segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Anexos.

Então o ano finalmente começou e eu voltei para aquela loucura entre ler, trabalhar, resenhar, viver e tudo o mais. É uma doideira sem fim, gente! Até ir ao Correio e enviar as coisas do blog anda difícil...hahaha Mas vamos logo para uma resenha? Desta vez é do livro de Janeiro do Desafio Literário do Skoob. :D

Jennifer e Beth são amigas e trabalham no mesmo jornal (Beth como crítica de cinema e Jennifer como revisora) e as duas conversam o tempo inteiro pelo e-mail do serviço, coisa que vai contra as políticas da empresa.
Tão contra que existe um funcionário designado exclusivamente para monitorar os e-mails dos funcionários e adverti-los caso descumpram a regra.
Mas as duas nunca foram advertidas pelo uso indevido do e-mail. O motivo? Lincoln, o funcionário responsável por fazer isso, acabou achando graça em seus e-mais, suas conversas, brigas e brincadeiras.
Isso, por si só, já é completamente antiprofissional, mas o caso fica ainda pior quando Lincoln percebe que, na verdade, está se apaixonando por Beth, mesmo sem nunca tê-la visto pessoalmente. Mas Beth tem namorado e, além do mais, como ele poderia se aproximar dela quando leu todos os seus e-mails sem ela saber?

Alguém, por favor, me deixa dar um daqueles abraços de urso na Rainbow Rowell? Por favor... Minha vida não será completa enquanto não encontrar a mulher por trás desses livros magníficos, reais, tristes, cheios de emoção e de uma sutileza inacreditável! São histórias realmente lindas, ricas em detalhes, cheias de amadurecimento, problemas e soluções familiares e narradas de maneira única, com muita delicadeza e despertando a empatia do leitor, levando-o a acompanhar tudo com o coração apertado na esperança de um final feliz, sem perceber que começou o livro encontrando um personagem perdido, deslocado e cheio de problemas e terminou a leitura com um protagonista totalmente diferente, crescido e pronto para enfrentar o mundo, mesmo com todas as pedras no caminho.

Lincoln, Beth e Jennifer são personagens inacreditavelmente diferentes, mas que juntos são brilhantes. Enquanto ele é melancólico e doce, Beth é mais atirada e prática, ao passo que Jennifer é complexada e paranoica. Mas na verdade, acompanhamos Beth e Jennifer apenas por seus e-mails (os que Lincoln lê), então temos uma visão ao mesmo tempo próxima e distante das duas. Distante porque não acompanhamos todos os acontecimentos de suas vidas, apenas os que elas conversam, e próxima porque durante as conversas elas são realmente sinceras, comentando sobre como se sentiram em determinada situação, realmente abrindo o coração uma com a outra. Por isso me senti próxima, mesmo estando distante, diferente de como me senti com relação ao Lincoln, que acompanhei passo a passo. O tempo inteiro sabemos o que ele está fazendo, sentindo e vivendo. Vemos o quanto ele se sente deslocado e errado, como se recrimina por ler os e-mails, o quanto reluta em admitir seus sentimentos e sofre por não ver uma solução para seus problemas. Só que, em momento algum isso se transforma em algo chato ou dramático. É tudo escrito tão delicadamente...

Além dos personagens incríveis, da história linda e da narrativa maravilhosa, existe também outra coisa muito interessante no livro. Ele se passa na virada do milênio, naquele época em que todo mundo achava que os computadores iriam pirar quando o ano de 1999 acabasse e começasse 2000. Eu era pequena na época, não prestei atenção em como todo mundo estava meio desesperado, então ter a oportunidade de ler algo que retratasse isso foi muito bom. Amei saber como as pessoas se dividiam entre quem achava que aconteceria algo extraordinário na virada do ano e quem não achava nada demais no assunto... Ver como todos se questionavam sobre isso, a reação quando essa virada aconteceu e as máquinas não se transformaram em monstros assassinos ou coisa assim. Nunca tinha lido nada que abordasse esses acontecimentos e foi uma ótima experiência.

Anexos, na verdade, foi uma experiência para mim. O livro é bem diferente dos anteriores que li da autora e eu já sabia disso antes mesmo de comprá-lo e estava com um pouco de receio em ler e me decepcionar, acreditar que a autora era ótima com livros adolescentes, mas não com livros adultos. Como estava errada! A autora é boa em tudo! Não é meu livro favorito dela (ainda estou em duvida entre Eleanor & Park e Fangirl), mas é tão perfeito que merece cinco estrelinhas e um coraçãozinho vermelho ao lado, pois a história é linda, repleta de referências ao cinema (outro detalhe digno!) e Lincoln é um personagem tão carismático, nerd e complexo que te sequestra para a vida dele e quando finalmente te liberta você está todo bobo e pensando se é cedo demais para começar a reler a obra e voltar para lá... Preciso dizer mais alguma coisa? Simplesmente leiam Anexos e se apaixonem como eu.
Lincoln teria que contar a Beth.
Mas não podia contar a ela. Isso não iria funcionar. Era estúpido. (Pág 199).
Sobre a autora:

Rainbow Rowell escreve sobre adolescentes (Eleanor & Park e Fangirl), e às vezes sobre adultos (Attachments e Landline).
Mas ela sempre escreve sobre pessoas que falam MUITO! E pessoas que sentem que estão fazendo tudo errado na vida.

Outras obras dela:


Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: Anexos.
Autora: Rainbow Rowell.
Editora: Novo Século.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.