sexta-feira, 19 de julho de 2013

Halo.

Demorou, mas eu finalmente consegui ler este livro! \o/

Devido à falta de amor, compreensão, interação e empatia entre os humanos, seres celestiais estão sendo enviados para a Terra na tentativa de reverter esses problemas e entre esses seres estão Gabriel, Ivy e Bethany.
Gabriel e Ivy já tem experiências com a vida na Terra, portanto sabem se comportar perfeitamente entre os humanos sem chamar atenção, mas Bethany, a mais nova, está em sua primeira "excursão" e quer aprender e vivenciar o máximo que puder das peculiaridades humanas e acaba se apaixonando por Xavier Woods, o representante da escola que frequenta.
Naturalmente, este é um amor impossível, tendo em vista que ela é um anjo em missão e ele um humano e as coisas só se complicam quando ela percebe não conseguir se afastar dele, o que pode comprometer sua missão e revelar sua identidade a qualquer momento.
Para complicar ainda mais a vida de Bethany, Jake Thorn, um aluno chega de intercâmbio, chega na cidade, trazendo mais problemas do que ela poderia imaginar.


Se você quer aprender um pouquinho sobre os anjos de uma forma nada pedagógica, este livro é bem indicado, pois com uma história bonita e simples, você é introduzido aos anjos de forma delicada e mais realista que o normal. Quando digo realista, não quero dizer que o que a autora escreveu está 100% certo (até porque não tenho este conhecimento), e sim que ela não criou uma nova filosofia para seus anjos. Achei isso um ponto positivo para a autora, principalmente por ter decidido usar o anjo Gabriel na história, que já adianto, foi um dos meus personagens favoritos. Ele é um pouco cético com relação aos humanos e sua forma mais racional de agir me deixou encantada. Ivy não é muito explorada neste livro, mas o que conhecemos dela mostra que é extremamente calma, bondosa e sempre vê o lado bom das coisas; gostei dela.

Bethany, nossa protagonista inexperiente e impulsiva me agradou durante o começo da história enquanto buscava entender os humanos, mas depois de um tempo ela me cansou devido à relação com Xavier. Fui compreensiva com ela no começo do relacionamento, pois ela não estava acostumada com os sentimentos humanos porém chegou um momento em que, acredito, ela devia ter crescido um pouco e não cresceu. Continuava tendo reações exageradas e vivia cercada de melodramas com relação ao namorado. Os dois juntos, por mais que Xavier seja um fofo em diversas vezes, me irritavam. Ele era super protetor e ela, uma eterna donzela em perigo, que sofria com cada segundo longe do príncipe encantado. Esses momentos foram cansativos, mas depois de um (longo) tempo, isso melhorou um pouco.

Acredito que o que mudou essa relação exagerada foi o rumo que a história tomou, que confesso, oscilou um pouco no caminho e cheguei a pensar que me decepcionaria, mas chegou em um ponto interessante. Gostei de como a autora conduziu a trama, de forma a terminar o livro sem deixar muitas pontas soltas. Ela deixou somente o suficiente para a continuação.

Infelizmente, não gostei da revisão da editora; falas e pensamentos misturados e erros de digitação apareceram mais vezes do que gostaria e apesar de não interferir no entendimento da história, incomodam durante a leitura. De qualquer forma, Halo me agradou bastante. Não é um livro perfeito, mas é uma leitura despretensiosa. Possui protagonistas apaixonados ao extremo (e isso pode incomodar um pouco), um bom desenvolvimento dos personagens secundários e uma história interessante que irá agradar se você não for ler esperando que seja um livro que mude sua vida. :)
Prometi a mim mesma que, daquele dia em diante, não pensaria mais em Xavier. Se eu o visse por acaso, o ignoraria. Se ele tentasse falar comigo, daria respostas superficiais e me afastaria. Resumindo: eu não permitiria que ele tivesse qualquer efeito sobre mim.
Nem preciso dizer que o plano foi um completo fracasso. (Pág 51).


Título: Halo.
Editora: Agir.
História: 3/5.
Narrativa: 4/5.