terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O menino do pijama listrado.

Olá pessoas lindas...
Estou passando para mais uma resenha...rsrsrs

Bruno é um menino inocente e criativo que vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando tem que deixar seus amigos e sua grande e aconchegante casa em Berlim para se mudar para uma casa sem graça e isolada do outro lado do país.
Nesta casa, Bruno não tem nada de interessante para fazer, e talvez por isso, acaba se interessando pela visão que tem da janela de seu quarto.
De lá, ele pode ver uma cerca que o separa de pessoas estranhas, que estão sempre de pijamas listrados... E, quando pergunta sobre eles, todos dão alguma desculpa e nada esclarecem sobre o assunto.
Assim, muito entediado, ele sai para explorar o local.
E, durante uma dessas explorações, ele conhece Shmuel, um menino doce que vive do outro lado da cerca, que usa pijama listrado e que, por coincidência, faz aniversário no mesmo dia que ele.
A amizade entre os meninos cresce e, aos poucos, vai ajudando Bruno a entender mais sobre aquelas pessoas, sobre seu país em guerra e sobre as atividades estranhas de seu pai...


Este livro é muito lindo e tocante! Bruno é um protagonista muito inocente e cativante. Ele vai descobrindo muitas coisas durante o livro e sabe lidar com tudo de uma forma muito geniosa e inteligente... Me envolvi muito com ele, e chorei rios.

Quando peguei este livro, muita gente disse que era uma história linda e que eu iria gostar. E eu realmente amei. Não tem como não gostar, pois a história em si é maravilhosamente escrita, não apresenta coisas fúteis e não se detém em detalhes desnecessários. Vai se desenvolvendo com cadencia, delicadeza e perfeição.

Quer dizer, todos os personagens são bem construídos e, cada um de sua maneira, tem uma certa importância na vida de Bruno, apesar que sua família me irritou muito, principalmente o pai (Que não é nem um pouco legal) e a irmã dele (Que é muito chata e birrenta...rsrs).

Então, para quem quiser derramar algumas lágrimas com um livro da época do Nazismo, este é perfeito e é certeza que não decepciona.
Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no mundo o teria convencido a soltá-la. (Pág 184).
Autor: John Boyne.
Editora: Cia das Letras.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.