sábado, 19 de outubro de 2013

Trono de vidro.

Olhem que lindo, já tem resenha do livro do último Li até a página 100 e... <3

Celaena tem apenas 18 anos, mas já é portadora do título de Assassina de Adarlan.
Mas em uma desventura a esperta, perigosa e destemida jovem foi capturada e mandada para cumprir pena em uma mina de sal em Endovier, onde está há um ano.
Trabalhando em condições sub-humanas, Celaena sabe que não sobreviverá muito tempo, por isso, quando Dorian, o príncipe herdeiro, lhe faz uma proposta, ela aceita.
A proposta é a seguinte: o rei (aquele que Celaena detesta) quer alguém que faça os "trabalhos sujos" para ele e para escolher o merecedor de tal honra ele propôs uma competição em que os nobres escolhem algum "campeão" para representá-lo e depois de várias disputas, aquele que restar, irá assumir o posto.
Dorian escolheu Celaena para representá-lo e como recompensa devolverá sua liberdade depois que ela servir ao rei durante alguns anos. Para Celaena, isso é grande coisa, afinal, se continuasse em Endovier, morreria em alguns meses.
Mas, ao chegar ao local do tal campeonato, Celaena descobre que não será tão fácil quanto imaginava, pois apesar de não se incomodar com os seus adversários (ela sabe que pode eliminar todos eles rapidamente), algo realmente estranho acontece ali.
Campeões começam a morrer de forma brutal antes das provas, marcas estranhas aparecem por perto e de repente Celaena não se vê mais só buscando sua liberdade e sim sua proteção, assim como a de Dorian e Chaol (o capitão da guarda que é responsável por treiná-la). Mas muitas outras coisas ainda podem acontecer...


Olha, não leio muitos livros com esta temática mais fantástica, cheia de lutas e coisas assim, mas este é um dos melhores (ou o melhor) que eu já li deste gênero. Simplesmente não consegui desgrudar do livro antes de chegar ao final e não me arrependo nada de ter me entregado tão completamente a este mundo cheio de segredos.

Celaena já havia me conquistado somente pela sinopse, por já se mostrar uma garota destemida e determinada, longe daquela mocinha sonsa que estou acostumada, mas com o desenrolar da trama eu percebi que ela é ainda melhor. Teimosa, briguenta, petulante, divertida, inteligente, radical, ágil, perigosa e mais um pouco petulante. Acho que foi a petulância dela que me conquistou de verdade, com todas as suas respostas inteligentes e sarcásticas. E sinceramente NÃO TEM COMO ignorar as faíscas que surgem entre ela e Chaol, o capitão da guarda real, que é um personagem reservado e desconfiado. No começo ele até tenta ignorar Celaena e sua petulância, mas ele também acaba se rendendo aos encantos da assassina e os momentos entre os dois são os melhores.

Dorian também possui uma relação mais delicada com Celaena e apesar de ele ser um personagem importante eu não caí de amores por ele, simplesmente por ser meio bobo e não fazer muita coisa. Claro, ele cresce durante a história e se mostra um homem de valores, mas ainda assim ele é passivo demais para meu gosto. Prefiro, mil vezes, o Chaol. ♥ E claro que o triângulo amoroso está presente, mas não usem isso como um argumento contra o livro, por favor, pois esta relação amorosa e complicada acaba quase sendo esquecida quando comparada a tudo o mais que acontece enquanto Celaena busca ganhar a competição do rei. Lutas, provas de resistência, magia antiga e esquecida, segredos, sonhos, traições e outros personagens importantes que eu não posso comentar por ser spoilers. :(

Tudo em uma narrativa em terceira pessoa que não se prende somente em Celaena e nos dá uma visão mais ampla de tudo ao passear entre os outros personagens, nos fazendo conhecer mais sobre cada um deles e isso me fez apaixonar de vez por um e detestar outros. Realmente não tenho o que reclamar sobre este livro, pois nele existe de tudo um pouco e provavelmente vai agradar muita gente também (como eu já vi acontecendo por aí). Agora, só me resta perguntar: E aí Editora Galera, quando é que o segundo sai?hahaha  

Celaena sacou uma adaga do cinto. Quem teria assassinado um dos campeões com tanta brutalidade? E como o assassino tinha conseguido escapar se o corpo estava no corredor? O castelo estava infestado de guardas. Um campeão morto, um dia antes da primeira prova; seria o início de um padrão? (Pág 109).

Título: Trono de vidro.
Autora: Sarah J. Maas.
Editora: Galera.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.