sábado, 7 de setembro de 2013

Tipo Destino.

Vamos começar o final de semana com a resenha de um livro que eu queria e não queria ler? Explico mais na resenha! :p

Erin e Lani apesar de terem poucas coisas em comum, são melhores amigas.
Entre elas existe uma ligação além do comum, elas são "irmãs de alma", como diz Lani.
Então nunca teria passado pela cabeça de alguma delas que uma poderia se apaixonar pelo namorado da outra, mas é o que acontece.
Por mais inexplicável que possa ser, Lani acaba descobrindo que tem muito mais em comum com Jason do que Erin, sua namorada.
Os dois se sentem bem juntos, brincam, conversam e passam cada vez mais tempo um com o outro e aos olhos de Erin esta é uma aproximação muito boa, afinal sua melhor amiga e seu namorado tendo um bom relacionamento é bem melhor do que os dois se odiarem, não é?
Mas então Erin faz uma viagem nas férias, deixando Jason e Lani para trás. Sozinhos.
E muita coisa pode acontecer neste verão, incluindo Lani não conseguindo mais esconder seus sentimentos. E o que será que o destino está guardando para ela?


Preciso dizer que ao mesmo tempo em que eu queria muito ler este livro, eu também não queria.
Queria por estar curiosa por mais um livro da Susane e não queria por conta do tema central. Fiquei meio brava logo pela capa, mostrando a "traição" da Lani, então já imaginava que durante a leitura iria me revoltar bastante com a protagonista, sem contar que não conseguia imaginar um final que não me parecesse absurdo ou bobo. Mas é claro que a minha curiosidade e ansiedade por mais uma oportunidade de ler algo da Susane foi maior. E não me arrependo.

Fiquei sim revoltada com a Lani durante a leitura, mas não pelo motivo que esperava (até por ela ter um senso de certo e errado bem definido) e sim por sua passividade e seus medos. A menina tem medo de tudo! Não é algo que você nota logo de cara, mas aos pouquinhos você percebe que ela vai se segurando, se prendendo, se escondendo o tempo todo, por medo, e eu entendo que todos temos alguns medos, mas ela tem demais, sendo que apenas um é bem explicado. Ignorando este lado medroso, a protagonista é uma menina agradável, consciente e um pouco viciada em tentar descobrir seu próprio futuro. Tá, isso também não me fez cair de amores por ela, mas não chega a incomodar muito. É só um detalhe que dá mais sentido ao título do livro e provavelmente agrade pessoas com este mesmo anseio, o que não é meu caso. Ah, e Jason! Bom, ele é a chave da história, claro, e achei-o um bom garoto. Ele é inteligente, compreensível, intenso e divertido. Só o achei de caráter duvidoso por namorar uma menina enquanto estava gostando de outra, mas... 

Novamente a narrativa da Susane não decepciona. Não é cheia de diálogos, mas também não possui descrições gigantes. Tem tudo na medida certa e ainda coloca alguns temas mais delicados (com outros personagens) no meio do triângulo amoroso, fazendo tudo ficar ainda melhor. E claro que eu preciso dizer aqui o que eu achei do final, pois era um dos pontos que me deixava indecisa sobre ler ou não ler: eu gostei. Foi mais ou menos como um dos finais que eu estava esperando, só que melhorado. Claro, não achei perfeito (mas nem foi pelo final em si, e sim pelo que levou a ele), mas também não me desapontou, e isso é um grande feito!

Recomendo para quem quiser um livro leve e despretensioso. É um ótimo companheiro para uma tarde gostosa, e se não iniciar a leitura esperando que seja o livro que vá mudar sua vida, não acho que vai se decepcionar.

Não sou fã do Desconhecido. O Desconhecido pode mudar sua vida inteira em um instante. Ele pode tomar tudo de você e nunca mais devolver. Sua vida pode terminar em um instante, antes que você sequer tenha tempo de saber que está tudo acabado.
Não estamos seguros. Não temos controle. (Pág 12).
Título: Tipo destino.
Editora: Novo Conceito.
História: 4/5.
Narrativa: 4/5.