sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Esperando por Você.

Resenha nova!

Marisa teve um ano difícil por conta de seu distúrbio de ansiedade, e quando está para começar o segundo ano do Ensino Médio, decide que não pode continuar com os mesmos problemas e deve se reinventar.
Vai fazer novos amigos, ser mais extrovertida e finalmente ter seu primeiro namorado, que de preferência, será Derek, o menino mais simpático e popular que ela conhece, que não lhe dá muita atenção e pra ajudar, já tem namorada: Sierra.
Ou seja, Marisa terá que tirar Sierra da equação para conquistar o menino dos seus sonhos.
E seria até legal se todos os seus problemas se resumissem em Sierra, o que não é o caso, já que seus pais que sempre foram o exemplo de pais perfeitos estão em crise, Sterling sua melhor amiga só se interessa por homens mais velhos, recorrendo até ao recurso de relacionamentos onlines e ainda tem Nash.
Nash era o melhor amigo de Marisa, mas o tempo foi o responsável pelo afastamento dos dois até chegarem ao ponto de nem se falarem mais, porém eles acabam se tornando parceiros nas aulas de Química, e se apegando um pouco mais do que ela imaginava.
Entre tantas coisas para pensar, decidir e agir, ela encontra sua paz somente escutando um DJ anônimo que parece entender tudo o que ela está passando... E ela precisa descobrir quem ele é!


Já li um livro da Susane Colasanti (Bem mais perto), então já tinha uma ideia prévia do que poderia encontrar neste, porém fui positivamente surpreendida. Ao ponto de se tornar um dos meus favoritos. \o/ A narrativa é fluida, envolvente e nos aproxima dos personagens, que não são fúteis ou irritantes. Mais uma vez me peguei lendo coisas que pareciam que eu tinha escrito, e apesar da diferença entre a minha idade e a da personagem (que nem é tão grande, eu sei), me identifiquei muito com ela.

Os dramas que se passam na vida de Marisa são muito próximos da vida de qualquer adolescente (e não adolescentes também, mas acredito que o foco maior seria nesta faixa etária), e o fato dela ser uma leitora voraz também é agradável, além do seu jeitinho peculiar de lidar com as coisas. Em alguns momentos, ela chega a ficar deprimida ou revoltada de verdade, mas nem assim a narrativa se torna entediante ou chata. Na verdade, fica até mais agradável, dá mais consistência para a personagem e uma sensação de “eu já passei por isso e te entendo completamente” tomava conta de mim.

Derek e Nash também me pareceram bem reais, do tipo que eu posso encontrar na esquina da minha casa mesmo, apesar de precisar “pesquisar” um pouco mais para encontrar um Nash, eu admito. Mas ainda assim, os dois são normais, nada de estereótipos de meninos perfeitos.

E perfeição nos personagens deste livro você realmente não encontra, justamente por ser realista, e a realidade não é perfeita. É cheia de pontos altos, baixos, reviravoltas e mais algumas confusões aleatórias que se unem para formar uma história digna de sorrisos e lágrimas.

Minha vida está parecendo aquele seriado, o Além da Imaginação. Quando foi que isso começou a acontecer? (Pág 116).

Editora: Novo Conceito.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.