sábado, 25 de outubro de 2014

Evento: Sagas Convention SP.

Omg, tem muito tempo que não apareço por aqui, não é?
Peguei uma gripe absurda nas últimas semanas e, com certo esforço, só conseguia ir trabalhar. Depois, me acabava em sono, sono e mais sono. Não li, não resenhei, não postei...Só dormia e tossia, foi terrível.
No momento ainda não estou 100%, mas já uns 60% então consegui aparecer mais uma vez. :D
E vou falar de um evento que tive a oportunidade de participar no começo do mês, o Sagas Convention.


Descobri este evento antes da Bienal e fiquei encantada. A ideia era unir fãs de diversas sagas literárias diferentes (HP, JV, PJO, Divergente, Crepúsculo e As crônicas de Nárnia) e eu fiquei toda "OMG EU PRECISO IR". Claro que chamei a Andreza, minha amiga doidinha que topa todas as oportunidades de sair de Suzano e vadiar por SP por motivos literários. Ela, obviamente, aceitou e ficou pirando também.
Mas tinha um detalhe muito importante: o evento seria apenas no Rio de Janeiro, ou seja... Ficaríamos só na vontade mesmo.
Mas eis que em algum momento o pessoal da organização postou no facebook que o evento aconteceria em outro estado também e... Eu entrei em pânico esperando que fosse em SP. E foi.
Assim que foi confirmado data (12 de Outubro) e local (Casa de eventos Via Marquês, na Barra Funda), surtei e comprei meu ingresso.
Como gosto de fazer loucuras completas, não quis saber de pista e comprei logo o camarote. Paguei mais de R$: 80,00 (o preço oficial), pois tive que parcelar no cartão e tinha juros. :(
Mas tudo bem, não é? Afinal eu estaria perdida entre pessoas com o mesmo gosto que o meu e... Ia ser perfeito! Bom, ao menos devia ser...

Fila de fãs esperando o início do evento.
Mas esta era a fila de pessoas esperando para entrar no evento. Estava um sol absurdo, calor demais, gente demais e pouca comodidade. Ok, eles não tem culpa do calor, mas se tudo tivesse ocorrido corretamente, tudo isso seria evitado. Motivo?
Oras, estava marcado no site que os portões para a troca do ingresso seriam abertos 12:00hrs (todos estavam com o comprovante de compra e precisavam trocar pelo ingresso de verdade) e muita gente chegou mais cedo para poder trocar logo. Eu, como moro muito longe e pego várias conduções para ir nesses eventos, saí de casa super cedo e cheguei lá 10:30hrs. Não fui a única. Mais ou menos umas dez pessoas já estavam na fila quando cheguei.
Porém... Os ingressos começaram a ser trocados por volta das 14:30 hrs, horário que, na programação oficial, o evento já teria começado.
Os organizadores disseram que se atrasaram por conta do vôo de RJ para SP, mas que raios eles pensavam em fazer saindo do RJ no dia do evento em SP? Sinceramente, acho que deviam ter feito isso um dia antes, no mínimo.
E quando o pessoal da organização chegou, avisaram que a dubladora da Tris não iria aparecer por motivos de saúde. :( Todo mundo ficou desapontado.
Como se não bastasse, eles distribuíram copinhos de água para o pessoal na fila. Sim, uma atitude louvável. Porém o moço que fez isso infelizmente deixou a impressão errada. Agindo de forma grosseira, tive a impressão que ele tentou "calar" a indignação do pessoal com a água. Muitas pessoas pensaram da mesma forma. :(
Eu, a Andreza e os nossos ingressos.
Antes de entrarmos o pessoal da segurança pegou todas os alimentos que estavam conosco. Jogaram tudo de forma desorganizada dentro de um saco e, quando acabou o evento, foi um caos pegar tudo de volta. E os preços lá dentro eram exorbitantes.
Mas então que finalmente trocamos nossos ingressos e entramos!
E o evento não começou. Estava marcado para ter início 14:00hrs, porém entramos 14:30hrs e o evento começou somente lá pelas 16:00hrs.

