quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Exodus.

Gente, hoje a resenha de hoje é, de certa forma, especial, pois fala sobre um tema que eu me interesso bastante: Meio ambiente.
Não saio por aí levantando cartazes ou abraçando árvores, pois ter uma consciência ambiental não é só realizar atos revolucionários, mas este é um tema que me preocupa e o meu medo é acontecer justamente o que este livro retrata, então vamos lá?

Em 2099, o mundo, como o conhecemos hoje, não existe mais.
As calotas polares não resistiram ao aquecimento excessivo do planeta, derreteram e então cidades, estados, países e continentes inteiros foram inundados.
Nos locais mais altos, onde o oceano ainda não chegou, existe vida, mas acontece que o nível da água continua subindo, portanto o risco de inundação até mesmo nesses locais é grande.
Wing, a ilha onde uma garota de apenas 15 anos chamada Mara vive, é um desses lugares. Ela vê as fortes tempestades balançarem as estruturas das casas, seus amigos e vizinhos buscando refúgio quando o mar atinge seus lares, o sol brilhando com tamanha intensidade que parece não existir noite e o pior, ela sabe que não existe mais para onde subir, pois já estão no topo da ilha. A água irá alcançá-los.
Diante de tal catástrofe, só o que tira o desespero de seu coração é o pequeno ciberwizz (basicamente uma espécie de computador com acesso a internet) que a leva para um mundo diferente por alguns momentos. E passeando por lá ela descobre algo que pode vir a ser a salvação para as pessoas da ilha: o Mundo Novo. Cidades  que foram construídas antes da grande inundação, antes do planeta entrar em colapso: construídas acima do nível do mar.
A esperança de Mara é chegar até uma dessas cidades, mas será que ela vai conseguir? E se chegar, será que vai ser bem recebida? O que deve fazer por lá? E estas cidades existem mesmo ou são apenas projeções de uma garota desesperada para salvar sua família?


Quando li a sinopse deste livro (que é o primeiro de uma trilogia inteiramente publicada pela Farol) eu fiquei "Uau! Que incrível, um livro que fala basicamente do nosso futuro! Claro que eu preciso ler!" e guardei este meu interesse até colocar as mãos em um exemplar, tanto que logo que chegou por aqui, não demorei a lê-lo. Agora, não sei direito o que aconteceu no meio desta leitura. Não sei se foi minha expectativa em alta ou o quê, só sei que ele não foi tudo o que eu esperava.

A história é boa, coerente e mostra muito o que já vemos nos dias de hoje: os mais inteligentes/ricos/poderosos construindo suas fortalezas, se protegendo e ignorando o caos que acontece para além de seus muros, não enxergando ou se importando com aqueles que não possuem as mesmas regalias que eles. Tudo isso é o que eu espero de um bom livro, o que me desapontou foi a forma como a autora construiu a história. Sua narrativa, que acontece por um narrador que não participa da história e só conta os fatos, me distanciou de Mara e deixou lacunas quanto à construção do cenário, à descrição de outros seres e principalmente à criação de vínculos e relações da protagonista.

Não encontrei momentos em que Mara demonstrasse verdadeira atenção, dor, felicidade ou qualquer outro tipo de sentimento com relação a amizades que supostamente sempre existiram, porém um ou outro personagem do nada se transformava em uma das pessoas mais importantes de sua vida. Queria que essas relações fossem melhor explicadas, o cenário melhor construído (muitas vezes eu só entendia que existia o oceano. Tudo o mais que era narrado eu desconhecia) e as outras criaturas que aparecem com o desenrolar da trama fossem mais bem descritas (não entendi exatamente as particularidades de cada um). Entendo que contar uma história que se passe em um mundo basicamente afogado não é fácil, mas a autora podia ter se atentado ao aspecto "descrição" para dar um pano de fundo mais coerente e concreto.

Mesmo com as lacunas que encontrei na narrativa e o distanciamento que senti da protagonista (que são pontos negativos e extremamente pessoais), acho que todos deviam ler este livro. Se não pela sua carga ficcional, por seu forte pé na realidade, como mostra o quote abaixo:
- Nossos ancestrais roubaram nosso futuro. (Pág 182).


Título: Exodus.
História: 4/5.
Narrativa: 2/5.