sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A outra vida.

Finalmente sexta feira! Quase não acredito... Minha semana foi bastante corrida, então estou feliz por finalmente ter alguns minutinhos para descansar, e ler"
Enquanto isso, mais uma resenha.

A vida de Sherry, com 15 anos, é de uma forma que ela nunca imaginou antes.
Quando mais nova ela tentava se imaginar no futuro, porém o que ela realmente vive nunca esteve em seus planos. Ela não imaginava que tudo mudaria tanto, e de forma tão rápida.
Anúncios na TV e rumores não a prepararam para a total devastação que aconteceria em seu mundo.
Um vírus estranho e maligno se alastrou pela população, transformando todos em seres estranhos com garras, corpos recobertos de pelos, poucos sentimentos e excesso de fome. O pior é que eles comem gente.
Gente como Sherry e sua família, que vive escondida em um abrigo nos fundos de sua antiga casa. Ou melhor, vivia, pois depois de três anos nessas condições, a comida acabou e as opções seriam: sair de casa, se arriscando por entre os mutantes, para procurar comida, ou ficar em segurança e morrer de fome.
Ela e seu pai decidem pela primeira opção e saem de casa juntos e armados, mas as coisas não saem como o planejado e de repente Sherry se vê sendo protegida por Joshua, um jovem que ela não sabe de onde vem, mas que mexe com seus sentimentos de uma forma estranha.
Porém ela não tem tempo de entender o que está acontecendo, pois precisa se manter segura, ajudar sua família, descobrir se o governo realmente tentou conter esse vírus ou não e reparar os erros cometidos durante sua saída de casa com o pai...


Sempre que tenho grandes expectativas com algum livro, fico com medo de acabar me decepcionando, e isso geralmente acontece, porém A outra vida é uma agradável exceção! Iniciei a leitura com certo receio, mas ele não persistiu por mais do que algumas páginas. Logo me vi parte de tudo aquilo que estava lendo e precisava saber quais caminhos a vida de Sherry iria tomar. A curiosidade era enorme. A autora conduz tudo de uma maneira tão simples e envolvente que faz isso com você. Te retira do mundo "real" e te transporta para a Los Angeles destruída e habitada por mutantes. Só isso já mostra que seu livro não é apenas mais um que fale sobre o mundo devastado por algum motivo, ele é "O" livro sobre o assunto.

O conflito de Sherry entre o instinto de sobrevivência que lhe diz para atirar e a hesitação por estar tirando a vida de um mutante que em algum momento já foi tão humano quanto ela própria só mostra sua humanidade mesmo perante tanta catástrofe, e este é outro diferencial. Cheguei a pensar que ela chorava muito e em momentos inoportunos, mas quando me coloquei em seu lugar percebi que ela é extremamente forte; não sei se teria coragem de passar por tudo o que ela passa e certamente iria chorar muito mais, então sequer as lágrimas da protagonista me irritaram, pois ela tem motivos para chorar.

Mas não pensem que Sherry passa o livro chorando! Longe disso. Ela passa o livro atirando, lutando e sendo útil. Basicamente chama para si a responsabilidade de manter a família a salvo e leva isso muito a sério, junto com Joshua, que apesar de também protagonizar o livro, ser forte e bastante ativo durante toda a história, não me chamou a atenção tanto quanto sua amiga. Os demais personagens não são desagradáveis nem extremamente interessantes, mas alguns possuem características que me deixaram intrigada, porém não vou citar nomes por aqui pois podem acabar sendo spoilers. :(

Vou falar, porém, da narrativa da autora, que apesar de ser breve e sucinta demais em alguns momentos, não deixa muito a desejar na construção dos cenários e principalmente descrição das cenas de ação. Já percebi, em muitos livros, que durante cenas de lutas, a narração acontece de forma superficial, sem contar exatamente como e quais movimentos foram executados, e isso me incomoda um pouco, então minha surpresa foi enorme ao me deparar com essas cenas bem descritas e que mostram exatamente como as coisas estão acontecendo! Por fim, eu gostei muito deste livro, estou com um gostinho de quero mais (espero que a continuação seja lançada logo) e acho que ele vai agradar bastante gente.

A outra vida não existe mais. Este novo mundo tem suas próprias regras. Sobreviver aos ataques é uma delas. Se acha que vai encontrar bondade e misericórdia, está enganada. (Pág 81).

Título: A outra vida.
Editora: Novo Conceito.
História: 5/5.
Narrativa: 4/5.