sábado, 19 de janeiro de 2013

Finale.

Resenha mais do que especial, pois sou apaixonada por está série, mas antes de mais nada melhor deixar claro que se você não leu os três primeiros livros e não quer spoilers, melhor parar por aqui, pois mesmo tomando muito cuidado, é impossível não dar spoilers no último livro.
Para quem já leu, se quiser ver as resenhas anteriores, estão aqui, aqui e aqui.

Mão Negra finalmente morreu, mas só depois de Nora ter concordado com os Arcanjos que iria conter a revolta criada por ele; mas o grande problema dela está ai: graças à morte do líder Nefilim e de um juramento que ela foi induzida/forçada a fazer, ela é a encarregada de liderar o exército de revoltosos para a luta, em busca de liberdade, contra os anjos caídos (e consequentemente contra Patch). Tentando achar uma solução plausível para seu dilema, Nora e Patch decidem que uma das maneiras de deixar claro que ela não está do lado dos Anjos caídos é que os dois terminem o namoro, ou ao menos espalhem esta notícia, enquanto buscam freneticamente por formas de se manterem seguros, alegrarem os Arcanjos, conterem a revolta nefilim e se livrarem de problemas/pessoas indesejadas como Marcie, Dabria e outros que aparecem para atrapalhar... Tudo isso faltando apenas alguns dias para o tão esperado e temido Cheshvan, única época do em que os Anjos Caídos podem possuir corpos humanos, mais especificamente corpos Nefelim (o que os leva de volta para o motivo da revolta).Infelizmente para os dois, seus problemas não morreram/desapareceram junto com Mão Negra, e sim se multiplicaram, alcançando níveis inimagináveis e agora eles os perseguem em todos os instantes...
Esta é uma das resenhas mais incompletas que eu já fiz, tenho certeza. Mas por mais que ficasse dias aqui, não conseguiria colocar tudo o que está no livro, mesmo de forma resumida, pois até durante a leitura eu quase me perdi entre tantas informações e reviravoltas. Quem acompanha a série Hush Hush já deve estar acostumado com o modo como a Becca sempre consegue fazer reviravoltas, nos deixar sem fôlego, indignadas, apaixonadas, tudo ao mesmo tempo, mas em Finale ela se superou.

A inclusão de novos personagens (e o crescimento dos antigos) unida com a narrativa rápida e intensa dão um ritmo delicioso para a leitura, as informações sobre a guerra iminente (e olha que são muitas informações) estão dispostas de forma delicada, mesmo que em alguns momentos as coisas acontecerão tão rápido que eu me perdi e precisei reler. Os empecilhos que aparecem para testar o amor de Nora e Patch, a forma que os dois tentam passar por eles sem se abalar, os deslizes cometidos pelas duas partes *suspira*... Ou seja, o relacionamento dos dois, no geral, me deixou novamente deprimida por não ter um Patch na minha vida, com toda a prepotência, teimosia, sensação de perigo e do sorriso cafajeste que o acompanham... *olha pro alto, apaixonada* E revoltada com a Nora em alguns momentos de teimosia, que logo eram substituídos por suas respostas atrevidas, ações ousadas e seu raciocínio rápido.

Tinha muitas expectativas com relação a este último livro e ao mesmo tempo, tinha medo de me decepcionar, mas acredito que foi o melhor final possível para uma história incrivelmente linda, tensa e apaixonante, que me retirou suspiros, sorrisos e muitas lágrimas. Fiquei triste por ter acabado, não estou pronta para me despedir do meu Patch (mesmo que ele continue habitando meus sonhos hehe) e de todas as confusões que aparecem junto com ele, mas me sinto feliz por saber a autora não estragou a saga como eu secretamente temia e que conseguiu terminar a história de forma concreta e convincente.

Já vem ficando cansativo o mesmo adendo em todas as resenhas (infelizmete o problema está espalhando em todas as editoras, ao que parece), mas a Editora podia ter cuidado um pouco melhor da revisão do livro. Não está ruim, porém existem alguns errinhos chatos. :(

O normal e eu pegamos estradas diferentes quando Patch entrou em minha vida. Patch tem 15 centímetros a mais do que eu, seu raciocínio opera com uma lógica dura e fria, ele se move como fumaça e vive sozinho em um estúdio supersecreto e supersofisticado sob o parque de diversões Delphic. O som da voz dele, baixa e sexy, pode derreter meu coração em apenas três segundos. Ele também é um anjo caído, expulso do céu por sua flexibilidade quando se trata de seguir as regras. Pessoalmente, acho que Patch apavorou o normal de tal forma que o fez sair correndo para o outro lado do mundo. (Pág 14).
Título: Finale.
Editora: Intrínseca.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.