terça-feira, 9 de julho de 2013

Amigos, amantes e outras indiscrições.

Mais resenha pra vocês!

Janey, uma advogada de sucesso, casada com Steve, um homem de negócios cheio de dinheiro e manias, está grávida e tendo dificuldades de conciliar a vida profissional com o novo título de mãe.
Laura, uma neurologista de renome quer a todo custo um novo filho, mas Sam, seu marido roteirista, está em crise e não quer saber de mais um bebê em sua vida.
Jonathan está no ápice de sua carreira como chef mas ainda não desenvolveu seus verdadeiros dotes culinários, pois quem realmente faz tudo é Hannah, sua esposa, que recentemente decidiu se mudar de Londres para uma cidadezinha no interior e administrar uma fazenda fornecedora do restaurante do marido. Os cinco: Janey, Laura, Sam, Hannah e Jonathan, são grandes amigos desde a faculdade, mas até mesmo entre amigos existem segredos e eles podem ressurgir a qualquer momento, principalmente quando uma revista convida Jonathan a reunir os amigos em uma ilha para fazer uma reportagem sobre seu convívio.
Nestes poucos dias, com todos reunidos, muitas coisas podem acontecer, pessoas não convidadas podem aparecer e confusões não irão faltar.

Quando comecei esta leitura, imaginei algo cômico do começo ao fim, mas não foi o que encontrei. Porém isso não me decepcionou em nada, muito pelo contrário, me surpreendeu de forma positiva e logo me senti conectada aos personagens, chegando a ficar pensando sobre qual deles era mais parecido com o que eu imagino que serei daqui alguns anos. Ainda não cheguei à mesma idade que eles mas acredito que em algum momento de nossa vida iremos parar e pensar em tudo que fizemos ou não, se escolhemos a coisa certa, se realizamos tudo aquilo que queríamos ou coisas assim, e é justamente disso que o livro trata.

Apesar de Sam ser o único rotulado pelos amigos como "em crise", todos eles estão passando por esta mesma situação, avaliando os riscos de falar, se calar, fazer ou não fazer, por isso o livro é bem real, mostrando que todos erramos, nos confundimos e nos estressamos com pequenas coisas. Ele mostra como somos vulneráveis ao que acontece ao nosso redor, mesmo que tentemos esconder isso. A vulnerabilidade de todos é tocante, me irritei em algumas passagens, me emocionei em outras e este foi o diferencial entre o que esperava da história e entre o que encontrei. Agora, pensando melhor, acho que se fosse tão cômico quanto imaginei anteriormente, não seria uma leitura realista e prazerosa como foi. É bem fácil se colocar no lugar de algum dos amigos e entender como eles chegaram aquela situação e quão difícil parece ser tentar mudar algo depois de tanto tempo acostumado a fingir que isso ou aquilo não aconteceu.

Gostei bastante do livro inteiro, só achei que o final podia ser um pouco melhor explicado e acontecer mais lentamente, pois o livro todo tem um ritmo meio parado e isso mudou nas últimas páginas, quando tudo aconteceu mais rápido. E apesar de ser um livro com situações engraçadas, a narrativa é densa e com poucos diálogos, então em alguns momentos eu ficava um pouco entediada e queria passar logo alguns parágrafos para chegar rápido em alguma conversa. Não fiz isso mas tive vontade.

E um pequeno detalhe que me incomodou um pouco foram errinhos básicos como a falta de ponto final ou letra maiúscula em uma ou duas situações. :( Ainda assim recomendo demais o livro, principalmente por ser realista e ter uma história tão original ligando todos os personagens. Adorei e indico para todo mundo!
Todos os amigos tinham segredos. Só que alguns os carregavam com mais peso do que outros. (Pág 246).

Autora: Fiona Neill.
Editora: Record.
História: 4/5.
Narrativa: 3/5.