sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Just listen.

Gente, decidi trazer a resenha de um dos livros que está sendo sorteado na promoção de aniversário do blog!

Annabel Green é a filha mais nova e aprendeu rapidamente que, como tal, o melhor a fazer é ser gentil e não criar conflitos. Nunca.
Kirsten, sua irmã mais velha, fala pelos cotovelos e não tem medo de se expressar, enquanto Whitney, a do meio, é silenciosa e fechada, mas as duas vivem entrando em conflitos, dos quais Annabel sempre fica longe e, quando possível, tenta ser a pacificadora.
O que as três irmãs possuem em comum é o trabalho: desde pequenas, todas elas seguem a carreira de modelo. Umas com mais vontade de que a outra, mas ainda assim, trabalhando.
E depois de Annabel ter sido flagrada em uma situação um tanto comprometedora com o namorado de sua melhor amiga, ela se torna a excluída.
Ignorada pela melhor amiga, rejeitada pelos outros alunos do colégio e vendo sua irmã Whitney sofrendo de anorexia, Annabel está perdida e sozinha.
Ninguém sabe o que aconteceu de verdade naquela noite, a noite que mudou tudo, somente ela. E ela não tem planos de mudar esta situação, pois não quer gerar confusão alguma, não quer preocupar sua mãe e correr o risco de perdê-la para uma depressão novamente, não quer decepcionar as pessoas... Enfim, ela não quer contar seu segredo.
Mas ela encontra Owen, um DJ de uma rádio comunitária da cidade, e ele parece disposto a fazer com que ela "Não pense nem julgue. Apenas ouça"... 

Sempre ouvi muitos elogios sobre a Sarah Dessen e isso só aumentava minha curiosidade em ler alguma obra dela, e agora, posso afirmar que entendo e apoio todos esses elogios. Preciso falar sobre a narrativa da autora, que é incrivelmente doce e envolvente. Acho que se ela escrevesse uma história totalmente sem pé nem cabeça ainda assim se tornaria um bom livro, somente por sua escrita simples, divertida e cativante. No caso, isso não aconteceu, pois a história de Annabel é linda. De uma forma concisa e apaixonante a autora desenvolveu uma trama que envolve amor, medo, sensação de não pertencimento, auto preservação, responsabilidade, relações familiares, proteção e os perigos da vida. Tudo isso constantemente sendo mesclado com músicas, só para deixar tudo ainda melhor.

Annabel é uma garota normal que comete erros. É extremamente altruísta, e este acaba sendo um dos seus erros, pois na tentativa de não fazer outras pessoas sofrerem ou se preocuparem, ela não revela o que realmente está acontecendo consigo. Em seu modo de pensar, sua mãe já possui preocupações demais com Whitney, então não tem necessidade de acrescentar seus problemas e correr o risco de ver sua mãe desmoronar. Desta forma, responder apenas um "Está tudo bem" ou inventar alguma desculpa que explique porque sua melhor amiga não aparece mais para visitá-la se torna algo rotineiro e ela sequer percebe o que está fazendo. Até Owen aparecer. O envolvimento dos dois é outro ponto positivo, pois acontece gradualmente, de forma inteligente e delicada. As conversas dos dois são divertidas e interessantes, pois Owen é basicamente o oposto de Annabel, ele não mente e é sempre sincero. E isso causa um pequeno colapso em seu mundo já completamente abalado e quase inteiramente destruído.

Enquanto ela tenta, aos poucos, colocar sua vida nos eixos novamente e aumentar sua sinceridade, Annabel vai se lembrando do que a fez chegar até ali, de tudo o que já aconteceu para que ela se tornasse quem ela é, de qual forma ela foi afetada pelo exterior, em como ela se deixou levar, tomou decisões erradas, se calou quando devia falar... Ela começa a repassar tudo isso e, na tentativa de aprender com seus erros, vai buscar uma forma de "apenas ouvir" e isso é extremamente tocante. Os caminhos que percorremos com Annabel enquanto ela intercala seus dias atuais e suas lembranças são verdadeiros, o tipo de coisa que você lê e pensa "aconteceu algo parecido comigo!" ou "eu te entendo, já senti isso". E, definitivamente, esta conexão com o protagonista é sempre um ponto determinante nas minhas leituras.

Confesso que já tinha uma ideia formada sobre qual seria o segredo dela, e acertei, porém isso não tira a graça da história. Descobrir (de forma oficial) o que ela escondia foi maravilhoso e queria que todo mundo fizesse o mesmo, pois este foi, definitivamente, um dos melhores livros que já li! ♥


Era o seguinte: antes, a diferença entre luz e escuridão era muito simples. Uma era boa e outra má. Porém, de repente, isso deixou de ser tão óbvio. A escuridão ainda era um mistério, algo desconhecido, algo do qual se tinha medo. Porém, eu passei a sentir medo da luz também. De olhos fechados eu só via o breu, o que me lembrava desta única coisa: o meu segredo mais profundo. De olhos abertos, havia somente o mundo que não sabia de nada, brilhante, inescapável e, de alguma maneira, ainda lá. (Pág 228).

Título: Just Listen.
Autora: Sarah Dessen.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.