segunda-feira, 5 de maio de 2014

Novidades #42

Olá pessoal!


Semana passada tivemos bastante assunto no blog, e eu queria ter arrematado a semana com um post cheio de novidades, mas não deu. Então começamos a semana com um post cheio de novidades =)



Título: Sergio Y. Vai à América
Autor(a): Alexandre Vidal Porto
Editora: Companhia das Letras

Narrado por um experiente e sofisticado psiquiatra, Sérgio Y. vai à América coloca diante do leitor duas questões fortes do nosso tempo: o poder do testemunho (e o que ele pode esconder em sua aparente carga de veracidade) e o deslocamento. No caso, sexual.
O jovem Sérgio Y., bem-nascido e aparentemente sem grandes dramas na sua ainda curta existência - embora se considere infeliz -, é um “paciente interessante”, como diz o narrador. Frequenta o consultório regularmente, rememora aspectos da sua formação familiar, mas um dia desaparece para sempre, abandonando o tratamento. A esse mistério se acrescenta outro, acachapante, que tira a aparente serenidade do psiquiatra e o faz incursionar em uma busca que tem tanto de detetivesca quanto de psicanalítica.
Com elegância e precisão, Alexandre Vidal Porto constrói um romance que é, a um só tempo, uma investigação sobre os caminhos da sexualidade e uma intensa reflexão sobre aquilo que falamos ou deixamos de falar. A memória, a construção da identidade e os papéis que desempenhamos ao longo de nossas vidas aparecem aqui com delicadeza e enorme poder de síntese.


A sinopse não foi muito clara, para mim. Acho que eu não leria. Achei também a arte da capa muito simples.



Título: Os Negros na América Latina
Autor(a): Henry Louis Gates Jr.
Editora: Companhia das Letras


Segundo Henry Louis Gates Jr., a história da diáspora africana é em grande medida a história dos ciclos econômicos - mineração, açúcar, tabaco, pecuária - das colônias europeias no Novo Mundo. A partir da descoberta da América, milhões de homens e mulheres foram transportados em horríveis condições até portos como os de Havana, Veracruz e Salvador. Aqueles que sobreviviam à viagem em geral trabalhavam até a morte nas fazendas, minas e cidades coloniais, assim como seus descendentes.A extinção do cativeiro, mais de três séculos depois, pouco alterou o estatuto socioeconômico dos negros e mestiços. Oprimidos por elites racistas, com raras exceções os afrodescendentes latino-americanos permanecem confinados nos níveis mais baixos da escala social. Em pleno século XXI, eles ainda batalham para conquistar seus direitos de cidadãos plenos e, sobretudo, a consciência de sua própria etnicidade.Os negros na América Latina se origina da aclamada série de documentários homônima transmitida em 2010 pela televisão pública dos Estados Unidos. Produtor executivo, roteirista e apresentador da série, Gates procurou mostrar ao público norte-americano as peculiaridades das relações raciais em seis países do subcontinente: Brasil, México, Peru, República Dominicana, Haiti e Cuba.Neste livro o autor amplia as reflexões realizadas diante das câmeras para traçar um panorama abrangente das condições de vida dos negros na atual conjuntura latino-americana.

Tema super interessante e mais atual do que nunca, depois do episodio com o Daniel Alves. Não vi os documentários mencionados na sinopse, mas fiquei super interessada. Parece ser um ótimo livro. A capa não é nada de outro mundo, mas condiz com a proposta do livro. Vai para a minha lista.



Título: Paisagens da Metrópole da Morte - Reflexões sobre a memoria e a imaginação
Autor(a): Otto Dov Kulka
Editora: Companhia das Letras

