quarta-feira, 18 de junho de 2014

Ilusões Sobre... 30# Acusados de Plágio!

Oiii pessoal \o/
Eu e meus temas polêmicos <3
A muito eu queria falar sobre esse tema, mas precisava encontrar um meio de superar algumas acusações, que para mim, são um pouco sem pé nem cabeça. Então, vamos lá!!

Título: Max e os Felinos e As aventuras de Pi
Autor: Moacyr Scliar e Yann Martel

Então, estou começando com a última polêmica da modernidade: As Aventuras de Pi e o livro Max e os Felinos. Nunca me senti muito "conectada" - assim digamos - com tudo o que envolve o livro As Aventuras de Pi, mas andei pesquisando depois de ouvir alguns boatos por ai e descobri que o autor Yann Martel foi acusado de plágio por um jornal britânico. Eles alegam que o livro é um plágio de Max e os Felinos, que fora publicado em 1980 aqui e em 1990 no Reino Unido. Na verdade, o autor Yann Martel assume que o livro é inspirado no livro do escritor brasileiro após ler uma resenha desfavorável - gente, ele nem leu o livro :o - o próprio Moacyr conta em um vídeo que fala sobre o assunto que a ideia que Martel pareceu passar foi que ele tentou aproveitar uma boa ideia estragada por um mal escritor (:O). Esse é o link do vídeo: Clique aqui .



Título: Avatar e The World of Noon
Autor: James Cameron e Arkady e Boris Strugatsky

Sim, um filme foi acusado de plagiar um livro. Um livro de ficção científica dos anos 60. Não encontrei o livro em lugar nenhum e nem uma capa dele na internet apenas alguns livros dos irmãos no Skoob. Pelo que eu vi nas pesquisas a única diferença dentre as similaridades é o nome da raça humanóide, Na'vi, que no livro é Nave. E não é a primeira vez que James é acusado de plágio, em 2002 um casal australiano disse que ele roubou suas ideias para os filmes Exterminador do Futuro 2 e o Segredo do Abismo.



Título: Harry Potter , The Rah and the Muggles e The Adventure of Willy the Wizard
 Autor: J.K. Rowling , Nancy Stouffer e Adrian Jacobs.


Mas gente. Fiquei chocada com isso. As semelhanças são mostradas em Nancy ter um personagem com o nome Potter e a palavra Muggle descreve as pessoas sem magia, e com Adrian - ele diz - que há partes consideráveis do seu livro em HP 4. Eu realmente não li os outros livros, nem vou ler (u.u) então não vou me comprometer a dizer nada, mas aparentemente o caso não teve a percussão que os autores quiseram, mas posso dizer que com certeza eles conseguiram um marketing fera com isso.
Título: O Código Da Vinci , The DaVinci Legacy e Daughter of God, The Holy Blood and The Holy Graal
Autor: Dan Brown , Lewis Perdue e Michael Baigent e Richard Leigh

Dan, Dan... Tsc, tsc. Bom, não posso acusar o que não sei. Qualquer um com internet e uma boa ferramenta de pesquisa pode encontrar um lindo histórico de acusações de plágio, as que eu encontrei foram de acusações sobre cópias de trechos das obras de Lewis Perdue - que perdeu a ação na justiça. - e também fora acusado de roubar "o corpo" da pesquisa do casal Michael Baigent e Richard Leigh sobre o Santo Graal. Pelo visto, mais uma ação na justiça que não levou a lugar nenhum. Bom, eu tiro duas conclusões dai: Ou o senhor Brown tem um ótimo advogado e uma cara de pau. oooouu, realmente não há plágio e apenas uma coincidência.
Título: Crepúsculo , The Nocturne e Night World
Autor: Stephenie Meyer , Jordan S. Scott e L. J. Smith

Olha... Nem sei o que dizer. Honestamente, eu li esses livro quando saiu o grande escândalo, eu encontrei similaridades incríveis, mas não sei se foi porque eu já fui ler na intensão de encontrá-las. Acho que tudo começa com Night World já que é o publicado a mais tempo, L. J. Smith logo se manifestou, acho que ela sentiu algo como "o sucesso às custas de seu livro", mas não posso alegar nada. E depois veio Jordan S. Scott, que acusou Meyer de ter ideias iguais aos trechos de seu livro que tem os mesmo publicados na internet desde 2003 ao falar sobre Amanhecer.
Então pessoal, eu espero que vocês tenham gostado, que mostrem suas opiniões e eu quero saber quem já leu o que aqui.
Adorei fazer esse post. :)
Beijos \o/