segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A marca de Atena.

Já li A marca de Atena há meses, porém não era capaz de escrever uma resenha dele. Consegui agora, mas ainda está mais para "declaração de amor" do que resenha...
Ele é o terceiro livro da série Os Herois do Olimpo e já resenhei os livros anteriores aqui e aqui.

Pode conter spoiler sobre os dois primeiros livros.

Annabeth finalmente conseguiu reencontrar Percy Jackson, porém como a sorte parece não ser companheira desses semideuses, o Acampamento Júpter e o Acampamento Meio-Sangue se desentendem e dão início à mais um grande conflito.
Como se não bastasse, Annabeth recebe um recado um tanto intrigante de sua mãe, Atena: ela deve seguir A Marca de Atena e vingar a Deusa.
A verdade é que Annabeth já está envolvida na profecia que fala sobre sete semideuses que devem chegar até as Portas da Morte e não precisava de mais uma tarefa a cumprir no caminho.
E ainda existe Percy... Que passou tanto tempo longe, vivendo em um acampamento totalmente diferente, se habituando à novos costumes e pode, agora, se sentir mais confortável nesta nova vida do que ao lado dela lá no Acampamento Meio-Sangue. São questões importantíssimas demais para apenas Annabeth resolver, será que ela conseguirá?
OMG, o Rick Riordan não é uma pessoa normal. Ok, eu já duvidava disso, mas agora tenho certeza do que estou falando. Depois de tudo o que ele fez com seus personagens em A marca de Atena fica óbvio que ele não possui um coração ou amor (e até um pouco de respeito, talvez) pela vida (ou integridade psicológica) de seus fãs. A partir de hoje meu coração Bookaholic ficou mais fragilizado e não me responsabilizo pelos meus atos se um dia tiver a oportunidade de me aproximar desse autor. Eu muito provavelmente começaria a gritar, chorar e me debater de forma histérica até que não me restasse forças para nada além de chorar e soluçar.

O motivo? Eu amo e odeio tudo o que ele escreve. Amo o quanto seus personagens são humanos e verossímeis, como ele consegue conduzir tudo de forma tão ímpar e bem entrosada, a maneira com que transforma cada página em uma aventura completamente nova... E odeio como, ao me fazer amar tudo isso, ele destrói meu coração em milhões de pedacinhos na última página. Sempre. E eu nunca aprendo. Choro, me irrito, reclamo, quero gritar e bater em alguma coisa, mas abraço o livro e fico toda "Como é lindo...". Fico boba com o quanto ele consegue me manipular para amar cada palavra lida, com o modo único que ele tem de construir uma história tão rica em detalhes, consistente e nada cansativa.

Neste volume meu amor e desespero foi direcionado quase exclusivamente para Annabeth, pois ela foi a escolhida para seguir a Marca de Atena e enfrentar todos os perigos e obstáculos do caminho. Sua força de vontade e coragem me encantaram, mas também temi por ela (eu já disse que o autor em questão não é uma pessoa muito confiável quando o assunto é manter seus personagens vivos?) Queria a todo instante entrar no livro, pegar todos os personagens e colocar no mesmo lugar, para que pudessem trabalhar junto, pois sempre achei que o trabalho em conjunto gera mais resultados positivos do que o individual, mesmo que o grupo em questão incluísse Hazel e Piper, duas personagens para lá de sonsas e cansativas. Percy e Leo também estão no grupo e fazem tudo valer a pena e, em minha opinião, são os melhores semideuses existentes desde sempre, basicamente invencíveis (eu sei que o Percy é lerdo e o Leo é infantil, mas... Eu os amo!).

Os personagens são lindos, a narrativa é maravilhosa e o enredo é magico, acho que vocês já entenderam. E também devem imaginar que eu recomendo a leitura, não é? Pois é, recomendo mesmo, mas antes prepare o coração para correr inúmeros perigos, viver grandes reviravoltas, se encantar com os personagens (menos a Hazel e a Piper!) e querer gritar de raiva e desespero depois das últimas páginas. E também preparem-se para já ter em mãos o próximo livro, pois sua vontade vai ser correr para ele e, instantaneamente, retornar ao mundo onde semideuses gregos e romanos vivem em guerra (sou do acampamento grego!), Gaia está tentando dominar o mundo, os monstros estão à solta e os deuses estão levemente enlouquecidos. Um mundo maravilhosamente bem construído e amável!

- Temos cartazes de PROCURADOS? - perguntou Leo - E eles têm o valor das recompensas, tipo, em uma lista?
Hazel franziu o nariz.
- Do que você está falando?
- Só estou curioso sobre quanto minha cabeça está valendo atualmente - respondeu Leo - Quer dizer, posso entender por que não sou tão caro quanto Percy ou Jason, talvez... mas valho, tipo, dois ou três Franks? (Pág 173).
PS: sou apaixonada pelas cenas que colocam Percy e Jason em conflito. :3 Amo o quanto os dois são extremamente poderosos. Mas sou Team Percy até o fim, hein?

Sobre o autor:

Rick Riordan nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.

Outras obas da série Os herois do Olimpo:
O herói perdido.
O filho de Netuno.
A casa de Hades.
Sangue do Olimpo.

Outras obras dele:
Percy Jackosn e o ladrão de raios.
Mar de monstros.
A maldição do titã.
A batalha do labirinto.
O último olimpiano.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Editora: Intrínseca.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.