Reputado historiador em temas como nazismo e holocausto, o israelense Otto Dov Kulka passou décadas em silêncio sobre um capítulo sombrio de sua infância. Nascido numa pequena cidade tcheca em 1933 - ano que os nazistas tomariam o poder na Alemanha - Kulka seria enviado para Auschwitz em 1943. São as impressões daquele menino vivendo uma das experiências-limites do século XX, mescladas à reflexão do escritor maduro, que dão ao livro a sua poderosa carga dramática.Durante dez anos, entre 1991 e 2001, Kulka fez gravações de áudio de suas memórias, evocando passagens daquele sofrimento quase indizível, somente articuladas por ele tanto tempo depois. São cenas e fragmentos fortes, como o coro infantil entoando “Ode à alegria” a poucos metros dos infames crematórios, a presença de sua mãe no campo de concentração, as marchas da morte no inverno. Em meio a esses momentos a prosa de Kulka encontra a beleza e o arrebatamento poético, tornando a leitura do seu livro uma poderosa experiência literária.É a potência poética do autor, aliás, que organiza e traz sentido a Paisagens da metrópole da morte, texto que por vezes evoca os livros de W. G. Sebald e Elias Canetti ou o documentário clássico de Claude Lanzmann, Shoah. Com sua sensibilidade e poder evocativo, Otto Dov Kulka faz de sua experiência nos campos da morte um triunfo da inteligência e da melhor literatura sobre um dos capítulos mais deletérios da história humana.
Esse é um tema que eu gosto bastante. E por ser o relato de alguém que realmente esteve em um campo de concentração, só aumenta a minha vontade de ler. A capa é que parece não fazer jus ao livro. Não é feia, mas também não me diz nada sobre o assunto.



Título: Quando Blufis Ficou em Silêncio
Autor(a): Lorena Nobel e Gustavo Kurlat
Editora: Companhia das Letras


Nina coleciona coisas. Coisas especiais: ela guarda e cuida delas. Já tem uma coleção de rugas - as rugas-passageiras, que ficam só um pouco e depois vão embora, como as rugas nos dedos depois do banho e os amassados na bochecha ao acordar. E as rugas moradoras, que são as que nunca vão embora. Nina adora esse tipo! E também uma de espirros, que são bem mais difíceis de pegar. Ela tem vários ATCHINS, um punhado de ATCHUS e algumas raridades: um APUF, dois PIFFS, três ATCHUMBAS, seis PITCHUS e meio TCHUSS.Agora Nina começou uma coleção nova: a de pessoas com sono. É que, de repente, as canções sumiram de Blufis e, sem canções, as crianças foram desdormindo, desdormindo, até ficarem completamente sem sono.Mas Nina tem que dar um jeito nisso. E logo.
Eu adoro livros infantis! Já disse isso. Mas não gostei muito desse... Ele é ilustrado, com acabamento em capa dura. O que eu não gostei foi a sinopse, que ao mesmo tempo que é surreal e encanta, é surreal e meio confusa.



Título: Abril o Peixe Vermelho
Autor(a): Marjolaine Leray
Editora: Companhia das Letras

Abril era um peixinho que se sentia meio fora d’água. Como era de se esperar, ele não se contentou com sua vida entre quatro paredes de vidro: bolou um plano e partiu em busca de novos horizontes... Este é mais um livro com a irreverência e o traço inconfundível de Marjolaine Leray, autora de Uma chapeuzinho vermelho.
Esse é outro livro infantil bem fofinho. Lembrou "Procurando Nemo". O acabamento desse também é em capa dura, e com ilustrações da própria autora. Gostei.



Título: Mulheres Francesas Não Fazem Plastica
Autor(a): Mireille Guiliano
Editora: Paralela

Quando o assunto é plástica, os Estados Unidos saem na frente todo ano. Em segundo lugar? A China, que vem crescendo em um ritmo impressionante. Em terceiro? O Brasil. E a França, um país dedicado à beleza feminina, onde as mulheres são modelo de desejo, elegância e sedução? Não está nem entre os dez primeiros lugares do ranking. Em Mulheres franceses não fazem plástica, Mireille Guiliano, ex-presidente da Clicquot, Inc. e autora best-seller do New York Times, revela os segredos e truques das francesas no que diz respeito a alimentação, estilo e hábitos, convidando o leitor a abandonar alguns padrões, redefinir prioridades, aproveitar os anos de maturidade - e cuidar da aparência de uma nova forma, antes de recorrer ao bisturi do cirurgião plástico.
Não costumo curtir livros do tipo "manual", então esse eu não leria.