Tapete vermelho para os fãs.
Ah, perto da entrada existia este tapete vermelho para os fãs passarem. *-*
A Andreza ao lado do símbolo de HP, os Puffs da área VIP e eu ao lado do tordo de JV.



No espaço de tempo entre a entrada e o início do evento eu fiquei zanzando pelo espaço, dando uma olhadinha nas lojinhas aqui e ali (não comprei nada) e tirando fotos. Mas estava extremamente irritada com toda a demora.

Eu e a Andreza nos nossos camarotes.
Como comprei os ingressos para Camarote, eu e a Pequena (apelido da Andreza) ficamos na parte superior do espaço, com esses Pufs brancos e um sofá preto.

O público passeando pelo espaço enquanto o evento não começava.

Sim, estava cheio. Apesar de todo o estresse, não vi ninguém desistindo e indo embora, por isso quando entramos, rapidamente enchemos o salão.
Palco e alguns dos telões onde passaram vídeos das sagas, o pessoal brincando na gincana de JV e os ganhadores do cosplay.
As atrações foram, basicamente, um caos, devido ao improviso (eles assumiram que improvisaram para ocupar o tempo que seria destinado à dubladora da Tris) e à grosseria do apresentador principal. Não acredito que ele tenha agido desta forma intencionalmente, porém suas respostas beiravam à falta de educação e, dentro do camarote onde eu estava, todos ficavam horrorizados toda vez que ele abria a boca. Particularmente, estava a ponto de ir lá dizer para ele que quem devia estar irritado eram os fãs, não ele.
Teve concurso de cosplay (alguns um tanto nada a ver e outros super interessantes) e eu fiquei enlouquecida com o Grover, que ficou extremamente fiel ao filme e super hilário! Fiquei feliz por ele ter ganhado, mesmo que tenha ficado empatado com a menininha de HP.
A atração de Jogos Vorazes não me agradou muito, pois só li o primeiro livro e fiquei sabendo de spoilers absurdos que acabaram tirando minha vontade de ler os próximos. Sei que o pessoal da organização não tem culpa, por isso só reclamo, novamente, da grosseria do apresentador durante a brincadeira.
O lado bom disso tudo? Eles passaram um vídeo que fazia uma retrospectiva de cada série e eu chorei horrores vendo Bella, Edward, Alice, Emmett, Rosalie, Carlisle, Esme, Jasper, Charlie ao som de A Thousand Years... Foi o primeiro vídeo exibido e destruiu meu coração de fã. Até agora estou emocionada.
E também chorei com o vídeo de Divergente ao som de Beating Heart por motivos óbvios, né?hahahaha São duas séries super amadas.
O vídeo de PJO também foi legal, mas senti falta da música Poker Face, da Lady Gaga, ou Tik Tok, da Ke$ha.
Tomei bastante cuidado em evitar o vídeo de Jogos Vorazes para não ter contato com ainda mais spoilers, achei fofo o vídeo de As crônicas de Nárnia e fiquei irritada com o vídeo de HP.
Todos os demais vídeos tiveram uns cinco ou seis minutos de duração, porém o de HP teve, sei lá, uns 15? 20? 25? Não sei, só sei que foi absurdamente maior do que os outros, mostrando uma clara preferencia para a série. (Repararam que nas fotos só tem os símbolos de JV e HP em grande escala? Pois é, isso acontece por não ter encontrado os símbolos das demais séries)...
Não é por ser fã de Crepúsculo que estou falando isso (nunca me interessei por esta briguinha ridícula entre os fandoms e tenho vários amigos fãs de HP e me dou super bem com todos eles), mas sim por ser fã de PJO e Divergente, gostar de Jogos Vorazes e ter muito interesse em As crônicas de Nárnia e achar que, em um evento com a intenção de unir os fãs das grandes sagas literárias, o ideal seria tratar todas elas com igualdade e não priorizar alguma (qualquer uma) em detrimento das outras, transformando isso em mais um argumento para os fãs se engalfinharem por aí, pois a saga X recebeu mais destaque do que a Y.
Precisava desabafar sobre isso, pois era algo que estava "entalado" em minha garganta desde o final do evento.

