sábado, 11 de janeiro de 2014

Esconda-se.

Resenha da minha segunda leitura do ano e que, sinceramente, não podia ser melhor! ;p

Atualmente ela é chamada de Tanya, mas na verdade seu nome é Annabelle e, assim como sua identidade já foi mudada tantas vezes, sua casa também foi. Ela cresceu sempre mudando de residência com a mãe e o pai, nunca criando muitos laços e sempre partindo sem maiores explicações.
Annabelle aprendeu a lutar, a se defender, a gritar quando estivesse em perigo e todas as outras técnicas de defesa pessoal possíveis, porém nunca precisou usar tudo isso.
Na verdade ela só estava aprendendo a fugir, fugir e fugir, mas nunca soube exatamente do que estava fugindo, até que os detetives D.D. Warren e Bobby Dodge encontram um pingente com o nome de Annabelle em uma cena de crime e a dão como morta.
Então finalmente chegou o momento de Annabelle usar tudo aquilo que aprendeu quando criança, se ela tiver tempo, é claro, pois D.D. e Bobby não parecem avançar muito na investigação, afinal o crime foi cometido há mais de 30 anos e os restos mortais encontram-se mumificados, dificultando a obtenção de resultados.
Aparentemente, algum maluco com tendência a colecionador assassinou seis meninas e guardou seus corpos em uma cela subterrânea em um sanatório para doentes mentais e não deixou pistas sobre sua identidade. Agora, D.D., Bobby e Annabelle embarcarão em um busca por pistas, suspeitos e respostas que pode não ter o final feliz que esperam...


Este é o segundo livro da Lisa Gardner que leio e, preciso dizer, as expectativas estavam altas. Depois de ter sido fisgada pela perfeição de Sangue na neve, não conseguia imaginar um livro em que Lisa simplesmente não arrebentasse com tudo e transformasse a história em algo incrível e viciante. E apesar de ainda não ser tão perfeito quanto o outro livro que li dela, o livro atendeu às minhas expectativas e provou que Lisa sabe muito bem o que fazer para me ter em suas mãos, me manipulando e surpreendendo. 

Não sei o motivo, mas a Editora Novo Conceito está lançando os livros fora de ordem, sendo que este, originalmente, é o segundo da série e foi o terceiro da autora a ser lançado por aqui e apesar de não ter muita interferência entre ler ou não na ordem, percebi uma diferença gritante entre a protagonista D.D. de Sangue na neve (originalmente o quinto livro) e a de Esconda-se. Aqui a protagonista ainda não é tão durona quanto no outro, ainda se deixa levar um pouco pelos sentimentos e não é tão perceptiva. Claro, eu ainda a adoro, mas pude notar que ela cresceu muito durante os livros. Queria que eles tivessem sido lançados em ordem para poder acompanhar mais de perto este desenvolvimento da personagem. 

E apesar do livro fazer parte da série da própria D.D., desta vez ela ficou em segundo plano, sendo que nem mesmo chega a narrar a história. Senti sua falta, mas nem tanto, pois amei conhecer mais sobre Bobby, o responsável por narrar os acontecimentos, junto com Annabelle. Bobby é forte, determinado e um policial pra lá de lindo que possui sua própria história para contar e emocionar o leitor (fiquei com o coração apertado por ele). E Annabelle, além de ter sua própria história para descobrir (afinal por que tinha que fugir tanto o tempo todo?) é uma D.D. em formação: teimosa, independente e autossuficiente. Claro que a adorei, mas isso nem deve ter muita importância, afinal eu adorei D.D. e Bobby também!hahaha 

A narrativa se divide entre terceira pessoa para Bobby e primeira para Annabelle, oferecendo ao leitor uma visão privilegiada dos acontecimentos, uma vez que podemos acompanhar diversas coisas ao mesmo tempo. Só não conseguimos montar as peças do quebra-cabeça. Assim como os detetives e a vítima, ficamos de mãos atadas e olhos vendados durante boa parte da leitura e sempre que imaginamos estar encaixando uma peça em outra, aparece alguma nova informação que deforma tudo e nos faz repensar sobre os suspeitos e suas motivações. A trama inteira é cheia de reviravoltas, não e possível confiar muito em ninguém, todos são suspeitos, todos escondem algo, todos possuem segredos e o final não deixa a desejar, não mesmo. E olhem que tenho complexos com finais de livros policiais, sempre acredito que faltou algo, mas afirmo com uma felicidade enorme: não faltou nada, foi tudo perfeito. Sim, eu amei cada palavra, cada página e cada personagem *acrescentando Bobby em minha lista de homens perfeitos que precisam sair dos livros e virem para minha casa*. Recomendo demais para quem está interessado em uma história com mudanças repentinas, personagens autossuficientes e uma narrativa envolvente e encantadora.

Há algumas coisas na vida para as quais não conseguimos nos preparar. (Pág 39).

Título: Esconda-se.
Autora: Lisa Gardner.
Editora: Novo Conceito.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.