Como a Companhia das Letras tem outros lançamentos, e se for falar de tudo será preciso criar um blog só de novidades, é só clicar AQUI e visualizar os outros títulos. Farei isso sempre que a editora tiver muitos livros lançados recentemente.



Título: Julieta
Autor(a): Anne Fortier
Editora: Arqueiro

Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, mas, desde que seus pais morreram, foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose. Quando Rose morre, deixa a casa para Janice. Para Julie restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar muito antigo e misterioso. Intrigada, Julie parte para Siena. Mas tudo o que a mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue as duas famílias. E, levando-se em conta sua linhagem e seu nome de batismo, Julie provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor.
Bom, Julieta não é beeemm uma novidade, mas sim sua nova edição. A primeira edição, lançada em 2010, tem 448 páginas, enquanto a nova edição tem 48 páginas a menos. Outra diferença também é a capa. A primeira edição tem uma capa linda. Eu já desejei esse livro só por causa da capa. Já a capa da nova edição, se comparada a outra, deixou muito a desejar. Outro detalhe: a primeira edição saiu pelo selo Sextante. É possível ver a primeira edição no Skoob.



Título: Traição
Autor(a): Maya Banks
Editora: Harlequin

Mentiras, sedução e um homem inesquecível.Como se não bastasse Marley Jameson ter traído a confiança de Chrysander Anetakis e estar grávida dele, ela foi acometida por amnésia. A antiga amante do magnata grego vendeu segredos da empresa dele, e depois foi expulsa de sua vida.Mas agora ela não se lembra de nenhum de seus atos. Chrysander percebe uma ótima oportunidade para se vingar, por isso inventa uma mentira inofensiva: diz para Marley que já estavam noivos antes de ela ter perdido a memória. Para completar seu plano de acerto de contas, ele a leva para sua ilha particular, onde não só aguardará o nascimento do bebê, como também aproveitará a súbita devoção de Marley antes de se livrar dela de uma vez por todas. Só havia um pequeno detalhe não previsto por Chrysander. O fato de ...Traição é o começo da trilogia dos irmãos Anetakis, Chrysander, Theron e Piers. Nesta historia nós conhecemos Marley Jameson, que luta para lembrar do passado que teve com o belo e enigmático CEO da Anetakis International, enquanto Crysander se vinga da suposta traição dela. Por mais que Chrysander queira se distanciar da mulher que carrega seu filho, é impossível controlar sua atração por Marley. Como ele pode amar a pessoa que tentou destruí-lo? E o que acontecera quando ela se lembrar de tudo? Essas perguntas são a pedra fundamental desta emocionante historia sobre traição, amor e perdão. Espero que você goste da jornada de Marley e Chrysander rumo a um final feliz!
Mais uma trilogia... E eu estou correndo delas. A historia parece interessante, mas a minha fila de espera, já incluindo duas séries, não me permite desejar nada assim. Os livros da Harlequin também são conhecidos por serem no formato "romance de banca". É bom atentar para isso na hora da compra. Esse livro, se eu não me engano, é no formato 10x17cm.


Título: Amor Disfarçado
Autor(a): Jessica Brody
Editora: Novo Seculo


Nenhum tipo de relacionamento parecia bom o suficiente para Jennifer. Afinal de contas, seu trabalho já havia sido o golpe final na vida de muitos casais: Jennifer era contratada por esposas e namoradas desconfiadas para aplicar um “teste de fidelidade” em seus parceiros. Colocava à prova as fraquezas dos homens, e esse não era exatamente o tipo de trabalho que se prestava à intimidade. Quando Jamie Richards entra em sua vida, no entanto, tudo muda. Em meio às mudanças vem a promessa de trocar o estilo de vida secreto por “algo mais normal”. A agência de Jen está prosperando, e parece que as coisas não poderiam ficar melhores. Até que ela recebe uma proposta surpreendente. Conseguirá Jennifer Hunter forçar-se a abandonar sua antiga vocação para dedicar-se ao homem perfeito? Ou a tentação de realizar o amor sob um disfarce é mais forte?
Mas gente, será que esse livro é do João Kleber?!? Parei. Então... Eu gostei da historia. A sinopse não dá indícios de cenas quentes, embora  a profissão da  moça nos leve a pensar, então por que essa capa? Achei meio apelativa.



