segunda-feira, 28 de julho de 2014

Incendeia-me.

Terminei de ler Incendeia-me!
E já aviso aqui que, por se tratar do terceiro e último livro da série, não foi possível evitar spoiler, então quem não leu os anteriores e não quiser descobrir mais sobre a história, recomendo que não leia a resenha. :P

O Ponto Ômega foi destruído.
Juliette parece ter sido a única resistente que conseguiu sobreviver.
E agora está determinada a fazer o responsável pelo Restabelecimento pagar por tudo que fez com ela e com seus amigos.
Mas Juliette sabe muito bem que não conseguirá alcançar seus objetivos se estiver sozinha, por isso acaba se aliando à pessoa mais improvável possível: Warner.
E ao fazer isso Juliette vai descobrir mais sobre Warner, sobre a sociedade em que vive, sobre Adam e tudo o mais que ela já acreditou.
As surpresas são muitas e as dificuldades são absurdas, no entanto ela está disposta a morrer lutando contra o Restabelecimento, mas será isso vai ser suficiente para derrotar todo um sistema social?

Quem leu minha resenha de Estilhaça-me sabe o quanto amei sua história e seus personagens e ansiei por Liberta-me, que, quando chegou, foi uma decepção em questão de enredo e me estressou por não ter evolução alguma na história. Então minhas expectativas estavam baixíssimas quando iniciei a leitura do último livro, e isso foi muito bom, pois pude me surpreender ao máximo com os novos rumos tomados na vida de Juliette. Sorri, chorei, me emocionei e (principalmente) surtei com esta obra, me apaixonando cada vez mais por cada palavra lida.

Minha primeira grande surpresa foi com a nova Juliette, uma protagonista madura, sensível na medida certa, fria nos momentos necessários, inteligente, alegre e preparada para enfrentar o mundo para conquistar sua liberdade. E o melhor é que desta vez ela não está indecisa. Sua determinação é invejável, ao contrário de seu amigo Adam, que se tornou detestável e diversas vezes me tirou do sério com seu drama e falta de senso. E eu, que gostei dele durante os livros anteriores, passei a desprezá-lo.

Preciso ressaltar dois aspectos que eu já amava na trilogia, mas que conseguiram ficar ainda mais perfeitos no desfecho da história: a narrativa e o Warner. O modo com que a autora narra a história é mágico e único. A mente de Juliette e sua mania de repetir palavras e usar metáforas para explicar o que está acontecendo consigo é, ao mesmo tempo, algo incrivelmente belo e quase doentio. Amo muito! E o Warner... *suspira* Bom, eu havia me encantado por sua frieza e por sua personalidade dura desde sempre, mas desta vez ele se superou, pois reuniu tudo aquilo que já era lindo e misturou com sua nova faceta de homem apaixonado. Suas falas e as cenas em que ele apareciam fizeram com que eu surtasse em todas as minhas redes sociais, em busca de alguém que me entendesse. Este homem, definitivamente, não existe!

E sim, o livro é maravilhoso, seu enredo é envolvente e cheio de reviravoltas, seus personagens são inesquecíveis (isso inclui o Kenji, um amigo de Juliette que é basicamente o melhor amigo que todo mundo deveria ter) e seu final foi muito bom, mas também achei que a autora facilitou um pouco a vida da protagonista nas cenas finais, transformando coisas complexas em excessivamente simples. Fiquei um pouco incomodada com isso, pois acredito que nossa heroína possui capacidade de ir além. Porém isso não tira o mérito do livro todo, que foi um ótimo final de série, respondeu todas as perguntas possíveis, não deixou pontas soltas e ainda nos apresentou um romance incrivelmente bem construído. Simplesmente amei e sinto-me muito triste por saber que não encontrarei novas aventuras de Juliette, Warner e Kenji futuramente.
É um beijo pesado e inacreditável.
É o tipo de beijo que inspira estrelas a subirem ao céu e iluminarem o mundo. O tipo que demora para sempre e não demora tempo algum. As mãos dele estão segurando minhas bochechas e ele se afasta apenas para me olhar nos olhos e seu peito está arfando quando ele diz "eu acho", ele diz, "que meu coração vai explodir" e eu desejo, mais do que nunca, saber como guardar momentos assim e revisitá-los para sempre.
Porque isto.
Isto é tudo. (Pág 299).
PS: Alguém aí já leu e também achou que o capítulo 58 foi o mais perfeito de todos?!hahahaha 

Título: Incendeia-me.
Autora: Tahereh Mafi.
Editora: Novo Conceito.
História: 4/5.
Narrativa: 5/5.