Achei por bem, depois de terminado o evento e todo o transtorno que o rodeou (ainda bem que tinha levado um vidrinho de Dipirona na bolsa, foi o que manteve a minha pessoa e a pessoa da Andreza em pé), pedir para minha amiga linda dar uma "entrevista" para o blog, falando sobre o evento, então aqui vai...



Pontos positivos.
O Via Marquês foi um bom local para a realização do evento, um espaço amplo, com palco, telões e sons de alta qualidade. As atrações com a finalidade de tocar o coração dos fãs, feitas com carinho. A criação da passarela foi bem legal e emocionante. Os vídeos foram bonitos.
Pontos negativos.
Bom, vamos lá. Sei que imprevistos acontecem, mas como organizadores, não dá pra sair do Rio de Janeiro no dia do evento e com uma hora de antecedência, certo? Deveriam ter se programado e já estarem em São Paulo um dia antes, com estadia em um hotel, casa... enfim, algum lugar. Não foi justo com as pessoas que chegaram às 10:30 sabendo que os portões para as trocas dos ingressos seriam abertos as 12:00hrs e serem informadas do imprevisto, tendo que ficar debaixo do calor, estressadas e chateadas, para esperar por eles, que trocaram o horário da entrada ao evento. Os portões foram abertos as 14:30, sendo que eles tinham dito que seria aberto as 13hrs. Falta de organização TOTAL.
Ao entrarmos, não ficamos com nenhum alimento que compramos, nem mesmo a água. Ambos ficaram em posse da segurança. E lá dentro os símbolos das sagas eram feitos de isopor! ISOPOR! Gente, pelas fotos eu esperava algo totalmente diferente, mas tudo bem.
Em relação às participações nas brincadeiras, onde tínhamos que destacar uma partezinha do ingresso e entregar para eles foi um tumulto que só, pois eles perceberam que havia numeração no ingresso somente na partezinha que destacamos e entregamos a eles, ou seja, tivemos que voltar e fazer eles colocarem um numero e tudo isso no maior tumulto. Uma menina que estava atrás de mim desmaiou e os seguranças foram alertados e retiraram ela de lá, porém demorou muito. *o*
Em toda a questão de horários, eles não respeitaram nenhum. E avisar de última hora que a dubladora da Hermione não iria ir foi falta de consideração com todos os fãs.
Eu saí de lá com a sensação de perda de tempo e dinheiro, pois esperava do Sagas Convention um evento que seria tão bom que valeria o valor que eu paguei e seria demais! Mas não foi bem assim, pena.
E algumas pessoas da produção foram super mal educadas, falavam coisas desnecessárias e da forma mais grossa possível.
Valeu o investimento?
Com certeza não. Paguei R$80,00 reais em camarote e esperava algo TOTALMENTE diferente e mais dinâmico e eu estava tão animada pelo evento que mesmo por ter ficado na fila por 4 horas eu tinha esperanças de o evento ser muito bom e me decepcionei muito.
Quais atividades você incluiria no roteiro, se possível?
Bate Papo com os fãs, recriação de cenas das Sagas, grito de guerra de cada saga, jogos de buscas a objetos perdidos de cada saga, depoimentos de fãs sobre como conheceu sua saga favorita, jogos de mímica para adivinhar o personagem, debates sobre ships das saga, enfim, coisas divertidas.
O que você gostaria de dizer para quem pretende ir ao evento do dia 25, no Rio de Janeiro?
Se eu tivesse comprado o ingresso do Rio e não ter ido no evento de São Paulo, depois de tudo o que o pessoal falou na página deles eu pediria o meu dinheiro de volta para não me arrepender.
A última pergunta agora não tem muito sentido, afinal o evento do RJ está acontecendo neste momento, mas a questionei sobre isso por esperar que fosse fazer o post antes. Não fiz por culpa da gripe. :( 

E, para terminar meu post, deixou aqui a foto de um dos melhores momentos de todos: quando a Andreza (que foi sorteada para participar de uma brincadeira de HP), estava usando o Chapéu Seletor e seus olhinhos brilhavam. *-*