sábado, 5 de abril de 2014

Poseidon.

Gente, vamos para a primeira resenha do mês? :D

Com os cabelos quase brancos e os olhos violetas, Emma não sente que se encaixa em lugar nenhum. Claro que isso também pode ter a ver com sua pequena coordenação motora, responsável por coloca-la em situações constrangedoras com uma frequência assustadora. Mas, ainda assim, ela não se encaixa.
Sua única verdadeira amiga era Chloe, uma garota autêntica e entusiasmada com a vida. A mesma menina que Emma viu ser atacada e morta por um tubarão e não pode fazer nada para ajudá-la.
E é isso que intriga Galen, um príncipe Syrena (uma espécie de sereia) que vive entre os humanos procurando entende-los e, principalmente tentando encontrar uma pessoa especial que saiba se comunicar com os peixes. Ele está convencido que Emma é de sua espécie (os olhos violetas provam isso), mas se ela fosse mesmo uma Syrena teria salvado sua amiga!
Confusos com os indícios de que Emma é uma Syrena e com as provas que ela é humana, Galen e Emma então se arriscam a descobrir suas origens e desvendar o mistério de seus belos olhos violetas ao mesmo tempo que um sentimento novo e forte vai tomando conta de ambos os corações, Syrenas ou não...


Eu gosto de sereias. Gosto muito. Mas não são todos os livros do tema que me agradam. Falta contexto, falta personalidade, falta atitude, falta história, falta tudo em quase todos os livros que li. Apenas um havia me conquistado de verdade (Sereias – o segredo das águas). Até agora. :p Poseidon foi tão incrivelmente bem feito que desde o início da leitura eu já havia sido conquistada por Emma e Galen, dois personagens tão distintos entre si e com um charme tão característico.

Ao contrário do que sempre acontece comigo, desta vez encontrei explicações e contextos para as ações de todos os personagens, a mitologia desenvolvida pela autora foi convincente e cativante, as falas foram bem escritas, os sentimentos bem explorados e a história em si, muito bem narrada. Com tiradas rápidas, muita teimosia, bom humor, pouca habilidade social por parte dos protagonistas e cenas interessantes, a narrativa varia entre primeira pessoa para Emma e terceira para Galen, um capítulo para cada personagem dar sua contribuição.

E quais personagens, hein? Emma e Galen possuem uma química muito interessante entre si. Os dois são teimosos, birrentos e autoritários. Vivem brigando, discutindo e criando mais problemas ainda. São carismáticos, espontâneos, responsáveis e apaixonados. Deixo aqui meus parabéns para a autora, por ter desenvolvido tão bem as características dos dois, sem deixar que nada se perdesse pelo caminho e fazendo tudo se encaixar tão perfeitamente no final, me deixando muito curiosa para descobrir o que me aguarda no segundo livro da série.

Gostei muito de como a autora saiu do convencional “menininha sonsa e homem lindo e perfeito” para se arriscar em uma história com dois seres diferentes, imperfeitos e difíceis de lidar, adorei o contexto e a base que foi construída para fundamentar a história, me encantei com a qualidade dos personagens secundários e fiquei envolvida pela narrativa simples, delicada e coesa de Anna Banks, sendo que só o que me incomodou um pouco foi o tamanho da fonte do livro, que é menor do que estou acostumada a encontrar nas edições da Novo Conceito. Não é minúscula, mas é menor que o normal e para quem tem problema na vista (como eu) pode fazer a leitura fluir mais devagar... No mais, só tenho a dizer que é uma leitura que vale a pena, convence e agrada. Recomendo!

Ainda que ele não valha nada, Galen é muito gracinha. Menos o hábito que tem de quase me beijar. Mas a obsessão que tem de me dar ordens é uma fofura. Principalmente quando fica bravo porque não dou ouvidos a ele. (Pág 144).

Título: Poseidon.
Autora: Anna Banks.
Editora: Novo Conceito.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.