segunda-feira, 7 de julho de 2014

Tag: Livros desconhecidos.

Faz tempo que não posto nenhuma Tag aqui no blog, estava com saudades, por isso sai procurando pelos blogs e achei algumas bem legais, que vou respondendo aqui aos pouquinhos, ok?
Hoje é dia da Tag: Livros Desconhecidos, que encontrei no blog Meu amor pelos livros (confiram as respostas aqui) e que eu adorei, por me permitir falar sobre livros que não estão nas listas de mais vendidos, mas que deveriam estar. :D

1. Um dos seus livros favoritos que você acha que deveria ser mais conhecido.


Nas trevas e na luz é um romance nacional escrito pela linda da Gisele Carmona, que tive o prazer de conhecer logo que criei o blog, em 2011, e conta a história de Sara, uma garota de 16 anos que acidentalmente desperta o Senhor das Trevas, um ser maligno que enfraquece todos os pilares da natureza e começa a povoar a Terra com seres horrorosos que só querem matar os humanos. Apavorada e sabendo ser a culpada por tudo isso, Sara decide que está na hora de dar um basta neste Senhor das Trevas e vai a luta para libertar o mundo das forças malignas.
Na época em que li este livro eu estava em uma ressaca nacional absurda (mais de três meses sem ler nada nacional) depois de uma decepção gritante, mas ao colocar os olhos nesta obra não consegui fazer mais nada a não ser torcer desesperadamente por Sara e me emocionar com cada palavra. Este livro, definitivamente, devia ser mais conhecido.


2. Um livro desconhecido que você transformaria em filme.


A infiltrada - Infiltrando-se na N.S.A., obra mais que perfeita de Natália Marques, conta a história de Claire Evans, uma das integrantes da máfia italiana Padova, que se infiltra na N.S.A. para um treinamento militar com o intuito de tomar as devidas providências para que o maior carregamento de drogas já feito consiga passar pelos radares de segurança sem ser detectado e, no caminho, eliminar o Generalíssimo Alan Beckert da jogada, simplesmente o homem mais inteligente de todo o complexo. Mas Claire, que começa a usar o pseudônimo de Hailey Dowson, se apaixona pelo infeliz do Generalíssimo e a missão se torna cada vez mais impossível... E quem disse que se pode decepcionar a máfia?
Ok, para quem acompanha o blog este livro nem é desconhecido, afinal eu teimo em falar dele em todas as ocasiões possíveis, não é? Mas isso acontece por não aceitar que quando começo a tagarelar sobre Claire e Alan as pessoas me olham com cara de "ela é louca, não sei do que está falando". Não aceito que as pessoas não conheçam esse livro (tanto que todas as minhas amigas já leram também!). E, na resenha que fiz aqui no blog (da qual me envergonho muito, afinal não disse nada com nada o texto todo) eu comentei que esperava ansiosa por alguma adaptação cinematográfica e ainda espero. Seria um sonho se realizando, eu poder entrar no cinema e ver a história desses dois ganhando vida nas telas! <3


3. Um autor/autora que você acredita que deveria ser mais conhecido em função do grande talento e originalidade.


O advogado da vida, de Jean Postai, conta a história de David, um advogado que se vê em um caso polêmico, onde deve defender um cliente que nem ele acha estar muito certo. O caso é o seguinte: o famoso médico Arthur Galanidel supostamente realizava abortos ilegais em sua clínica. Agora, David tem que tentar inocentar o médico, mas aqui existem questões muito maiores do que apenas atos ilegais. Religiosos se envolvem, a sociedade coloca pressão no caso, a imprensa quer seguir todos os passos dos envolvidos e uma questão o incomoda intimamente: a mãe realmente pode escolher se quer ou não dar à vida ao filho? Em quais circunstâncias?
Esta obra já apareceu aqui quando falei sobre minhas melhores leituras do ano passado, mas a verdade é que foi uma das minhas melhores leituras desde sempre, pois Jean Postai conseguiu escrever uma história surpreendente, bela e cheia de reviravoltas, mas sem se deixar levar e esquecer o tema central, o direito à vida. O livro em si foi uma linda discussão entre o sim e o não ao aborto, não com a intenção de fazer a cabeça do leitor e sim de informar sobre os diversos aspectos a serem analisados ao falar sobre o assunto. Um livro enriquecedor que mostrou todo o talento do autor. Maravilhoso.


