sábado, 28 de dezembro de 2013

Os 10 mais... 2013 Livros.

Chegamos na última lista dos 10 mais!
Para quem não viu, a primeira foi sobre os homens, a segunda sobre as mulheres e a terceira sobre os autores que conheci em 2013 e quero mais obras...
Agora vamos para os melhores livros!




10. Todo dia. - David Levithan.

Quem leu minha resenha deste livro, sabe que eu fiquei em uma relação de amor e ódio com seu final, mas que no geral o amei muito, não é? Mas acho que na resenha não fui capaz de me expressar corretamente e dizer a intensidade do meu sentimento. A história de “A” me emocionou muito, me mostrou a questão de não ter escolhas por uma perspectiva totalmente nova e todos os corpos que ele habitou durante a história me ensinaram e me fizeram refletir muito.

9. O advogado da vida. - Jean Postai.

Li este livro no começo do ano, mas a história dele ainda me acompanha com tanta veemência que é como se eu tivesse terminado a leitura ontem. O modo como o autor conduziu o tema do aborto foi tão perfeito e cheio de informações que hoje me sinto até mais segura em falar sobre o tema, pois junto com David aprendi muito de uma forma totalmente descontraída e com uma história que possui de tudo: romance, suspense, ação etc.

8. Trono de vidro. - Sarah J. Maas.

E então que eu caí de amores por esta história mesmo não sendo fã de fantasias! Claro que o fator determinante para meu amor inflar foi a protagonista Celaena, mas este é um assunto para outro post, então vou me deter mais em seu contexto, que envolve magia, poder, ambição, segredos, superação e tudo o mais que você imaginar em uma narrativa incrivelmente viciante e cheia de reviravoltas.

7. Sangue na neve. - Lisa Gardner.

E aqui está mais um livro de um gênero que não leio muito... Um suspense/mistério/policial que me conquistou logo na primeira página, mexeu demais com meu psicológico, me fez questionar limites e ações que anteriormente acreditava serem inquestionáveis. A história de Tessa e D.D. se mostrou uma obra belíssima de se acompanhar que me deixou com os olhos marejados, com o coração nas mãos e com fúria nos olhos.

6. Easy. - Tammara Webber.

A história de Jacqueline por si só já é comovente e apaixonante, mas a forma como Tammara Webber a conduz, sua narrativa emotiva, delicada e sutil fazem tudo se transformar em algo ainda mais incrível. O quase estupro de Jacqueline dá origem em uma história cheia de altos e baixos, sentimentos conflitantes, segredos e dores escondidas. Sofri e sorri com cada palavra, certamente uma das minhas melhores leituras.

5. No limite da atração. - Kate McGarry.

Até tenho certa vergonha em ler minha resenha deste livro, pois ela não diz nada com nada e parece uma repetição sem fim de “Eu amei a história, os personagens, a narrativa e tudo o mais”, mas se eu fosse reescrevê-la hoje acredito que continuaria assim. Meses depois e eu ainda não consegui organizar meus sentimentos de forma coerente quando o assunto é a história de Echo e Noah, esses dois jovens em quem a vida decidiu dar uma rasteira, mas que, juntos, se mostram capazes de mudar isso. Realmente, eu amei este livro!

4. A vez da minha vida. - Cacelia Ahern.

A resenha deste livro, assim como a de Todo Dia, mostra que eu gostei muito da leitura, porém não mostra a intensidade deste sentimento, então vou usar este espaço para isso, pois a superação de Lucy, seus erros, seus acertos e suas trapalhadas me comoveram muito, me deixaram sem reação e mostraram que sou uma espécie de Lucy em minha vida. Em diversos momentos pensei estar lendo algo que eu tinha escrito, tamanho meu envolvimento com o livro. Cecelia escreveu de forma impecável nesta obra.

3. Just Listen. - Sarah Dessen.

Sempre tive muita vontade de ler este livro e secretamente já sabia que ele seria muito bom, porém não imaginava o quanto, afinal Annabel me prendeu em sua história de uma maneira muito agradável, verdadeiramente senti o que ela sentia, entendi seus medos e muito provavelmente cometeria os mesmos erros que ela. A identificação com a protagonista só aumentou durante a leitura e quando terminei, senti que algo tinha mudado em mim. Vou ler muitos livros da Sarah Dessen ainda e se todos forem neste mesmo nível é certeza que ela entrará em minha lista de autores favoritos.

2. Os adoráveis. - Sarra Manning.

Vamos esquecer por um momento que eu não tenho mais 17 anos, que não moro em um apartamento sozinha, que não possuo minha própria marca ou que sou uma blogueira de tanto sucesso que sou chamada para convenções do outro lado do mundo. Tirando estes detalhes, eu sou a Jeane! Logicamente estou dizendo de forma psicológica (e em alguns poucos aspectos físicos também), pois Jeane é mandona, teimosa, revoltada e difícil de lidar. Eu me vi na protagonista do livro, então é claro que ele entraria para a lista de melhores do ano (e de sempre), pois a história acrescenta muito. Um enredo leve, divertido e envolvente que me deixou sem palavras por muito tempo.

1. De volta para casa. - Karen White.


Acho que vocês já devem estar cansados de ver este livro por aqui, não é? Acontece que meus sentimentos por ele são tão incontroláveis que não consigo deixa-lo de fora de alguma lista. A história de Cassie, e principalmente sua personalidade, me surpreendeu de uma maneira inimaginável e acompanhá-la enquanto aprendia a lidar com diversos sentimentos, dores, fantasmas do passado, medo e principalmente vê-la perceber que muito do que ela acreditava não era bem a verdade, foram determinantes para que este se tornasse o melhor livro do ano e o da minha vida. Ao menos, até hoje. :D


Menção honrosa:

O presente. - Cecelia Ahern.



Ok, aqui eu não consegui me conter e acabei burlando minha própria regra de escolher apenas 10 livros (como diz o próprio título do post) por motivos de: O presente PRECISA entrar na lista, afinal foi uma das minhas últimas leituras e certamente um dos que mais me fizeram chorar durante o ano. Cecelia conduz a história de Lou com uma maestria tão única que foi impossível não me apaixonar e me ver ali descrita. O livro é incrível, perfeito e apaixonante. Mesmo tendo meu coração devastado por um ou outro motivo, não mudaria uma vírgula desta obra.

Ok, os livros acabaram se repetindo com relação aos outros posts, mas são esses os meus queridinhos de 2013 e de sempre...hahaha

PS: É só clicar no título do livro para ler a resenha dele. ;D