quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sr e Sra Smith.

Eu estou muito brava com a tecnologia, gente!
Quando meu computador volta pra casa, a internet para de funcionar, mereço?
Desde segunda sem... Só voltou hoje...


Jane e John Smith se conheceram há cinco (ou seis) anos, sob circunstâncias inusitadas e explosivas, se casaram, mas todas as faíscas que apareceram no primeiro encontro foram se apagando aos poucos, com a convivência...
E uma aposta engraçada acaba os levando para um terapeuta de casais, que depois de algumas tentativas consegue fazer com que eles escrevam em cadernos seus sentimentos, lembranças e frustrações.
E é então que descobrimos que o Sr e a Sra Smith guardam muitos segredos, entre eles seus reais empregos, suas outras vidas.
Ambos são agentes secretos, mas para empresas diferentes... E um caso em especial acaba fazendo com que suas identidades secretas sejam descobertas pelo parceiro, e agora eles tem apenas três dias para eliminar o outro, e encerrar o assunto, antes que as empresas responsáveis se envolvam e ambos morram.
E então uma trama de tensões, sentimentos a flor da pele e explosões vão se desenrolar a medida que eles descobrem se conseguirão ou não tirar a vida de quem um dia foi (ou pode ainda ser) seu amor...


Muita gente já assistiu ao filme Sr e Sra Smith, que é um dos meus favoritos, e deve estar se perguntando quem foi feito primeiro, não é? Pois bem, foi o filme. O livro é uma adaptação do roteiro do filme.


E no começo é bem chatinho, pois até que os dois comecem a escrever nos próprios cadernos, quem conta a história é o terapeuta de casais, que não é lá um bom narrador, mas depois que eles começam a contar a própria história a coisa vira de quadro. A tensão é quase palpável, e os sentimentos, muito complexos.

Tudo acontece muito rápido, as cenas mudam em todo momento, e os dois são incríveis. Tudo é muito irônico com falas sempre cheias de segundas intenções. Existem algumas cenas dispensáveis, mas outras são perfeitas, como a cena em que eles descobrem sobre a verdadeira identidade do outro, em um jantar pra lá de tenso, mas muito divertido.

Adorei tudo, e só senti falta de ação... O livro da a impressão de que tudo é muito fácil, simples (as lutas corpo a corpo, os tiros, explosões e afins) e acabou ficando com um final meio sem graça pra mim, que já assisti o filme. Senti bastante diferença nisso, mas no geral, gostei muito do livro, e das imagens que foram retiradas do filme, e colocadas nas páginas centrais do livro, como se fosse um álbum de recordações, que me possibilita ficar vendo o John o tempo todo...rsrs

PS: A editora fez um ótimo trabalho na capa, que de um lado tem o John, e do outro, a Jane, então você pode escolher a capa que vai "usar". *colocando o John pra frente agora*
Não podíamos simplesmente dizer um ao outro: "Então tá, valeu, a gente se vê por ai". Nosso relacionamento era de outra natureza. Do tipo "matar ou morrer".
Até que a morte nos separe.
Naquela ânsia de dizer o tão esperado "sim", ninguém realmente para para pensar nessas palavras. (Pág 153).
Título: Sr e Sra Smith.
Editora: Nova Fronteira.
História: 4/5.
Narrativa: 4/5.