4. Um livro que você leu, se surpreendeu, mas por ser pouco conhecido não tinha ninguém para conversar sobre ele.


Uma vida interrompida - Memórias de um anjo assassinado é um livro de Alice Sebold que li no começo de 2011 e nunca esqueci. Nele, a garotinha Susie Salmon, agora no céu, depois de assassinada, fica de lá de cima olhando para sua família aqui embaixo, acompanhando os passos de seu assassino, vendo o sofrimento de seus pais e nos contando sua história. Ela narra como era a vida da família antes da tragédia de sua morte, conta como aconteceu esta tragédia, como a polícia parece rodar, rodar e rodar, mas nunca sequer se aproximar do verdadeiro culpado de sua morte...
Acho difícil alguém conhecer este livro, mas muita gente já assistiu ao filme dele sem saber que era uma adaptação, até porque o título foi mudado. Na adaptação a obra se chama Um olhar do paraíso (a protagonista é a Saoirse Ronan, a atriz de A hospedeira), e apesar de ter me emocionado muito, não conseguiu sequer chegar aos pés do livro, que foi uma lição de vida. Uma obra maravilhosa que, ao analisarmos brevemente, se parece com um drama interminável (afinal uma garotinha foi assassinada sob as mais cruéis situações e começa a nos contar tudo sobre o assassinato, acompanhar o assassino e a família destruída por sua morte), mas quando iniciamos a leitura percebemos que não é bem assim. Susie é uma protagonista maravilhosa, sua força, sua coragem e sua humanidade são incríveis e, ao final, é impossível não se emocionar. Foi, e ainda é, terrível não ter com quem conversar sobre a leitura.


5. O seu personagem favorito de um livro desconhecido.


Soul love - À noite o céu é perfeito, de Lynda Waterhouse, foi mais uma das minhas leituras de 2011 e conta a história de Jenna, uma adolescente que não quer trair os amigos e assume toda a responsabilidade por um ato irresponsável na escola. Como "castigo" a mãe a manda passar um tempo com a tia em uma cidadezinha no meio do nada, sem celular, internet ou más influências, e lá Jenna conhecer Gabe, um garoto melancólico e autêntico, por quem Jenna logo se apaixona. Mas em meio a músicas, livros, noites estreladas e conversas apaixonantes, Jenna descobre o segredo de Gabe e, de repente, tudo aquilo que era lindo passa a ser nada promissor e os dois são forçados a tomar decisões que os mudarão para sempre.
Aqui está outro livro que sempre que possível aparece aqui no blog e eu quase faço cambalhotas para que todo mundo se interesse por ele e lhe dê uma chance. *-* Não me conformo com a quantidade de gente que conhece Jenna e Gabe! São poucas pessoas e, na verdade, o mundo todo deveria conhecer esses dois.  E escolhi Jenna como minha personagem favorita de um livro desconhecido. Jenna, no começo, foi um pouco chata e irritante, mas isso só contribuiu para mostrar seu amadurecimento durante a história. E ao final, por sua causa, foi infinitamente difícil ler as últimas páginas. Eu apenas chorava, chorava e chorava, tamanho meu encantamento com o enredo inteiro, mas principalmente com a protagonista, que se tornou o tipo de pessoa que quero ser. Jenna é uma personagem inesquecível. <3


6. Uma série de livros que deveria ser mais conhecida.


Annástria na verdade é uma trilogia, mas o último livro ainda não foi lançado. Os dois primeiros (Annástria e o príncipe dos deuses e Annástria e os sete escolhidos) eu já li e espero pelo último com o coração apertado. A história é sobre Annástria, uma dimensão super-evoluída, governada pela Deusa memória, e uma antiga profecia diz que o filho primogênito dos grandes deuses iria se unir à Satine, a deusa das trevas e somente, Darin, o filho adolescente do Rei de Annástria poderá salvar a dimensão das garras de Satine.
Annástria é uma série de fantasia maravilhosa. Darin é um protagonista tão amável, responsável e educado que dá vontade de entrar no livro e sair o ajudando a lutar contra Satine só para que ele fique mais feliz. Um dos protagonistas mais fofos de todo o universo bookaholic. Claro, tem a chata da Ímpar, sua amiga, para o ajudar, mas eu realmente detesto aquela menina. Ela, definitivamente, é o único ponto chato do livro para mim (porque tem muita gente que ama a Ímpar). Sempre achei que o livro deveria ser mais conhecido, de preferencia lançando outra edição dos dois (com uma revisão mais atenta), mas sem mudar as capas, que são tudo a ver com a história e lindas demais!


7. Se você pudesse transformar um personagem coadjuvante, pouco conhecido, em um protagonista inesquecível, quem seria?


Sangue na neve foi escrito por Lisa Gardner e me ganhou desde a primeira página ao começar a contar a história de Tessa, a policial acusada de matar o marido, mas que não sabe onde está a filhinha de apenas seis anos de idade. E a sargento detetive D.D. Warrer tem que encontrar a criança antes que seja tarde demais e entender os motivos de Tessa ter assassinado o marido. Para isso ela conta com a ajuda de Bobby Dodge, um policial estadual.
Sangue na neve é outro dos meus queridinhos que indico a torto e a direito, mas no momento quero focar no personagem secundário que não recebe muito destaque mas devia receber: Bobby Dodge. O homem é simplesmente o máximo, mas por sempre dividir a cena com D.D. acaba ficando esquecido (afinal D.D. ofusca tudo e todos que estão por perto). Em Esconda-se ele recebe um pouco de destaque, mas ainda assim não na quantidade merecida. Queria um livro somente com ele, para que pudesse mostrar todo seu potencial, pois ele é simplesmente brilhante.


E, para terminar o post, vou deixar aqui o trailer da adaptação de Uma vida interrompida, ok?