc Comparato, decidiu que queria ser roteirista. A partir dali fez vários cursos de roteiros até dominar totalmente a técnica. Mas, quando o seu primeiro trabalho para um longa estava pronto, teve a ideia de transformá-lo num livro; nasceu, então, Possuída pela Paixão.

Outras informações:

Compare o preço: Site do autor.
Título: Possuída pela Paixão
Autor: Tony Novaes
Editora: Buriti
História: 5/5
Narrativa: 5/5