quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A garota do outro lado da rua.


Vamos para provavelmente a última resenha do Especia dia (ou mês) do escritor (a)?



Enzo é um CDF, que simplesmente se confunde com o papel de parede da escola, ao lado de Leandro, seu amigo de todos os tempos.
Como bom amante da natureza, concorda em ir para a excursão do colégio, fazer trilha na Floresta da Tijuca, mesmo sabendo que será uma tortura ver Rafaela e Mateus juntos o tempo todo.
Rafaela é a garota do outro lado da rua; a menina mais linda que Enzo já viu; a que o deixa suspirando, hipnotizado... Tanto que este amor cresceu com ele, já que desde pequeno, costumava observar aquela graça de menina, que nunca lhe deu atenção.
Ela é popular, anda com pessoas populares, namora o menino mais cobiçado da escola e é completamente indiferente ao garoto nerd que sempre está a observando.
Até que, durante a excursão, o grupo acaba sendo assaltado e o resultado foi de dois jovens perdidos na mata: Enzo e Rafaela.
Perdidos na floresta, ambos terão que se conhecer melhor. E ao som da natureza, tudo pode acontecer...


Sempre tive vontade de ler algo da Lycia, mas este livro encabeçava a lista de mais desejados... Me conquistou pela capa (uma verdadeira obra prima) e depois pela sinopse, que deu a entender quer seria um livro bem água com açúcar, estilo sessão da tarde. Então, comprei ele na Bienal e como prometido, passei na frente de todos os outros. E não me arrependo!

O livro é contado de forma viciante, com um misto enorme de sentimentos e emoções. A narrativa é dividida entre Enzo e Rafaela, tornando os personagens mais reais. As dúvidas, confissões e sentimentos são passadas de forma tão leve e tocante que eu chorei logo na primeira página (literalmente).

Com certeza, não queria passar nem por perto de Rafaela na vida real. Sempre tem uma menina como ela nas escolas, mas mesmo assim, certamente eu ia ignorá-la. E infelizmente, acho que também ia acabar ignorando o Enzo também... =( Não por não ter gostado dele (muito pelo contrário), mas como ele não chama atenção, passaria batido. Mas, como eu conheci o Enzo, sim, eu me encantei com ele. A forma doce, meiga, decidida e apaixonada dele me deixou encantada. Simplesmente quero encontrar um Enzo na minha vida...rs

E, ao contrário do que eu imaginava, não é um livro apenas romântico e sim um livro que te faz refletir sobre inúmeros fatores. E com um final muito bonito, diga-se de passagem. Acho que nem preciso dizer que este livro com certeza entrou para os meus favoritos, que me fez chorar durante pelo ao menos metade das páginas e me deixou depressiva depois de ter terminado... Indico para todo mundo, e espero que todos possam amar tanto quanto eu.

PS: Foi impossível escolher apenas um momento preferido, então escolhi um do Enzo e um da Rafaela...

  • Enzo:
Rafaela era muito diferente do que eu idealizara. Era imprevisível. Criticava tudo constantemente. Eu não queria sentir aquele prazer incompreensível e ofuscante que ela sempre me causava. Meus sentimento por ela apenas crescia, mesmo depois de descobrir os seus defeitos. Ela era egoísta, mimada e exigente. Mas olhando ela ali parada, eu me esquecia de tudo. Eu amava o jeito como seu cabelo emoldurava seu rosto, caindo numa curva graciosa, como se fosse um véu. Caia-lhe até a altura dos cotovelos. Adorava quando ela girava o cabelo de lado, num movimento descontraído. Acho que não tinha a menor ideia de como ficava encantadora. Eu poderia ver aquele movimento dezenas de vezes sem jamais me cansar. Odiava-me por isso. (Pág 50).
  • Rafaela:
Começo a perceber que sempre quis admirar esse tipo de cara. Talvez já admirasse secretamente, embora reconheça que não são populares. Mas é como se Enzo cutucasse uma parte boa dentro de mim. Tenho plena consciência disso, muito embora acredite que jamais darei o braço a torcer. Minha vida era tão simples antes de conhecê-lo... Eu a quero de volta. Quero voltar a me sentir bem comigo mesma. Quero sair dessa selva. E quero um repelente, pelo amor de Deus! Ainda faço um pedido secreto: se houver realmente algum Criador neste mundo, por favor transforme Enzo em alguém atraente! (Pág 76).
Autora: Lycia Barros.
Editora: Novo Século.
História: 5/5.

Narrativa: 5/5.