sexta-feira, 5 de julho de 2013

O heroi perdido.

Mais alguém aí já está de férias? Estão lendo muito? Eu estou dividindo meu tempo e estou lendo menos do que esperava, mas ainda assim estou amando...kkk

Jason, um belo dia, acordou em um ônibus de excursão escolar, totalmente sem memória.
Piper, a bela menina sentada ao seu lado e segurando sua mão, diz ser sua namorada e o garoto brincalhão que também está por perto, Leo, seu melhor amigo.
Porém nada disso faz sentindo. Ele não se lembra de quem é, de onde vem e muito menos o motivo de estar em uma excursão com "jovens difíceis", como Leo explicou.
A confusão ainda consegue ficar pior quando eles chegam no destino da viagem, uma tempestade acontece, monstros aparecem, o treinador responsável por eles misteriosamente ganha patas de bode no lugar das pernas e outras desventuras.
Passado tudo isso, as coisas não melhoram muito. Os jovens são levados para um lugar chamado Acampamento Meio-Sangue, onde os campistas explicam que eles são semideuses (mesmo que isso não faça sentido algum), que precisam ser reclamados pelo pai/mãe, que Percy Jackson, aparentemente um garoto muito importante, está desaparecido e que uma Grande Profecia diz que sete meio-sangues terão que "salvar o mundo".
E os três, aparentemente, fazem parte deste grupo selecionado para lutar, portanto, Jason, Piper e Leo vão precisar superar traumas, fazerem ligações entre suas antigas vidas (mesmo que um deles esteja sem memória alguma) e suas novas responsabilidades e terem muita, muita coragem para enfrentar todos os perigos que estão por vir.


Quando eu crescer, quero ser igual o Rick Riordan! Sim, estou completamente apaixonada pela capacidade que este homem tem de criar histórias tão ricas, envolventes e maravilhosas. Isso sem contar que os protagonistas são sempre incríveis. Amei o Jason, mesmo que ele esteja um pouco confuso com todas as informações que lhe desaparecem da mente. A Piper carinhosa e determinada me fez ficar com o coração apertado e dar algumas risadas. E o meu heroi favorito, o Leo, conseguiu me deixar de boca aberta diante de tanta geniosidade. Sério, o garoto é incrível.

Os três, Jason, Piper e Leo, narram a história, então pude conhecer mais intimamente cada um deles, acompanhar seu crescimento, seus medos, frustrações e preocupações de forma mais próxima, o que é muito bom e tornou impossível não se identificar com algum detalhe da personalidade de cada um. Os momentos que mais gostei foram os narrados por Leo, pois o menino parece não ter muita noção sobre estar sendo inconveniente em alguns momentos, é espontâneo e conta as aventuras de forma mais divertida. :3 Mas todas as narrações são boas, instigante e divertidas.

No começo, fiquei um pouco entediada por causa da falta de memória do Jason, eu simplesmente não entendia o que o autor pretendia com isso e mesmo com a narrativa rápida e gostosa de ler, eu fiquei incomodada, porém depois de umas 15/20 páginas, as coisas começaram a entrar nos eixos, eu entendi um pouquinho (sim, só um pouquinho. Tio Rick é do mal e não solta todas as informações de uma vez, então você que se vire para achar as explicações que quiser enquanto ele vai te deixando doidinha de curiosidade) e depois eu terminei o livro sem sequer perceber o que estava fazendo.

O fato do autor não contar tudo de uma vez faz tudo ficar ainda mais incrível e a quantidade de coisa que acontece durante as 400 páginas é absurda. Muitas reviravoltas, muitos monstros e muitas lutas. Simplesmente amei, fiquei ainda mais encantada com o dom do autor com as palavras e desesperada para ler os outros da série, porém como não tenho o terceiro ainda, vou me esforçar e não ler o segundo. ;p
Leo nunca fora um menino grande nem o mais forte. Mas sobrevivera em bairros violentos, escolas difíceis e lares adotivos complicados usando o que sabia fazer melhor. Era o palhaço da turma, o bobo da corte, pois cedo aprendeu que quem finge não ter medo normalmente não recebe os golpes. Mesmo o menino mais malvado esquece do palhaço, tolera suas brincadeiras e o mantém por perto para rir um pouco. Além do mais, o humor é sempre uma boa saída para a dor. E, caso não funcione, existe sempre um plano B. Fugir. Quantas vezes for preciso. (Pág 69).


Título: O heroi perdido.
Autor: Rick Riordan.
Editora: Intrínseca.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.