terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Ouro, fogo e megabytes.

Terminei minha primeira leitura de 2014 e precisava vir aqui correndo contar para vocês o que achei dela! :D

Anderson tem 12 anos e é um nerd quase completo.
Sob o pseudônimo de Shadow Hunter, é o segundo melhor jogador de Battle os Asgorath, um jogo de RPG online e isso o enfurece um pouco, pois gostaria muito de passar o tal do "Esmagossauro" que insiste em ficar em primeiro lugar.
Mas os problemas de Anderson não se resumem em jogos onlines. Na escola, o menino acaba sendo levado pelo orgulho e teimosia (que só parecem ajudá-lo no jogo) em uma aula de Educação Física e o resultado é catastrófico: uma suspensão.
A vontade do garoto é esconder isso dos pais, apesar de não ter muita ideia de como e a solução aparece de uma forma completamente inusitada: uma organização misteriosa o escolheu para ajudar em uma missão também misteriosa.
Sem pensar muito no assunto, Anderson se deixa ser retirado de Rastelinho (Minas Gerais) e ser levado para São Paulo, onde será realizada a tal missão.
E ao fazer isso o garoto, na verdade, está embarcando em uma aventura muito, muito arriscada, cheia de referências folclóricas, ativistas ambientais e ambições.
Praticamente, um novo mundo espera pelo pequeno nerd e lhe dá a oportunidade de provar (para si mesmo e para os outros) que ele não é um verdadeiro gênio somente atrás de um computador...



E aqui vai a primeira resenha surtada do ano! *dá pirueta* Sério, não tem como não amar este livro, este protagonista, esta história, esta narrativa e tudo o que ela proporciona para o leitor enquanto vai o envolvendo cada vez mais. Aqui se encontra uma história que além de entreter e divertir o leitor, aproveita para dar um "sacode" na criatura e fazer uma dura crítica à nossa realidade de consumismo e irresponsabilidade social/ambiental/humana.

A história de Anderson é contada em terceira pessoa, por um narrador que chega a "dar as caras" e dizer se concorda ou não com as atitudes tomadas pelo protagonista e ainda assume que está ali realmente para narrar e não para interferir em algo. Não me lembro de já ter lido outra obra em que isso acontecesse e este detalhe fez a diferença. Adorei saber se o narrador estava ou não de acordo com as decisões do protagonista, que é um menino tão normal como qualquer outro, cheio de medos e vontade de fazer algo realmente útil. A atitude de Anderson em se deixar levar pelas "esquisitices" que aparecem e deixar de tentar se apegar ao que é ou não possível também me conquistou. Ele não ficava na indecisão de acreditar ou não no que estava vendo nem mesmo quando passava pela sua cabeça que era possível estar louco. Ele se deixou levar e eu simplesmente me apego aos personagens que ignoram o bom senso nesses momentos. *-*

No começo fiquei com um pouco de medo sobre o que o autor tinha em mente e sobre os caminhos que ele conduziria Anderson e sua história, mas isso foi desaparecendo gradualmente a medida em que percebia a perspicácia do autor. Não me perdi entre os acontecimentos, não encontrei pontas soltas (apesar do livro ter uma continuação), não me irritei com os personagens e, sinceramente, aprendi muito mais sobre o folclore brasileiro durante a leitura do que durante meus anos na escola. Os seres folclóricos aparecem de forma interessante e as explicações sobre eles não são nada maçantes e sim instigantes. Terminei a leitura com vontade de sair pesquisando mais sobre o assunto. Gostei também do autor ter sido fiel em suas descrições, pois como Anderson vive suas aventuras em São Paulo e, de certa forma eu conheço a cidade, percebi que o autor não poupou realismo em sua obra, colocando referências e lugares importantes da cidade em seu enredo. Adorei! 

Achei a fonte um pouco pequena (nada muito grave ou desagradável) e os erros de revisão também foram pouquíssimos, então além do autor ter tido um carinho gigante ao desenvolver a história, o trabalho da editora também foi muito bom. Tudo contribuindo para que eu (e muitas outras pessoas, com certeza) me apaixonasse pela aventura que se transforma a vida do pequeno Anderson enquanto passa alguns dias em São Paulo. Quem gosta de aventura vai se deliciar com esta obra! E eu super indico para qualquer um que cruzar meu caminho. :D

Imaginava ser preciso muito amor à causa e ao planeta para continuarem em uma guerra que poucos imaginavam que estava acontecendo: a cruzada contra a ignorância humana. (Pág 191).

Editora: Gutenberg.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.