quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Aprendiz.

Voltei!
Com resenha nova, de um livro que eu estava doida para ler, só esperando um tempinho... E agora sim, estou feliz.
Tentei ao máximo evitar spoilers e não revelar nada além do que a própria capa revela para quem ainda não leu o primeiro livro, O Clã dos Magos, mas é bem difícil então para quem não leu o primeiro e não gosta de spoiler, talvez não seja uma boa ler a resenha do segundo.

Todo mundo sabe que Sonea tentou, de todas as maneiras, não se unir ao Clã que ela foi ensinada a odiar, mas depois de seus poderes terem sido despertados, não lhe restou alternativa para se manter viva, portanto agora ela é uma Aprendiz do Clã.
Seu novo status, no entanto, não lhe adianta em muita coisa, pois por não ser de uma das Casas renomadas, não vir da uma família poderosa ou influente, Sonea sofre com as especulações sobre seu passado duvidoso como favelada e é nitidamente excluída entre os outros Aprendizes, assim como recebe um tratamento diferenciado e igualmente preconceituoso por parte de seus professores.
Como se isso não fosse o suficiente para atormentar-lhe durante seus estudos para controlar melhor sua magia, ela ainda tem que esconder seu maior segredo, o que acaba se mostrando uma tarefa extremamente complicada.
Completando a vida complicada dela, Dannyl recebe uma missão nova que promete muito mais do que ele imaginava, Rothen percebe que mantê-la sob seus cuidados está cada vez mais difícil e, ela não sabe, mas está prestes a enfrentar uma grande batalha em sua vida, em diversos sentidos...



E eu finalmente voltei para o universo dos Magos! E não podia ter sido uma viagem melhor. Eu realmente gostei desta temática, deste novo mundo e dos personagens desta história. :D Sonea neste livro me deixou irritada em alguns momentos, por ter se tornado uma menina mais arredia e até medrosa, se afastando daquela do primeiro livro, que era ousada e teimosa, mas teve alguns "surtos" de "antiga Sonea" que compensaram bem esta falta de graça durante boa parte do livro. Claro que este comportamento dela tem a ver com o Bullying que ela sofre dos outros Aprendizes e que além de me deixar triste, me deixava revoltada com muitos deles, em especial o "líder", que é o ser mais desprezível de todos.

Em contrapartida aos momentos sem sal da protagonista e dos detestáveis colegas dela, existe Dannyl, que continua sendo meu personagem favorito, e ganha ainda mais destaque neste livro, mantendo o bom humor, dando uma nova forma para a história toda e se conhecendo melhor. Rothen continuou me agradando, apesar de não ser tão explorado desta vez. "/ Novos personagens aparecem, muitos deles extremamente agradáveis e divertidos, e alguns, que estavam no primeiro livro e não foram muito trabalhados, ganham a vez e tem a oportunidade de aparecer mais, o que me agradou. Os personagens tão belamente construídos se tornaram ainda mais especiais pela trama em si, que me surpreendeu. E muito.

Durante as primeiras páginas, eu esperava que a história fosse demorar a finalmente se desenvolver, mas não aconteceu assim. Ela logo tomou forma e... Depois mudou de rumo. Sim ela tem uma reviravolta que eu não esperava, e ao mesmo tempo em que ficava curiosa para saber que caminhos a autora iria tomar dali em diante, eu tinha medo e não queria continuar. Foi um tanto estranho. E precisei reunir toda a minha coragem, porém continuei, somente para ficar boba com a capacidade da autora em manter a história nos trilhos por tanto tempo, sem nunca se desviar de seu propósito original, mas sempre acrescentando detalhes, pessoas e informações novas, dando mais riqueza para a trama, envolvendo mais o leitor, o instigando.

O triste foi o livro ter acabado. Apesar de ter mais de 500 páginas e ter uma fonte bem pequena (que no começo me atrapalhou um pouco, pois parecia que por mais que eu lesse, as páginas não viravam), depois de um tempo eu não percebia as páginas passando e quando finalmente cheguei na última, olhei feio para o livro e pensei "Assim não dá. Preciso de tempo para ler logo o terceiro." então lembrei que ele seria o último e tomei uma decisão maluca de deixar o livro para ler depois... Ainda não quero me despedir deste mundo mágico...kkk
Havia ocorrido para ela então que o destino do Clã descansava em suas mãos. Ela, uma mera garota favelada. No entanto, esse poder súbito sobre o destino do Clã não lhe deu nenhum prazer. Em vez disso, ela se sentiu mal, cheia de frustração e medo. (Pág 301).

Título: A Aprendiz.
Autora: Trudi Canavan.
Editora: Novo Conceito.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.