domingo, 5 de janeiro de 2014

Esc@ndalo.

Gente, olhem a primeira resenha de 2014 saindo... Infelizmente não é de um livro que eu amei, mas vamos lá!

Anthony Winter tem 18 anos, é filho de uma mãe solteira, e assim como Amélia Wilkes (de 17 anos), sua namorada, sonha em atuar, dirigir e escrever peças teatrais.
A diferença entre eles é que a mãe de Anthony apoia suas escolhas, enquanto o pai de Amélia tenta reprimir todos os desejos e impulsos da filha, temendo que ela se dirija para caminhos que ele não escolheu para ela.
Seu pai é tão rígido que Amélia decidiu esconder seu namoro com Anthony, sabendo que ele não aprovaria.
O plano era esperar que ela fizesse 18 anos, os dois passassem na Faculdade de Nova York e se aventurassem no mundo juntos.
Porém tudo isso vem abaixo quando o pai de Amélia encontra em seu computador fotos de Anthony em situações um tanto comprometedoras e o denuncia por abuso de menores, agressão sexual e tudo o mais que puder encontrar, sem dar atenção para os protestos da filha.
A questão agora é: o que Anthony e Amélia podem fazer para reverter este escândalo e finalmente ficarem juntos?



Como dizer tudo o que este livro me proporcionou? A quantidade de sentimentos que ele fez aflorarem em mim? Olha, é bem simples. Posso dizer apenas que tudo o que senti foi uma varição de tédio em diversos graus e sentidos. Personagens, enredo, narrativa, falas, cenários e descrições só me deixaram cada vez mais cansada e sinceramente só o terminei por teimosia. 

Os personagens são um tanto quanto apáticos ou exagerados em suas reações, sendo que todos os problemas da história são desencadeados por medos e arrogância. Amélia me pareceu uma garota mimada sem noção de sua própria vida, com o sonho absurdo de que assim que atingisse seus 18 anos tudo mudaria como que por mágica, ao passo que Anthony é simplesmente um adolescente loucamente apaixonado e disposto a fazer tudo pela "mulher dos seus sonhos", mas sem um pingo de autopreservação. As mães nesta história são seres completamente passivos, sendo que muito raramente a mãe de Anthony se digna a tentar fazer algo pelo filho, muitas vezes sem sucesso. Mas o pior personagem de todos é o pai de Amélia, um ser completamente desprezível, machista, arrogante e pretensioso que é o responsável por fazer "o circo pegar fogo", mas também não sabe lidar com as labaredas que ajudou a criar. 

Unindo tudo isso à uma narrativa em terceira pessoa cansativa, parada e cheia voltas ao passado com cenas que muitas vezes não acrescentam em nada à história como um todo (acho que são uma tentativa de tornar os personagens mais profundos, mas só conseguiram me deixar com sono), posso dizer que Esc@ndalo me fez perder qualquer interesse que eu pudesse vir a ter por outra obra da autora e, acreditem, é raro eu desistir de um autor apenas com uma obra que não deu certo.

Outro detalhe nada agradável provém da revisão do livro, que deixou a desejar em diversos momentos. Não dificulta a leitura, mas atrapalha. Não posso dizer também que o odiei do início ao fim, pois o final deu uma melhorada na situação, o problema foi isso acontecer somente nas últimas duas páginas, depois da história ter se arrastado por mais de 350. Então, se vocês tiverem curiosidade em conhecer a história de Anthony e Amélia a fundo, recomendo que leiam para tirarem suas próprias conclusões, mas este não é um livro que eu sairia por aí indicando, pois, além de ser minha última leitura de 2013, foi a maior decepção que tive durante o ano.

Talvez os pais não pretendam estragar a vida de seus filhos, mas por que não são capazes de ver que são tão propensos a um mau julgamento quanto nós? Como é que podem querer que confiemos e acreditemos neles? (Pág 218).

Título: Escândalo.
Autora: Therese Fowler.
Editora: Novo Conceito.
História: 2/5.
Narrativa: 1/5.