quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Desejos dos mortos.

Finalmente a resenha do segundo livro da série The Body Finder!
Quem não viu a resenha do primeiro, está aqui...
E na hora de resenhar Desejos dos mortos eu evitei ao máximo não contar nenhum spoiler, mas pode ter aparecido algum... =(


Violet continua tentando manter em segredo seu dom de ouvir/sentir os ecos deixados pelos mortos (assim encontrando o corpo e também reconhecendo o assassino), mas agora as coisas estão ficando mais complicadas, pois até o FBI está atrás dela e ela nem imagina o motivo.
E não pode contar nada para Jay, afinal quando eram apenas amigos ele já era super protetor, então agora, como namorado, ele provavelmente vai trancá-la em algum lugar para mantê-la segura, coisa que ela não quer que aconteça.
Além do mais, ele parece estar bem com o novo amigo, Mike, um menino que recentemente chegou na cidade com a irmã e o pai.
A angustia e o ciúme de saber que Jay está dando atenção demais para o novo amigo, a suspeita de que a irmã de Mike goste de Jay mais do que deveria vão consumindo Violet aos poucos, juntamente com a preocupação em esconder seu segredo e o terror involuntário que a persegue sempre que lembra do FBI... E tudo fica ainda pior quando a agencia decide enviar representantes ao encontro de Violet. Isso se ela ignorar os indícios de que alguém a quer morta, é claro.
E agora, o que ela deve fazer? Qual problema deve tentar resolver primeiro? Será que conseguirá resolver algum deles?
Mais uma vez, a narrativa em terceira pessoa dá uma leveza e uma graça a mais para o livro, deixando tudo viciante, e novamente os capítulos que são narrados pelo suposto (ou verdadeiro) assassino te deixa revoltada querendo contar logo pra Violet quem é o culpado, ai depois você já se confunde de novo e não tem mais certeza se era tal pessoa... Fica completamente perdido nas mãos da autora. Eu acertei o culpado, mas foi por sorte. hehe

A Violet cresceu bastante se compararmos com o primeiro livro, então ele é ainda melhor, é claro.
Agora Violet é mais decidida, corajosa e independente, o que a torna uma mocinha ainda mais cativante, que tem o namorado mais fofo do mundo... Sério, o Jay me encanta com o estilo melhor amigo apaixonado e super protetor e o relacionamento dos dois, mesmo com a aparição de Mike, continua bonito, forte e, uma graça, não tenho palavras para descrever a forma que os dois se entendem, é realmente muito mágico.

Além da história com todas as coisas complicadas que a Violet passa, o melhor é que neste livro temos um aprofundamento no psicológico dos outros personagens também... Passei a conhecer melhor o Jay, a família de Violet e principalmente a família do Mike, que é importante para o desenrolar da trama, então além de ter uma história bem desenvolvida, os personagens se tornam mais próximos. \o/ E o desenrolar do enredo é num ritmo agradável, sem ser corrido e nem lento demais, com uma distribuição de informações bastante cadenciada e que te deixa com um gostinho de quero mais que é impossível de ignorar.

Novamente, minha única ressalva vem do fato do livro ser um pouco morno demais... Mesmo sabendo que ele não seria tão aterrorizante e que o suspense não seria de matar, ainda esperava que esta parte da história fosse um pouco mais explorada, o que não aconteceu, mesmo o livro entrando para os meus favoritos, assim como o primeiro. E a pergunta que fica é: Quando que a Intrínseca vai ser legal e lançar os próximos livros da série?!
Às vezes, não saber era melhor. Mais fácil. E talvez até mais seguro. (Pág 87).
Editora: Intrínseca.
História: 4/5.
Narrativa: 5/5.