domingo, 20 de outubro de 2013

Os adoráveis.

Terminei de ler este livro praticamente agora e a resenha dele devia demorar mais um pouco para aparecer, mas quem diz que me aguentei? Preciso dizer para o mundo o quanto eu estou apaixonada por Michael e queria ser a Jeane. E preciso fazer isso AGORA!hahaha

Jeane tem 17 anos, vive sozinha em um apartamento, é quase totalmente independente, uma blogueira de sucesso (seu blog "Adorkable" cresceu tanto que ela já ganhou prêmios por ele), tem seu próprio estilo (cabelo colorido, roupas usadas e chamativas etc.), se alimenta quase completamente de balas Haribo e café, vive em conflitos com os professores ou com os colegas de sala que não possuem personalidade própria e é meio instável.
Michael Lee é o oposto de Jeane. Ele usa roupas de marca (mesmo que não sejam exageradas), depende dos pais para quase tudo, não mente para a família, não passa o dia todo no Twitter e possui um ótimo relacionamento com a comunidade escolar.
Os dois estudam na mesma escola e se ignoram completamente, até que Scarlett (ex namorada de Michael) e Barney (ex namorado de Jeane) fazem com que os dois se falem pela primeira vez.
Foi desprezo à primeira vista, claro, mas mesmo com o ódio mútuo fica cada vez mais difícil separar os dois...



Eu tinha me apaixonado um pouco por este livro quando vi a capa, depois me encantei mais um pouco quando li a sinopse e descobri que a protagonista é uma daquelas meninas legais que estão pouco se lixando para o que os outros pensam dela (♥), mas depois de terminar a leitura, posso dizer que este é um livro apaixonante, encantador e perfeito em todos os aspectos possíveis.

Jeane é uma protagonista incrível, pois mesmo quando ela faz/fala coisas que tornariam qualquer outra personagem uma completa insuportável, ela não consegue ser chata. Seu jeitinho de garota precoce, independente, mandona, irritada e revoltada é compensado pela doçura implícita em seus atos, principalmente com Michael, que é um exemplo de como os meninos devem ser...hahaha Não que ele seja perfeito, pois ele não é. Mas ele não faz inúmeras burradas, não é ridículo ou age como um palhaço, ele é autêntico, compreensivo (um pouco), divertido, inteligente, sabe como tirar Jeane do sério e também perde um pouco a paciência com ela, principalmente quando ela está em seus momentos de garota chata que supostamente devia se tornar insuportável.

Este jogo de cintura (ou não) realizado por parte dos dois faz o livro ser cheio de altos e baixos, encontros e desencontros, momentos doces e momentos tristes, tendo de tudo um pouquinho, mas sempre com bom-humor e elegância, pois Sarra Manning definitivamente sabe construir e conduzir uma história adolescente sem torná-la maçante ou desinteressante. A narrativa da autora é em primeira pessoa, com capítulos intercalados entre Jeane e Michael, é leve, jovem e envolvente ao ponto de você não perceber o que está fazendo, então é bem fácil iniciar e terminar a leitura em apenas um dia, mesmo que o livro tenha quase 400 páginas, pois a fonte média também ajuda (acrescente o fato do papel ser aquele meio amarelinho, e vamos lá!).

Particularmente, não encontrei defeito algum na obra e ela entrou para a minha lista de livros "queridinhos-e-favoritos-que-todo-mundo-deveria-ler-e-muito-provavelmente-amar-também" pois entre os livros jovens mais despretensiosos que li recentemente foi neste que mais me identifiquei com a protagonista, torci muito para tudo dar certo, dei altas risadas, reprimi as lágrimas e suspirei igual uma boba. Super indico para quem gosta de livros assim e até para quem não gosta, afinal, esses dois personagens adoráveis podem conquistar muitas pessoas!

Mantive um sorriso fixo na cara porque sabia que iria enfurecê-lo ainda mais, embora não soubesse por que a necessidade de baixar ou esmigalhar a crista de Michael Lee se tornara, de repente, a vocação de minha vida. (Pág 47).

Título: Os adoráveis.
Autora: Sarra Manning.
Editora: Novo Conceito.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.