quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estilhaça-me.

Vamos para a resenha de um livro super comentado atualmente?rsrsrs
Isso mesmo, Estilhaça-me!

Juliette passou os últimos 3 anos de sua vida presa em uma cela, completamente abandonada, sem ter ninguém para se distrair e conversar... Na verdade, ela nunca teve com quem conversar... Sempre viveu isolada do mundo, mesmo quando ainda não estava naquela prisão.
O motivo deste exclusão: todos sentem medo do que ela pode fazer, já que não pode tocar em ninguém... Sua pele simplesmente tem o poder de causar dor e até mesmo matar as pessoas... E por isso, nem mesmo seus pais mostram resistência quando Juliette é levada.
Ela sonha em ver o mundo, ser livre, conversar, poder tocar as pessoas, ter uma vida normal, apesar de saber que é um sonho impossível.
Até o dia que colocam mais alguém para viver com ela naquela cela. Esse alguém é Adam, que aparece em sua vida trazendo uma avalanche de novidades... Boas e ruins.
Aos poucos Juliette descobre que Warner, o comandante do setor onde está, é praticamente obcecado por ela e que o Restabelecimento (uma espécie de "nova ordem mundial") a mantém em seus planos. Planos que envolvem uma Juliette que não é exatamente ela, já que não tem intenção alguma de se tornar uma arma para lutar contra pessoas inocentes; ela quer ser uma pessoa boa que ajuda os outros... Mas não sabe como fazer isso, e terá que descobrir logo, ou aceitar que pode ser facilmente manipulada e transformada em uma arma letal...


Quando recebi o livro da Editora Novo Conceito, quase não acreditei que uma capa pudesse ser tão linda... Não sei explicar, mas parece que a capa é metalizada... (Brilha muito...) A história também não deixa a desejar, pois é bem diferente e contada de forma direta e envolvente. A autora soube passar com exatidão as sensações, os sentimentos de Juliette... Usando exemplos envolvendo cores, tintas, explosões... E tudo ficou mais real.

No começo do livro, temos uma Juliette acanhada e até um pouco submissa, mas à medida a história se desenrola, ela vai crescendo e se tornando cada vez mais uma menina/mulher ousada e persistente. O Adam, seu companheiro de cela, que mais tarde descobrimos que também guarda alguns segredos, é um menino/homem que sofreu muito e que sonha com uma chance de ter uma vida feliz, assim como ela. Ele é batalhador, astuto e charmoso. (Já imaginam que eu quero um Adam pra mim também, né? Pois é, eu quero...) Warner é completamente obcecado por Juliette, um vilão extremamente inteligente, revoltante e, e... Ah, ok, desisto, não sei descreve-lo. Só posso dizer que assim como eu queria um Adam, eu queria um Warner também...rsrs (Mas, se alguém me der SÓ o Warner, juro que não reclamo...  Porque gostei mais dele do que do Adam.) E as cenas que eu mais me empolguei foram as com o Warner e a Juliette! Cenas lindas que me deixaram super empolgada porque não dá para ignorar as faíscas que aparecem entre os dois!

O "universo" criado pela autora, certamente é uma crítica ao nosso estado atual (sociedade), mostrando o que estamos fazendo com o próprio planeta, poluindo rios, o ar, desmatando... E achei a crítica muito bem desenvolvida e o tema bem explorado. Sem se tornar uma coisa chata e cansativa, ela mostrou nossos erros em uma história que envolve amor, família, diferenças, solidão, incompreensão e muitos outros sentimentos. Tudo isso junto com super-poderes. Não sei sobre vocês, mas eu sempre gostei de Quarteto fantástico, X-Men e coisas do tipo, então, para mim foi incrível poder ler sobre uma super poderosa e todos os seus conflitos.

Outra coisa que me chamou bastante a atenção foi que o livro todo mostra alguns pensamentos secretos de Juliette, e eles sempre estão entre parênteses e riscado. (Assim como quando eu quero contar coisas não necessárias para vocês...) E esses pensamentos mostram o quanto ela se esconde, o medo que tem de ser reprimida por sua diferença. Achei isso muito bem pensado. Enfim, eu adorei o livro e estou muito ansiosa para ler o segundo da trilogia... (Sim, esta é mais uma série...) E espero que todos vocês possam ler e se aventurar por essa história incrível, com personagens marcantes...
A vida é um lugar frio - sussurra ele - Às vezes você tem que aprender a atirar primeiro. (Pág. 100).
Título: Estilhaça-me.
Autora: Tahereh Mafi.
Editora: Novo Conceito.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.


PS: a frase que eu coloquei aqui, da página 100, é do Warner... Agora vocês entendem porque ele é um vilão perfeito?!rsrsrs