sexta-feira, 7 de junho de 2013

Por isso a gente acabou.

Resenha que eu não consegui postar de manhã... *-*

Min, a “garota das artes”, apaixonada por filmes antigos e que sonha em ser diretora de cinema.
Ed, o popular, cocapitão do time de basquete, apaixonado pelo esporte e por todas as garotas que passam por seu caminho e que sonha em ganhar o campeonato estadual.
Os dois não tem nada em comum, não frequentam os mesmos lugares, não tem os mesmos amigos, não tem os mesmos interesses e só se envolvem por que Ed vai de intrometido na festa de aniversário de Al, melhor amigo de Min.
Depois disso os dois engatam o namoro mais improvável de todos, fadado ao fracasso e lutando contra tudo e todos que tentem impedir que os dois fiquem juntos, mas pequenas coisas às vezes atrapalham, pequenos gestos, palavras não ditas ou ditas nos momentos errados...
Tudo contribui para que o relacionamento acabe. E acabou.
Então Min decide por um verdadeiro ponto final nesta história e para isso ela junta todos os pequenos objetos com grandes significados que marcaram o romance dos dois, coloca tudo em uma caixa, juntamente com uma enorme carta onde explica cada um dos objetos e sua importância para o término. Esta caixa tem um destino exato: a porta da casa de Ed.
Uma caixa e uma carta. Uma carta gigantesca que acabou virando um livro explicando os motivos pelos quais o casal Min e Ed acabou.


Sabe quando você pega um livro e as páginas desaparecem? Vão simplesmente virando sem que você perceba o que está fazendo, que horas são, que você tem que comer, beber, dormir e fazer qualquer outra coisa que não seja ficar sentada com o livro nas mãos acompanhando uma história que não é sua, mas que te envolve ao ponto de te fazer sentir como se estivesse ali, junto com os personagens, sentindo suas dores, seus desapegos, frustrações, esperanças e alegrias? Foi isso que “Por isso a gente acabou” fez comigo. Passei horas ali acompanhando a triste história de Min e Ed, dois adolescentes tão diferentes que por motivos que só o coração entende, se apaixonaram, mas não conseguiram ficar juntos por conta de suas próprias particularidades.

Min se tornava irritante com sua mania de estar sempre tentando encaixar sua vida em filmes antigos (e criados pelo próprio autor, portanto não é possível conhecer nenhum deles, infelizmente) que alguma vez assistiu, comparando sua situação com a de personagens fictícios que não conhecemos e achei que deram um ar meio superficial para ela além de deixar algumas partes cansativas. Ela também teve uns momentos de infantilidade que me desagradaram um pouquinho. Mas o que eu não posso negar é que ela realmente amou Ed. Amou com todas as forças e de todas as formas possíveis. Ed, por sua vez, que seria o grande vilão da história dos dois, não me pareceu assim. O vi como um menino/homem que foi criado para ser o popular, durão, pegador e perfeito, mas que no fundo também tinha seus medos, suas preocupações e seu lado imperfeito. E sim, também não posso negar que ele amou Min com o máximo que podia, que conseguia, mesmo que em alguns momentos isso não fosse o suficiente. Ele deixou claro que estava fazendo coisas que nunca tinha feito antes, mudou alguns aspectos de sua vida, tudo por ela, por que ela era diferente de todas as outras garotas. Ela merecia um Ed melhor e ele estava disposto a ser melhor para ela.

Mas só o amor não foi suficiente para manter o casal, e Min faz questão de explicar isso em detalhes durante sua carta, sempre apontando onde ele tinha errado, o que ele devia ter feito e não fez... Que quem foi o responsável por não ter dado certo foi ele. Isso me irritou muito. Eu gostei do Ed e do jeitinho dele e a Min fez parecer que só ele tinha errado, como se em momento algum ela tivesse falhado com os dois, por isso queria muito um segundo livro, desta vez uma carta do próprio Ed, apontando os defeitos da Min, pois tenho certeza que ela não é tão perfeita quanto pensa. :x E por ter gostado tanto do Ed, fiquei revoltada com o final. Achei que o autor quis dar um toque a mais, fechar o livro/carta de forma mais dramática ou com uma justificativa muito boa, e acabou se perdendo e estragando o Ed. Nas últimas páginas eu chorei. Chorei pelo Ed, pelo que o autor fez com ele. Por ter mudado tão drasticamente sua personalidade só para fazer um pequeno “show” no final do livro. Dei uma olhada em outras resenhas e vi que quase ninguém pensa como eu, a maioria dos leitores gostou do final que o autor fez, mas isso não me agradou nem um pouco e só me fez ficar pensando e pensando e pensando em como eu gostaria de poder dar uns gritos com ele, dizer que ele estragou uma personagem muito boa por pura maldade e o quanto o odiei por isso.


Mas não posso fazer nada disso, então tenho que me contentar em dizer que apesar da mania da Min de tentar se encaixar em qualquer filme antigo desconhecido e de acreditar que no final o autor fez uma sacanagem muito grande com a própria personagem, “Por isso a gente acabou” é um livro lindo, com uma história emocionante, uma narrativa jovem e animada, repleto de ilustrações impecáveis e com uma mensagem pra lá de tocante que todo mundo devia conhecer.
Eu acabaria com qualquer dia, todos os dias, por essas longas noites com você, e foi o que fiz. Mas é por isso que já estava condenado, bem ali. A gente não podia ter só as noites de magia zumbindo pelos fios. A gente tinha que ter os dias, também, os belos e impacientes dias que estragavam tudo com os cronogramas inevitáveis, os horários obrigatórios que não cruzavam, os amigos leais que não se gostavam, os absurdos imperdoáveis rasgados da parede independentemente das promessas feitas depois da meia-noite, e foi por isso que a gente acabou. (Pág 94).
Editora: Cia das letras.
História: 4/5.
Narrativa: 4/5.