domingo, 29 de janeiro de 2012

Razão e sensibilidade

Vocês viram que eu estava lendo Razão e Sensibilidade pelo post de Li até a página 100 e... (aqui), e agora vão ver o que achei do livro como um todo, não até a página 100.


As irmãs Elinor e Marianne se percebem em uma situação delicada quando seu pai vem a falecer e elas são forçadas as viver com uma renda menor do que estavam acostumadas...A situação poderia ser facilmente remediada por elas, pois são jovens e decididas, mas ambas vivem em uma sociedade literalmente movida pela aparência e pelo dinheiro, ou seja, pelo status.E, mesmo sendo irmãs, elas são bem diferentes em questão de temperamento: Elinor é a sensata que o tempo todo está pensando no que sua ação pode causar em sua família, movida pela razão, nunca se deixa levar pelo coração... Marianne, por sua vez, vive intensamente, aparentemente sem se preocupar com sua família, que sofre pelas suas ações extremas, e é sempre movida pelo coração.Assim, em meio aos tumultos de suas personalidades fortes, as duas vão aprendendo a viver e enfrentar a intensa dor que um amor "mal resolvido" pode causar no coração de pessoas tão diferentes...


Bom, primeiro eu tenho que dizer que não tinha lido nada da Jane Austen antes deste livro e agora eu descobri que perdi muito tempo só imaginando que ela era uma boa escritora, porque estou super afim de ler todos os outros livros dela.

No começo do livro, tive dificuldade em me concentrar na história, pois estou acostumada com livros mais recentes e como este livro é de época, as palavras são diferentes e a escrita também, mas depois de algumas páginas eu me acostumei e a leitura fluiu...

Eu adorei o modo como os personagens foram construídos, porque não são perfeitos. Todos tem algo que os transformem em pessoas normais, com medos e sentimentos.

As personagens principais, Elinor e Marianne, me deixaram assustada, pois são extremos em questão de temperamento, e não cheguei a escolher a minha preferida, porque Elinor era sensata demais e a Marianne, dramática....rsrsrs Mas gostei muito de ambas. O final do livro é muito bonito e eu realmente recomendo, porque é um daqueles clássicos que realmente valem à pena.
Meus sentimentos raramente são compartilhados ou compreendidos. (Pág 76).

Autora: Jane Austen.
Editora: Martin Claret.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.