sábado, 17 de novembro de 2012

Ilusões sobre... #1 Sonhos.

Gente, hoje o post vai ser diferente!
Já vi em muitos blogs postagens com uma espécie de listas sobre livros que falem de determinado tema, então pensei em fazer no Ilusões Escritas também... Vou colocar as sinopses e detalhes do livro, além da minha opinião sobre cada um.
Não sei com que frequência ainda, e quero saber se vocês vão gostar também, é claro.
O tema desta primeira postagem vai ser sonhos, e logo logo vou colocar um formulário aqui no blog, para vocês darem sugestões para os temas também, tá?! \o/

Título: A bandeja.
Autora: Lycia Barros.

"A Bandeja" conta a história de Angelina, jovem de 19 anos, que ao entrar para a universidade, inicia um apaixonado envolvimento amoroso com um de seus professores, Alderico - mais conhecido por Rico. Por conta de toda a avassaladora e descontrolada paixão que envolve esse relacionamento, Angelina começa a viver somente para Rico, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano. Angelina é evangélica por tradição familiar e não exatamente por convicção religiosa. Porém, inesperadamente, tem um estranho sonho, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que ela somente conseguirá compreenderá mais tarde. Quando a grande verdade é revelada para Angelina no momento certo, ela finalmente compreende o que significa o amor de Deus em sua vida.

Tenho muita vontade de ler esse livro... A capa é muito bonita, a sinopse me deixou bem curiosa e eu já sei que a narrativa da Lycia é muito boa, então... Não gosto muito de livros que falem sobre religião, mas tenho a sensação que este livro vai além disso, e não é persuasivo, por isso quero muito conhecer a historia de Angelina e tentar entender o motivo de viver somente por seu professor... (sério, não entendo esses relacionamentos onde a pessoa só vive para o outro).

Título: Lago dos sonhos.
Autora: Kim Edwards.

Lucy Jarrett é uma jovem de espírito aventureiro que, depois da morte do pai, saiu de casa para cursar a faculdade e, desde então, não teve mais pouso certo. Bem-sucedida em sua carreira, ela vai aonde a vida a leva, sempre pulando de um país para outro, de um bom emprego para outro ainda melhor. De repente ela se vê estagnada: morando com o namorado no Japão, Lucy não consegue arrumar trabalho e a relação deles está visivelmente abalada. Ao saber que sua mãe sofreu um acidente sem gravidade, Lucy decide ir visitá-la em Lago dos Sonhos. Lá descobre que a mãe está pensando em vender a propriedade da família e que seu namorado da adolescência tem um filho e um próspero ateliê de fabricação de vidro. Diante dessas mudanças, Lucy precisa enfrentar a realidade: apesar de ter ido embora e por muito tempo ter julgado aqueles que ficaram, ela é que nunca conseguiu superar o trauma causado pela morte do pai. A descoberta de um bilhete e de outras pistas lança luz sobre uma parte da família até então desconhecida: uma antepassada sufragista que, por alguma razão, abandonou sua única filha e se envolveu com um artista famoso na época. Intrigada com a história dessa mulher e com os motivos pelos quais sua existência nunca fora mencionada, Lucy sai em busca da verdade que até então permaneceu oculta. O que ela vai descobrir mudará para sempre a percepção que tem de sua família, da morte do pai e de sua própria vida. Em Lago dos Sonhos, Kim Edwards, autora de O guardião de memórias, cria uma história tocante que nos faz entender que mudar não é apenas ir de um lugar a outro.

Eu tenho este livro aqui em casa, e está lido até mais ou menos a página 150.

A história é boa, mas não o bastante para me forçar a aguentar a narrativa lenta, exageradamente descritiva e nada emocionante da autora.
Ainda pretendo terminar a leitura e saber exatamente o que acontece no final, mas isso só vai acontecer mais pra frente. =/

Título: O sonho de Eva.
Autor: Chico Anes.

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Quem leu minha resenha sobre este livro, aqui, sabe que eu gostei da narrativa e pretendo dar outra chance para o autor, mas que a história e a personagem principal não me agradaram nem um pouco. Não gosto de livros que falem sobre conspirações, e quando pego um assim, o tema tem que ser abordado de uma forma muito delicada e sutil para me agradar, e O sonho de Eva não foi assim, então não gostei muito do livro, mas recomendo para quem gosta do tema.

Título: Sonhos.
Autora: Alyson Noel.

Daire Santos é uma adolescente de 16 anos, filha de uma maquiadora de Hollywood, que namora estrelas de cinema e viaja com a mãe por todo o mundo. Até que coisas estranhas começam a acontecer com ela: visões com corvos e pessoas brilhantes, o tempo que para de andar, sonhos com um belo menino de olhos azuis-gelo.

Os médicos acham que se trata de um caso psiquiátrico. Sua avó, curandeira respeitada na pequena cidade de Encantamento, Novo México, afirma que pode curá-la com suas ervas e poções. Sem alternativa, Daire vai para uma cidade perdida no meio do nada, longe da mãe, e com a avó que até então não conhecia.
O que parecia ser o fim, no entanto, revela-se o início de uma grande aventura: guiada pela avó, Daire descobre ser uma Buscadora de Almas, descendente de uma linhagem poderosa que, através dos tempos, vem garantindo o equilíbrio entre o bem e o mal tanto no nosso mundo quanto em outros mundos e outras dimensões.

Podem me xingar, mas eu nunca li nada da Alyson Noel, e não tenho vontade de mudar isso tão cedo. Pode ser que eu leia, mas certamente não será um dos livros da coleção Os imortais, que consagrou a autora, por não ter vontade nenhuma de me envolver na história, por mais que muitos me falem que é ótimo. E Sonhos não ajuda a mudar meu desinteresse pela autora, mesmo com uma capa bonita... Não sei exatamente o motivo, mas a sinopse não me chamou a atenção e nem agradou... Alguém ai já leu? O que vocês acharam?

Título: Wake: Despertar.
Autora: Lisa Mcmann.

Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante... "Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." Cassandra Clare.

Eu acho as capas dessa série lindas, mas nunca tinha parado para ler a sinopse, e agora só posso dizer que eu quero ler o mais rápido possível. Parece ser o tipo de livro que me prende logo no começo, e de alguma forma me lembrou Ecos da morte, que eu amei... Mas certamente, em hipótese alguma gostaria de estar no lugar da Janie... Já pensou que horror ser puxada para dentro dos sonhos das pessoas?!