segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Quem escreveu as ilusões #1

Oi pessoas do meu coração... Tudo bem?
Gente, hoje vim aqui com uma coluna nova.\o/\o/\o/ (Ideia da Priscila, do Bookaholic...)
Onde vou conversar com alguns autores (as), para que possamos conhecer um pouquinho mais sobre essas pessoas incríveis que sempre estão fazendo nossas vidas mais felizes.
A primeira a participar é a Samanta Holtz, eu já falei sobre ela por aqui, autora de O Pássaro, que será lançado em Janeiro pela Editora Novo Século... E que eu já tive o prazer de ler os 2 primeiros capítulos e posso garantir que é muito bom... Muito bom mesmo.
E agora vamos começar com o Quem Escreveu as Ilusões.



No livro, as duas irmãs são bastante diferentes, Caroline é mais ousada, enquanto Elizabeth é mais submissa... Com qual das duas você se identifica mais?
Difícil responder!! Caroline é determinada, tem ideais fortes e está disposta a lutar por eles a qualquer preço. Já Elizabeth prefere não contestar as leis do seu tempo e obedece ao pai / marido de cabeça baixa. Eu acredito que tenho um pouquinho de cada uma... de Caroline, o lado justiceira. Não admito injustiças, falta de educação, é algo que me faz argumentar! Mas também não gosto de brigas, muitas vezes prefiro engolir sapos opto pela "política da boa vizinhança" em vez de ir discutir. Nesse lado, já sou mais a Elizabeth! Sou bem tranquila.
O livro se passa na época em que as mulheres não tinham direito de se expressar... O que te levou a escrever sobre esta época?
Eu sempre gostei muito dessa época histórica do Feudalismo. O sistema feudal me fascinava nas aulas de história! Aí, surgiu a idéia de Caroline, dos seus ideais, das pessoas com quem ela se relaciona... e fui construindo a história em cima dessas primeiras idéias! Acredito que os anos antigos, em que a mulher era reprimida, eram muito difíceis, para elas. Mas também acredito que elas eram obrigadas a guardar muitos segredos... e é isso o que me inspirou ainda mais!! Hoje, tudo é muito liberado, muito fácil. Antigamente, a mulher tinha que lutar pelo que queria, em silêncio ou fazendo o maior barulho, como fazia Caroline!
O livro mostra bastante a inocência de Caroline com relação ao mundo em que vive... Sua intenção era realmente demonstrar esta inocência?
No primeiro capítulo, sim. O começo do livro tem uma passagem da infância dela, que é quando ela se depara bruscamente com as diferenças do seu mundo - e quando "a sementinha da revolta é plantada" em seu coração! Como toda criança rica da época, ela conhecia o que a cercava, e talvez não se desse conta de que as pessoas que a serviam sofriam tanto. Quando ela descobre isso e é reprimida pelo pai ao questioná-lo, é o ponto decisivo para traçar os ideais que a acompanhariam para sempre.
Quais autores você gosta mais? E livros?
Adoro ler romances! Gosto muito do Nicholas Sparks, já li vários dele, mas o favorito, até agora, é "A Última Música". Acho esse livro tocante, lindo e inspirador! Também adooooooro Sophie Kinsella. Já li absolutamente todos os livros dela e gosto especialmente da série Becky Bloom! É o tipo de livro que se lê rindo sem parar rs... Outro livro que me marcou foi "A Lição Final", de Randy Pausch, "As cinco pessoas que você encontra no céu", de Mitch Albom... e vários outros!
De onde veio a inspiração para este livro?
Parte dela veio da minha admiração por essa época histórica. Imaginava como as pessoas viviam, o que uma adolescente faria caso se apaixonasse e seu pai a obrigasse a casar com outra pessoa... então, tive a idéia de uma parte da história. Ela ficou em minha cabeça por um bom tempo, pedindo para ser escrita, até que me sentei e comecei a escrever O Pássaro. Então, pensei em incluir um núcleo cigano, mas não tinha muita informação sobre eles. Até que, um dia, vi na televisão um grupo de ciganos falando exatamente o que eu precisava saber. Corri, peguei um bloco de papel e comecei a anotar tudo! Enriqueceu muito a história.
Como você se sente por estar publicando um livro seu?
Na verdade, nem sei se a minha ficha já caiu (rs!)! É um antigo sonho que estou finalmente realizando. Sempre amei escrever e todos aqueles que liam meus trabalhos me elogiavam e incentivavam muito. Uma frase que já ouvi muito é: "Eu não gosto de ler, sempre empaco, mas o seu livro eu simplesmente não consegui largar até terminar"!! Meu sonho era poder levar essa mesma sensação Brasil afora... saber de pessoas lendo meus livros, se apaixonando por meus personagens, rindo e chorando com eles... e, agora que essa chance é real, não sei nem descrever a minha felicidade. Não almejo riqueza, fama ou status... tudo o que quero é saber que aqueles que lerem "O Pássaro" se sintam tocadas!
Desde quando você se interessa por ler e escrever?
Desde sempre! Nasci no dia 23 de abril, dia Mundial do Livro e aniversário de William Shakespeare. A data já diz muito, não é? rs... Eu era apaixonada por Mauricio de Souza e minha mãe e irmã mais velha liam para mim. Certo dia, aos cinco anos, antes de entrar para a escola, eu estava com um gibi da Turma da Mônica e, quando percebi, estava entendendo as falas dos personagens! Minha vontade de ler era tanta que aprendi a ler sozinha! rs... Com uns 7 anos, mais ou menos, inventei meus personagens e criava histórias em quadrinhos em folhas sulfites grampeadas no meio! Aos 9, ganhei o primeiro lugar num concurso municipal de redação, e escrevia histórias de 1 página para dar de presente às minhas professoras. Depois, comecei os contos, poesias, historinhas... até que, aos 14, comecei meu primeiro romance! Nem era para ser um romance, era só uma história que me viera à cabeça, mas acabou com 300 páginas! Só depois comecei a pensar em levar isso a sério e tentar publicar. Então, sei que essa paixão por livros é genuína porque começou pelo puro e simples prazer em ler e escrever, sem nenhum outro interesse!
Espaço para falar um pouco sobre você...
Yara, estou honrada em receber suas perguntas! Para aqueles que pretendem ler "O Pássaro" ou os outros livros que (se Deus quiser) também serão publicados, adianto que podem esperar histórias românticas regadas a muitas surpresas. Gosto de narrar os acontecimentos com emoção, fazer o leitor sentir exatamente o que os personagens estão sentindo, naquele momento, seja medo, alegria, tristeza ou a emoção de um primeiro beijo. Escrever é um prazer, é uma alegria, e estou imensamente feliz em poder levar minhas palavras para outros corações! Espero ser digna de entrar em cada um deles, e pretendo levar muitas boas sensações!

Gente, acho que vocês já confirmaram que quando eu disse que ela era uma graça eu não estava mentindo, né? Ela é um amor de pessoa...rsrsrs
Samanta, queria agradecer pela disposição e pelo carinho que tem comigo e com meu blog. Muito obrigada e volte sempre por aqui, tá?
Gente, para quem quiser ler os dois primeiros capítulos desse livro lindo, manda um e-mail para:
yara.pradomig@gmail.com com o assunto O Pássaro que eu envio para vocês, tá?
Espero que vocês tenham gostado do post e pretendo fazer o segundo em breve.
Beijinhos pessoal.