quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O projeto Rosie.

Uma semana que eu voltei para a faculdade e já estou sentindo o impacto da redução de tempo de leitura, mas consegui terminar mais um livro, então... ;p

Com 39 anos, bem sucedido profissionalmente, com bom porte físico e ótima capacidade de argumentação, o professor de genética e pesquisador acadêmico Don Tillman devia ser um ótimo partido, devia viver cercado de mulheres e a opção de escolher a esposa perfeita, mas isso não acontece.
Na verdade, as mulheres parecem ignorar Don e todos os encontros que ele foi terminaram em desastres, portanto ele decide que está na hora de fazer algo diferente e elabora seu Projeto Esposa, que consiste em um questionário para selecionar as candidatas.
O questionário inclui perguntas como a frequência do consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, altura, peso, IMC, boas capacidades matemáticas, pontualidade, dons culinários, entre outros.
Gene e Claudia, seus únicos amigos, tentaram tornar o questionário mais simples, porém Don não desistiu.
Seu cronograma de vida era milimetricamente calculado, os minutos diários programados, sem perturbações em sua rotina ou eventos que pudessem colocar sua incapacidade social em evidência, mas depois de Gene ter colocado Rosie, a mulher mais incompatível possível, no caminho de Don, a razão, a lógica e a rotina começam a dar espaço para emoções, e isso pode não ser muito bom... Ou será que pode?


Vi muita gente comentando este livro logo que foi lançado, os blogueiros receberem Don e Rosie de braços abertos e elogiaram muito este livro, fiquei curiosa e quis saber se ele é tão bom assim. E é. Fui fisgada por Don logo na primeira página, quando ele começa a descrever sua inabilidade social e a ideia do Projeto Esposa. Diante das reações dele, de suas falas, gestos e pensamento, acabei o imaginando como uma espécie diferente da nossa, ele parecia um E.T. perdido na Terra, tentando se encaixar e não conseguindo. Dei inúmeras risadas por conta do raciocínio dele e de sua forma de se expressar, sempre fazendo uso de estatísticas, porcentagens, pesquisas, artigos e livros para afirmar o que estava dizendo.

Ele parecia incompreendido e deslocado, sempre arrumando alguma confusão e fazendo papel de bobo. Isso é triste, mas me fez rir como nunca (e olha que eu me mato de rir em diversos livros), lágrimas correram enquanto eu me contorcia de dar risada das peripécias de Don. Não consigo imaginar alguém que não vá se divertir com ele. Pode acontecer de alguém ficar irritado com a forma de raciocínio dele (que passa longe de ser comum), mas ainda assim, vai rir. Não tem como não rir.

Ele é rigoroso e controlado, totalmente o contrário de Rosie e o contraste entre os dois é outro ponto que torna o livro uma delícia de se ler. O envolvimento dos dois é gradual, inteligente, interessante e cheio de altos e baixos, como era de se esperar. Gostei muito da forma que aconteceu, sem atropelar os outros aspectos do livro.

A narrativa é em primeira pessoa, feita por Don e apesar de não ter muitos diálogos, ela te envolve e a parte narrativa se torna a mais gostosa de ler, pois são os pensamentos mais abstratos e complexos dele, fazendo o livro inteiro ser uma grande comédia romântica que não esquece de passar uma lição linda sobre possibilidades, aceitação e outras informações importantes ou não sobre vida, genética, lutas, danças etc. que aparecem no contexto. Recomendo demais. Garanto que vão dar risada acompanhando Don e Rosie.

Gene e Claudia tentaram por algum tempo me ajudar com o Problema Esposa. Infelizmente, a abordagem deles se baseava no tradicional paradigma do namoro, que eu já havia abandonado baseando-me no fato de que as probabilidades de sucesso não justificavam o esforço e as experiências negativas. (Pág 9).

Título: O projeto Rosie.
Editora: Record.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.