Título: Ex-Patriotas
Autor(a): Peter Clines
Editora: Novo Seculo


Já se passaram dois anos desde que o apocalipse de ex-humanos praticamente exterminou a raça humana. Dois anos desde que os últimos sobreviventes de Los Angeles foram reunidos pelo grupo liderado por Stealth e St. George, passando a viver entre as muralhas de sua fortaleza, o Monte. Durante esse tempo, os super-heróis lutaram com todas as suas forças – e contra inimigos poderosos – para garantir aos refugiados um mínimo de paz e esperança. Mas agora os suprimentos vêm se tornando cada vez mais escassos, e a horda de zumbis parece cada vez mais perto de invadir o último refúgio de Hollywood. Eis que surge um lampejo de esperança, quando um batalhão do Exército americano entra em contato com os super-heróis. E não é apenas um batalhão comum: os homens e as mulheres do Projeto Krypton sobreviveram à catástrofe mundial por serem super soldados, criados para serem mais rápidos, mais fortes e mais inteligentes que qualquer outro espécime da raça humana. Mas um segredo sombrio e extremamente poderoso se esconde no coração do Projeto Krypton. Em quem os super- heróis deverão depositar sua confiança?
Mais um livro pós apocalíptico com zumbiszzZzZzZZzz... Sério, eu canso quando exploram muito um tema. Até gostei um pouco da sinopse, mas já tenho algo assim para ler. Deixo passar.

A Novo Seculo tem outros lançamentos que eu vou trazer no próximo post, assim esse não fica cansativo. Mas se você não quiser esperar até o próximo post, é só clicar AQUI.

E para encerrar, quem aqui é fã de Meg Cabot? Já vi vários livros dela, mas nunca tive vontade de comprar, confesso. Mas, se ao contrario de mim, você é fã e já leu todos, veja o anuncio que ela fez recentemente.


2015 é um ano especial pra mim. É o ano do décimo quinto aniversário de publicação do primeiro volume de O diário da princesa e de A terra das sombras, primeiro livro da série A mediadora. Para celebrar, no verão de 2015 eu vou liberar três novos livros: dois para O diário da princesa e um para A mediadora. Eu amo ambos O Diário da Princesa e A Mediadora, por que eu tenho muito em comum com esses personagens. Mia é ruim em matemática, como eu; Suze tem uma má atitude, como eu; Mia ama animais e escrita criativa, como eu; Suze adora moda e vê fantasmas, como eu (brincadeirinha, só Suze vê fantasmas). E agora Mia tem uma irmã mestiça como eu (só que o meu é adotado. E um menino. E eu duvido que Mia brigaria pelo controle da tv como eu costumava fazer com o meu. E também, Mia é mais de 10 anos mais velha que Olivia Grace. Meu irmão e eu temos apenas alguns anos de diferença. E no palácio em Genovia há mais de uma televisão.
Meg fez esse comunicado em seu site oficial, e ainda ressaltou alguns detalhes, lembrando das diferenças entre o livro e o filme "O Diário da Princesa", principalmente na parte em que o pai de Mia está vivo no livro. Um outro ponto que ela fez questão de ressaltar é que o Paul de A Mediadora também estará presente nesse novo livro.

Fonte: DAMMIT

Gente, sério, eu não sei vocês, mas eu ando sofrendo com essa coluna. Quando comecei aqui já era focada por novidades, e já tinha uma lista grande de livros. O único critério para essa minha lista era preço. Simples assim. Mas agora, com vários desejos semanais, fiz uma planilha, com outros critérios além de preço, que no final me dá uma nota, e a partir dessa nota o livro é classificado e eu sei se é uma compra urgente ou se pode esperar. É ou não é uma loucura? O bom é que eu tenho vocês para sofrerem um pouquinho comigo =)

Bom pessoal, por hoje é só. Mas espero voltar ainda essa semana com outras novidades. Até lá, vamos desejando.

Beijo!