segunda-feira, 7 de maio de 2012

Persuasão.

Oi gente!
Ah, e sobre o Top comentaristas, eu amei vocês terem me respondido no outro post e quero dizer que estou pensando sobre qual livro colocar (para o mês que vem, tá?) e provavelmente semana que vem eu coloque uma enquete aqui no blog sobre o livro, para que vocês escolham... =) (Gostaram?rsrs)
Agora, a resenha, que era para sair semana que vem, mas eu não me aguentei e quis colocar hoje!



Anne Elliot era, entre as três irmãs, a mais centrada e também a mais ignorada. Sua presença normalmente não fazia diferença.
Somente era notada sua ausência caso qualquer situação se tornasse extrema ou todos os outros envolvidos julgassem serem superiores.
Anne era simplesmente Anne.
E levava em seu jovem coração, a dor de uma bela história de amor que fora interrompida por pura persuasão.
Há sete anos atrás Anne se apaixonou por Frederick Wentworth e chegaram até a noivar-se, mas como Frederick não tinha nada além de si mesmo e a relação era considerada indiscreta e imprópria, Anne acabou sendo persuadida de que a separação seria a melhor alternativa e que ambos superariam.
Mas agora Frederick acabou retornando em sua vida e ela acredita que as mágoas do passado ainda estejam em seu coração, assim como a dor da separação ainda assombra sua alma.
Anos se passaram desde a separação, e ela tenta persuadir-se de que seu amor não é correspondido, mas para isso, terá que passar por situações um tanto comprometedoras...

Eu só tinha lido Razão e Sensibilidade da Jane Austen e tinha amado, mas Persuasão conseguiu superar em todos os aspectos e entrou para minha lista de favoritos! (deixando claro que nem todos os livros que eu gosto ou amo, entram para a lista de favoritos, tá?rsrs)

Um livro crítico, mas muito romântico! Com sentimentos fortes, profundos e personagens cativantes, a leitura flui de maneira leve e o fato de ser um livro antigo, com palavras diferentes e "modos" mais rústicos só deu mais graça para a história toda!

A imagem que acabei tendo de Anne foi de uma menina/mulher forte, inteligente e muito corajosa!
O Frederick também me encantou profundamente, com os modos simples e sentimentos confusos.
O livro mostra uma sociedade superficial e imatura; e um jovem casal apaixonado, de princípios, tentando superar a sociedade e fazer valer o amor.

Em vários momentos chorei, (solucei, na verdade) sorri e, nas páginas finais, não conseguia nem me concentrar de tanta agitação! Estou escrevendo está resenha sem conseguir expressar nem 10% de tudo o que o livro é e do que me fez sentir, tamanha a minha fascinação.
Ele não havia perdoado Anne Elliot. Ela o maltratara, o abandonara e o decepcionara; e, o que era pior, havia demonstrado certa fraqueza de caráter ao fazer aquilo, algo que seu temperamento determinado e confiante não podia tolerar. Ela o abandonara para agradar a outras pessoas. Aquilo foi o efeito de ela deixar-se persuadir excessivamente. Tinha sido fraca e pusilânime. (Pág. 63).
Título: Persuasão.
Autora: Jane Austen.
Editora: Martin Claret.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.