sábado, 19 de maio de 2012

O sonho de Eva

Desculpem meu desaparecimento repentino, essa semana foi super corrida aqui em casa, então acabei me ausentando um pouco do blog, mas aos poucos, vou voltando a aparecer regularmente por aqui, tá?
Mas, vamos para mais uma resenha...
Lembrando que já podem votar na enquete aqui no blog, sobre o livro do Top Comentarista de Junho.

Eva Abelar é uma super pesquisadora/doutora em sonhos lúcidos (que significa basicamente você saber que está sonhando e poder comandar esse sonho do modo que você quer).Ela tem um filho, Joachim, que é autista, e uma irmã, a Anna, que trabalhava em uma empresa de informática. Mas Anna acaba se atirando do 20° andar do seu prédio em São Paulo enquanto Joachim é sequestrado.Quando Eva descobre tudo isso, fica sem chão, mas como acabou sendo demitida da universidade em que trabalhava, ela aceita a proposta de emprego feita pela Adhya, gerente da Yume, empresa para qual sua irmã desenvolvia alguns estudos.Ela aceitou essa proposta porque acredita que sua irmã não seria capaz de tirar sua própria vida e que a Yume tem algo a ver com isso.Enquanto tenta descobrir o que realmente aconteceu com Anna e achar Joachim ela conta com a ajuda de Alec, seu ex-namorado e atual melhor amigo.Aos poucos, Eva vai descobrindo que o novo projeto da Yume consiste em criar um jogo que também pode ser usado para controlar e matar as pessoas. Mas ela não pode simplesmente abandonar tudo. Não enquanto não encontrar Joaquim.


Bom, está resenha vai ser complicada para fazer, porque eu estava com super expectativas pelo livro, mas acabei me decepcionando um pouco. Pois o jogo projetado pela Yume é praticamente uma arma de controle em massa, e eu não gosto muito de livros que tenham esse tipo de coisa (conspirações para dominar o mundo, armas de controle e afins), pode ser que esteja sendo ignorante, mas simplesmente não faz o meu tipo.

Além disso, como o livro foi lançado pelo selo Novo Conceito Jovem, achei que apareceram palavras pesadas demais. Não estou querendo ser chata, mas por ser destinado ao público jovem, esperava algo mais O preço de uma lição e Garota Replay, onde tudo é mais inocente.

A narrativa é boa, simples, rápida e prática, dividida entre os personagens. Em alguns momentos lemos o que está acontecendo com a Eva, em outros com o Alec e até alguns com os vilões da história. As partes que eu mais gostei foram as com o Alec, por ser o mais centrado, inteligente e calculista. Mas a história em si não me agradou, por ter personagens sem graça, como a Eva e outros desprezíveis como a Adhya.

E, fora as partes do Alec, o que salvou o livro foi a critica que o autor faz para a sociedade, que cada vez mais está envolvida em tudo o que é superficial e acaba não dando atenção para o lado pessoal, ou seja, passa o dia todo no computador, vivendo em redes sociais e jogando enquanto podia estar se relacionando com a família. Ok, acho que consegui dizer que não gostei muito do livro, mas a parte crítica foi legal...rsrsrs
Naquele momento, entendeu que a dor assim como a sobrevivência e a morte eram assuntos essencialmente individuais. (Pág 19).
Título: O sonho de Eva.
Autor: Chico Anes.
Editora: Novo Conceito Jovem.
História: 3/5.
Narrativa: 3/5.