quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ilusões Sobre... #21 Capas Idênticas

Olá pessoal, hoje eu trouxe um tema um tanto polêmico com relação a alguns livros. Já adianto o seguinte comentário: Utilizar exatamente a mesma imagem e nem se dar ao trabalho de mudar nadinha, ao meu ver? Sim, isto é plágio.
Enfim, lá vamos nós.

Autor: Bree Despain e Meg Cabot

O que dizer, não é mesmo? Sou uma grande fã dos livros da Meg Cabot - sim, mesmo que a maioria não seja exatamente o gênero que prefiro. - e eu li o livro em pdf, a edição em pdf que eu consegui tinha exatamente essa capa - descobri que tem outras, logo depois e uma quase igual só que o lenço é mais claro - para mim não havia nada demais nisso, um livro bom, com uma capa até bonitinha. Mas no meio da minha busca pelos livros seguintes me deparo com The Dark Divine e me afasto da tela do computador. Sim, foi um choque quando vi que era exatamente a mesma capa. Olhando melhor sobre essa série de Bree Despain pude ver que a capa aqui no Brasil não é essa e mesmo assim isso me deixou um pouco enlouquecida com o fato, foi quando minha busca por descobrir capas iguais começou. De fato, nunca li nada da Despain, não sei exatemente porquê, só não me interessei muito pelo livro.





 Título: Banidos e Estilhaça-me

Pois é, que feio. Tsctsctsc. Eu ainda não li Banidos - não sei porque - mas eu vi o lançamento do livro e era exatamente essa capa, que é linda demais por falar nisso. Então eu o coloquei na minha lista de vou ler e desejados no skoob, para nunca me esquecer desse livro. Eu já li Estilhaça-me. Eu amo Estilhaça-me. Não estou muito certa sobre o que penso das sequências, mas eu me apaixonei por Estilhaça-me. E nessa busca por capas idênticas para o blog me deparei com essa capa ai em cima, fiquei bem triste na verdade, apesar de ser uma capa linda não me deixou conectada com o livro como a outra deixou. Essa edição é a portuguesa se não me engano... acho que é isso. Bom, esse é um claro exemplo para mim de um dito plágio de imagem, sem contar que para quem já leu Estilhaça-me tende a ver um pouco da personalidade do livro perdida. Me digam suas opiniões.

 Título: Insaciável e O despertar da meia-noite
 Autor: Meg Cabot e Lara Adrian

Eu não se as editoras tem algo contra a Meg ou acham muito bonitas mesmo as capas de seus livros. Enfim, temos ai outro exemplo de cópia, as únicas diferenças que eu encontrei - e que são visíveis, né?! - são as bordas e o fundo. Fim. O fato de esse livro ser da edição portuguesa surpreende porque aqui  no Brasil a série Midnight Breed não foi lançada com nenhuma dessas capas, o que eu achei ótimo - digo logo - já que eu gostei bastante da arte da capa brasileira para esses livros. Nunca cheguei a ler O despertar da meia-noite, não fiquei muito interessada na sinopse, mas para quem quiser saber mais sobre o livro vi ótimas pontuações no skoob.

 Título: North of beautiful e Para Sempre [Evermore]
 Autor: Justina Chen Headley e Alyson Noël

É tão na cara que chega a doer os olhos. Nossa, mas foi muito abuso, eu não sei, a capa é linda e tal, mas eu realmente ficaria confusa se visse os dois livros na mesma prateleira de uma livraria. North of beautiful é americano e Evermore, ou Para Sempre, também. Não sei bem quem lançou o quê primeiro, só sei que ficou extremamente idêntico. Eu nunca li nenhum desses livros, bom... não de verdade. Venho até você hoje assumir que eu abandonei uma leitura ç.ç, sim, meus caros. Eu abandonei o livro Para Sempre. Nossa, a escrita estava me deixando mais cansada do que ter que estudar para sete provas está deixando. Mas há muitos que gostam do livro e acho que devem ficar meio irritadiços com essa capa ao lado tão parecida.

 Título: Darke Academy: Laços de Sangue e Hex Hall
 Autor: Gabriella Poole e Rachel Hawkins

E para finalizar este post com chave de ouro trago para vocês a cara do ser que teve a capacidade de apenas inverter o lado da foto e colocar um fundo diferente e esperar que não fosse lembrado. Sim, essa foi a que me deixou mais angustiada, mas é o que é, é a vida. Tudo se copia. Eu nunca li nenhum dos dois livros, sei que Hex Hall não tem a capa nem perto disso aqui no Brasil, essa dai foi a que apareceu na Wook, em Portugal se não me engano. Sei apenas que a Darke Academy está a mais tempo rodando por ai, então fica implícito o que quis dizer com isso. 

Bom, "meu povo e minha pova", eu trouxe apenas estes pois se não ficaríamos décadas aqui. Qualquer um de vocês que tiver mais capas idênticas - tão idênticas que deveriam ser mais gêmeas que as irmãs Olsen - comentem aqui em baixo que vou dar uma olhadinha.

Beijos.