quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Olho por olho.

Oie! *sorri*
Gostaram da carinha nova do blog? Ainda tenho que ajustar alguns detalhes e aos poucos vou formatando as antigas postagens, para se encaixarem no modelo atual, mas queria colocar o layout novo no dia 09 de todo jeito, pois faltava exatamente um mês para o aniversário de dois aninhos do blog, então vou organizar as coisas aos poucos!
Mas vamos para a resenha...

Mary, Kat e Lillia acabam se unindo para um desejo em comum: vingança.
As três adolescentes tem motivos para vingarem-se, mas sozinhas não teriam condições de arquitetar algo que as agrade, por isso a união.
Mary teve sua vida transformada em um inferno por conta de um único menino. Ele a destruiu ao ponto deixa-la precisando e ajuda médica e até mesmo se mudar da Ilha Jar, onde morava.
Kat chamou uma menina de amiga, quando na verdade as coisas não eram bem assim e agora esta "amiga" não a deixa em paz, transformando sua estadia na escola (e fora dela) uma verdadeira exposição de bullying.
E Lillia está desesperada para tirar sua irmã mais nova das garras de algo que ela própria já passou, e só ela sabe as consequências disso. Ela definitivamente não vai deixar que façam com sua irmã o mesmo que fizeram com ela.
Agora, com Mary de volta, Kat cansada de sofrer e Lillia querendo ajudar a irmã, as três resolvem que é hora de agir. Utilizando o princípio do "olho por olho",  elas começam uma coisa que pode tomar proporções maiores...


Outro livro com uma proposta um tanto incomum, não é? Não lembro de ter lido nada sobre vingança ultimamente, muito menos vindo de adolescentes. Então iniciei a leitura com grandes expectativas, e logo encontrei protagonistas, que apesar de novas, já tinham passado por coisas que fizeram com que crescessem rápido. Umas mais do que outras, claro, mas ainda assim, elas não são fúteis, bobas ou sem graça. Claro que eu gostei!

Lillia por ser animadora de torcida e vir de uma família bastante rica pode passar a impressão de ser mais uma mocinha cabeça de vento, mas na verdade ela é forte e inteligente. Tem muitos medos, e aparenta ser a mais frágil entre as meninas, porém está disposta a tudo para proteger sua irmã, o que eu acho extremamente bonito. Mary, no ínicio me deixou intrigada e eu não entendia muito bem o que tinha acontecido com ela, e quando finalmente entendi minha vontade era que tudo que elas estavam planejando desse certo, pois o que ela passou foi bem complicado. Ela, porém, foi a que menos me agradou. Algumas coisas sobre ela continuaram sem explicações mesmo depois do livro ter terminado, e apesar de achar que isso seja um gancho das autoras para a continuação, me desagradou um pouco.

Kat foi a que eu mais gostei. Ela é persistente, inteligente, ativa, tem seu próprio estilo e um ótimo senso de humor. Por ser a responsável por organizar as meninas para a vingança o ritmo da história é basicamente ditado por ela e isso torna tudo mais intenso. As três se dividem na narrativa em primeira pessoa, sendo um capítulo para cada uma, mostrando um pouquinho mais sobre elas mesmas, suas histórias, suas particularidades e características. Existe a identificação de quem irá narrar cada capítulo, mas depois de um tempo já é possível conhecer as três ao ponto de saber diferenciá-las pelo modo de pensar de cada uma.

Gostei bastante da história, só esperava um pouco mais sobre a tal vingança delas, que acaba mesmo tomando proporções maiores do que esperavam, porém achei que o que elas fossem planejar seria mais maquiavélico e não foi. Acho que isso fica para o segundo livro, pois as autoras fizeram um final que deixa pontas soltas interessantes para serem melhor trabalhadas. Ou com a possibilidade de estragarem tudo, é claro, e espero que isso não aconteça, pois este primeiro livro me agradou bastante e acho que vai agradar bastante gente por aí também!

- Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. (Pág 122).

Título: Olho por olho.
Editora: Novo Conceito.
História: 4/5.
Narrativa: 4/5.